Questões de Vestibular: Níveis de organização da vida

Prepare-se para a prova com questões de Níveis de organização da vida de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q688479 | Biologia, Níveis de organização da vida, Medicina, UNC, ACAFE

Edição genética corrige gene humano causador de doença

Um grupo de cientistas dos Estados Unidos, da Coreia do Sul e da China conseguiu eliminar de embriões humanos cópias mutantes do gene MYBPC3, responsável pela miocardiopatia hipertrófica, doença cardíaca que provoca morte súbita e afeta uma a cada 500 pessoas. Os cientistas utilizaram a técnica CRISPR para substituir a sequência de DNA com mutação pela saudável. Dos 58 embriões, 42 se desenvolveram sem o gene que causa a enfermidade, uma taxa de sucesso de 72%.

Fonte: Nature, 24/08/201 Disponível em: http://www.nature.com

Acerca das informações contidas no texto e dos conhecimentos relacionados ao tema, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa que contém todas as corretas.

l O ácido desoxirribonucleico, conhecido simplesmente como DNA ou ADN, é responsável pela hereditariedade. Nele encontram-se quatro tipos de nucleotídeos que diferem quanto às bases nitrogenadas. As bases púricas do DNA são Timina e Citosina, enquanto que as bases pirimídicas são Adenina e Guanina.

ll O íntron é inicialmente transcrito no núcleo celular em uma molécula de pré-RNAm (transcrito primário), mas depois é eliminado durante o processamento ou splicing. Esse processo ocorre no citoplasma antes de ocorrer a tradução.

lll Enzimas de restrição, ou também denominadas de endonucleases de restrição, são as ferramentas básicas da engenharia genética, desempenhando função de clivagem da molécula de DNA em pontos específicos, em reconhecimento a determinadas sequências de nucleotídeos.

lV Através da terapia genética é possível tratamento de doenças como as neoplásicas, as hereditárias e as degenerativas. O tratamento consiste na inserção da versão funcional do gene para o organismo portador da doença, com o uso de técnicas específicas.

V As diferenças na sequência de DNA entre indivíduos são chamadas de polimorfismos. No genoma humano, o polimorfismo pode ser observado tanto no DNA de sequência única quanto no DNA de sequência repetida em tandem.

2 Q685193 | Biologia, Níveis de organização da vida, manhã, UDESC, UDESC

Os cromossomos são os portadores do material genético - o DNA. São geralmente alongados apresentam-se com “constantes” bem definidas: forma, tamanho e número. Só que essas chamadas “constantes” cromossômicas não são realmente constantes; se o fossem não havería evolução.
Texto extraído de: Teoria da Evolução: De Darwin à Teoria Sintética', Freire-Maia, Newton;1988; São Paulo; p. 415. Editora da Universidade de São Paulo.
Com base no texto, analise as proposições.
I. Alterações cromossômicas como translocações, deleções, duplicações, entre outras, são mecanismos evolutivos das espécies.
II. Alterações no número de cromossomos, como as monossomias ou as trissomias, podem resultar em síndromes.
III. Poliploidias podem resultar em espécies viáveis.
IV. Os cromossomos aparecem por ocasião da divisão celular e são o resultado da compactação do DNA com proteínas específicas.
V. O aumento ou a diminuição do tamanho dos cromossomos, resultantes de deleções ou translocações, podem ocasionar doenças ou mesmo a morte dos indivíduos.
Assinale a alternativa correta.

3 Q678344 | Biologia, Níveis de organização da vida, Medicina, FAG, FAG

A vida na Terra e a própria humanidade dependem da energia produzida pelo sol e recebida sob a forma de luz e calor. Em relação ao texto, afirma-se o que se segue:

I. Quanto menor a latitude, menor será a quantidade de radiação solar que chega à Terra, e menor será a temperatura média anual, com influência direta na taxa fotossintética dos vegetais. II. A latitude não determina o grau de biodiversidade nos diferentes biomas terrestres. III. As adaptações dos vegetais a seu habitat natural determinam sua sobrevivência nos diferentes biomas terrestres.

A opção CORRETA quanto às afirmações acima é:

4 Q678780 | Biologia, Níveis de organização da vida, Grupo 2, PUC RJ, PUC RJ

A estrutura das comunidades biológicas sofrem influência de fatores abióticos e bióticos. Qual das opções abaixo apresenta fatores bióticos:

6 Q683868 | Biologia, Níveis de organização da vida, Técnico Integrado, IFPE, FUNCERN, 2025

Um ecossistema é uma comunidade biológica composta por fatores bióticos e a sua interação com os fatores abióticos. São exemplos de fatores abióticos

7 Q674750 | Biologia, Níveis de organização da vida, Edital 2020, ENEM, INEP, 2021

Gralha-do-cerrado (Cyanocorax cristatellus) é uma espécie de ave que tem um característico topete frontal alongado, plumagem azul-escura, parte posterior do pescoço e garganta pretos, barriga e ponta da cauda brancas. Alcança até 35 centímetros de comprimento. A espécie é onívora e sua ampla dieta inclui frutos, insetos, sementes, pequenos répteis e ovos de outras espécies de aves.
SICK, H. Ornitologia brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997 (adaptado).
Além das características morfológicas do animal, a descrição da gralha-do-cerrado diz respeito a seu

8 Q681450 | Biologia, Níveis de organização da vida, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

População é definida como o conjunto de

9 Q678641 | Biologia, Níveis de organização da vida, Vestibular, IF Farroupilha RS, INEP

No ambiente em que vivemos, encontramos muitos seres vivos se inter-relacionando e ocupando diferentes habitats. Esses organismos poderão formar grupos iguais ou diferentes, fazendo trocas entre eles e com os fatores abióticos do meio.
Relacione os termos ecológicos na coluna à esquerda com seus significados na coluna à direita.

(1) População
(2) Biosfera
(3) Bioma
(4) Produtores
(5) Ecossistema
(6) Predadores
(7) Bióticos
(8) Decompositores

( ) Formam a base das cadeias alimentares.
( ) Seres capazes de transformar a matéria orgânica em inorgânica.
( ) Componentes vivos de um ecossistema.
( ) Conjunto dos seres vivos com os fatores abióticos como luz e calor.
( ) Conjunto de todos os ecossistemas: terrestre, marinho e de água doce.


A sequência correta é

10 Q682791 | Biologia, Níveis de organização da vida, Vestibular 2023, UEMA, UEMA, 2022

No começo da semana passada, o comitê da Organização das Nações Unidas sobre a Biodiversidade fez um pronunciamento de que os impactos causados por humanos ameaçam a existência de cerca de um milhão de espécies, incluindo 40% de todas as espécies de anfíbios conhecidas pela ciência, ou cerca de 3,2 mil espécies.
[...]
“Nas regiões neotropicais, as espécies que sabemos estarem em risco apresentam distribuições geográficas muito semelhantes em comparação com as espécies com dados insuficientes previstos como em risco de extinção”, explica ecologista da Universidade de Yale e autora principal do estudo.
Jason Bittel, Metade das espécies de anfíbios está em risco de extinção. In: www.nationalgeographicbrasil.com, 2020.
Em relação ao grupo dos anfíbios, pode-se afirmar que são
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.