Questões de Vestibular: Mudanças climáticas

Prepare-se para a prova com questões de Mudanças climáticas de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q685838 | Geografia, Mudanças climáticas, Nível Médio, IFPR, IF PR

Em 2018, celebra-se o cinquentenário dos acontecimentos marcantes de 1968, ano no qual os protestos dos estudantes na França se espalharam pelo mundo, com grande impacto. Sobre esse assunto, estabeleça a correspondência das colunas:
Coluna I 1) Primavera de Praga. 2) Ato Institucional Número Cinco. 3) Massacre de Tlatelolco. 4) Ofensiva do Tet. 5) Revolução Cultural.
Coluna II ( ) Tchecoslováquia. ( ) Brasil. ( ) China. ( ) Vietnã. ( ) México.

Assinale a sequência correta de cima para baixo.

2 Q687420 | Geografia, Mudanças climáticas, Grupo 4, PUC RJ, PUC RJ

‘(...) (Agricultores) (...) vêm manifestando uma capacidade organizativa que responde em grande parte pela existência de políticas públicas inovadoras nas atividades agrícolas brasileiras. (...) Por exemplo, o mais importante é o quadro de mudanças institucionais a que esse setor vem dando lugar, por meio das comissões municipais de desenvolvimento rural, das novas cooperativas de crédito e da ampliação (...) da quantidade de agricultores com acesso ao sistema bancário. Independentemente do juízo que se faça destas políticas de governo, (essa agricultura) hoje é uma força política da maior importância no Brasil e responde por aquilo que durante tanto tempo foi tomado como uma espécie de contradição nos termos: a construção de uma sociedade civil no meio rural (...)’.
FONTE: Ricardo Abramovay. Para juntar economia e ética, sociedade e natureza (entrevista em 08 de outubro de 2010. Trecho adaptado). Endereço eletrônico: http://ricardoabramovay.com/entrevistas-agricultura. Acesso em 21 de julho de 2018.
A qual tipo de atividade rural, o autor se refere no trecho acima?

3 Q677984 | Geografia, Mudanças climáticas, Administração, UEA, VUNESP

Ninguém duvida que o problema essencial da mudança climática seja o aquecimento provocado pelo efeito estufa. Nem que sejam gases como vapor d’água, dióxido de carbono ou metano os principais causadores do aumento da temperatura ambiente. Uma função que é, aliás, positiva. Se não ocorresse, a humanidade nem sequer existiria, pois a temperatura média do planeta seria 33 graus inferior à que temos.
(José Eli da Veiga. A emergência socioambiental, 2015.)
Um dos principais problemas desencadeados pelo efeito estufa diz respeito

4 Q686490 | Geografia, Mudanças climáticas, Vestibular Medicina, CAMPO REAL, UFPR

As afirmativas a seguir, extraídas de um manual didático de Geografia editado em 1966, ainda condizem com a atual realidade do Brasil, EXCETO:

5 Q678905 | Geografia, Mudanças climáticas, Cursos Técnicos, IFPR, FUNTEF PR

Assinale a alternativa com a relação correta entre mudanças climáticas e o uso de recursos naturais, como petróleo, solo, água e extração de minérios.

6 Q676884 | Geografia, Mudanças climáticas, PPL, ENEM, INEP

As autoridades de Kiribati, arquipélago do Oceano Pacífico formado por 33 atóis e uma ilha de coral, estão conscientizando sua população para que aceitem que, nas próximas décadas, terão de fugir do país. A estimativa é que, em um período de 50 anos, as ilhas podem desaparecer. O governo convocou os líderes de todas as ilhas para convencê-los da importância de mudar a mentalidade das pessoas, com pleno conhecimento que é uma questão muito sensível porque ameaça a própria identidade de um país. Kiribati já antecipou convênios com Austrália e Nova Zelândia para enviar seus cidadãos aos países vizinhos, algo que muitos dos moradores do arquipélago não aceitam.

Disponível em: http://noticias.terra.com.br. Acesso em: 28 jul. 2012.

No texto, faz-se referência a um problema que se tornou um tema recorrente na agenda global. Nesse sentido, a preocupação apresentada pela população de Kiribati fundamenta-se na previsão de

7 Q681104 | Geografia, Mudanças climáticas, Dia 1, CESMAC, CEPROS

O Acordo do clima, firmado em 2015, no qual quase todas as nações se comprometeram a reduzir emissões de carbono, deveria ter sido um ponto de virada na luta contra a mudança climática. Mas muitos países já estão atrás de suas metas, e os EUA agora anunciaram que abandonarão o pacto. Enquanto isso, as emissões globais crescem. O único modo de recuperar o tempo perdido, e ter algum sucesso, é buscar uma abordagem que aproveite todas as estratégias possíveis para reduzir as emissões.
(revista Scientific American,out. de 2018, Edição Especial)
O texto acima está se referindo ao:

8 Q677760 | Geografia, Mudanças climáticas, PPL, ENEM, INEP

O Decreto Federal n. 7.390/2010, que regulamenta a Lei da Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) no Brasil, projeta que as emissões nacionais de gases de efeito estufa (GEE) em 2020 serão de 3,236 milhões. Esse mesmo decreto define o compromisso nacional voluntário do Brasil em reduzir as emissões de GEE projetadas para 2020 entre 38,6% e 38,9%.

BRASIL. Decreto n. 7.390, de 9 de dezembro de 2010. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 2 jun. 2014 (adaptado).

O cumprimento da meta mencionada está condicionada por

9 Q675780 | Geografia, Mudanças climáticas, primeiro e segundo dia, ENEM, INEP, 2024

Na medida em que as mudanças climáticas ocasionam o degelo e revelam novas camadas de recursos energéticos, o impacto territorial nas dinâmicas securitárias em razão da mudança física das regiões e a permanência na atividade de rotas comerciais no Mar Ártico ficam mais evidentes. Em alguns anos, o Ártico poderá se tornar um palco de disputas econômicas e securitárias. Ainda assim, destaca-se que as disputas não terão o caráter ideológico, entre outros fatores presentes na Guerra Fria, e que a presença de novos atores na região, como a China e outros países com interesses na abertura de novas rotas marítimas e recursos situados no Ártico, podem tornar ainda mais complexas as dinâmicas regionais.

SILVA, P. H. I.; COSSUL, N. I. Disponível em: https://revistas.ufpr.br. Acesso em: 30 out. 2021 (adaptado).

A intensificação do uso da rota de comércio apresentada no texto resulta do(a)

10 Q678864 | Geografia, Mudanças climáticas, Cursos Superiores, IFPR, FUNTEF PR

Um dos fenômenos atuais resultantes da urbanização sem planejamento são as ilhas de calor. Na cidade de São Paulo, podem ocorrer diferenças de temperatura de até 10o C no mesmo dia, entre duas regiões da cidade. Esse processo ocorre porque:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.