Questões de Vestibular: Política

Prepare-se para a prova com questões de Política de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

81 Q682135 | Conhecimentos Gerais, Política, Direito, ENADE, IBMEC, 2022

PIAUÍ ADERE AO PROTOCOLO DO CONSÓRCIO NORDESTE PARA AQUISIÇÃO DE VACINA CONTRA A COVID-19
O protocolo de adesão está em fase preliminar. A obtenção acontecerá após a aprovação e regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).O governador Wellington Dias anunciou nesta terça-feira (15) que o Piauí aderiu ao protocolo do Consórcio Nordeste para a futura aquisição de 50 milhões de ampolas da vacina russa contra a Covid-19. O acordo com o Governo da Rússia ainda está sendo feito pelo grupo formado pelos governadores do Nordeste. O protocolo de adesão está em fase preliminar.Fonte: G1. Acesso em. 15 set 2020.
O instituto jurídico do consórcio público tem previsão no artigo 241 da Constituição Federal de 1988 e foi regulamentado pela Lei nº 11.107/2005, e tem sido mais utilizado na esfera municipal, principalmente para a gestão associada de serviços.
Acerca de consórcios públicos, indique a alternativa correta.

82 Q687010 | Conhecimentos Gerais, Política, Vestibular, IFAL, IF AL

Sobre o consumo energético e a produção de combustíveis alternativos, leia as afirmativas abaixo:

I) Na atualidade, os países consumidores de fontes energéticas tais como petróleo e carvão mineral estão distribuídos de maneira homogênea pelo mundo. II) O etanol é um combustível alternativo. Ele é um tipo de álcool feito a partir de plantas; no Brasil é produzido por meio de cana de açúcar. III) A ampliação do uso de fontes de energia renováveis e não poluentes representa uma das principais esperanças para a redução dos impactos ambientais sobre o planeta. IV) As fontes de renováveis mais utilizados no Brasil são, respectivamente, petróleo e carvão mineral. V) A geração de energia eólica tem forte impacto ambiental por utilizar água em seu processo de produção e gerar gases poluentes.

Estão corretas apenas as alternativas

83 Q687011 | Conhecimentos Gerais, Política, Vestibular, IFAL, IF AL

Atualmente, o movimento migratório mundial tem afetado populações africanas, principalmente da Síria, Sudão e República Centro Africana, e populações americanas, como é o caso da Venezuela. Esses movimentos migratórios estão associados aos seguintes fatores. Assinale a alternativa correta.

84 Q676042 | Sociologia, Política, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

Uma norma só deve pretender validez quando todos os que possam ser concernidos por ela cheguem (ou possam chegar), enquanto participantes de um discurso prático, a um acordo quanto à validade dessa norma.

HABERMAS, J. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.


Segundo Habermas, a validez de uma norma deve ser estabelecida pelo(a)

85 Q685032 | Conhecimentos Gerais, Política, Vestibular, UNESP, VUNESP

O terrorismo atual utiliza as técnicas do espetáculo produzindo vídeos e montagens por vezes muito bem elaborados. O controle dos meios de difusão de conteúdo é certamente outra novidade, possibilitada pelo advento da internet [...]. Por mais chocante que possa ser o conteúdo difundido pelo Estado Islâmico, sua forma é já reveladora de que a violência está subordinada a uma lógica espetacular.

(Gabriel F. Zacarias. No espelho do terror: jihad e espetáculo, 2018.)

O texto caracteriza o terrorismo atual como peculiar, pois este

86 Q675566 | Conhecimentos Gerais, Política, PPL, ENEM, INEP, 2023

A Primavera Árabe parecia mudar a realidade. Em janeiro de 2011, enquanto Ben Ali renunciava ao poder na Tunísia, ativistas por democracia no Egito começaram a convocar protestos por reformas no país — como na Tunísia, aproveitando o potencial da comunicação via internet e redes sociais. Ruas e praças, especialmente na capital, Cairo, foram rapidamente tomadas pela população pedindo melhoras econômicas e reformas políticas. A praça Tahrir (em português, Libertação), no Cairo, tornou-se o centro do movimento por democracia.


O que foi e como terminou a Primavera Árabe? Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 6 out. 2021 (adaptado).


A reivindicação da revolução popular apresentada no texto exigiu o(a)

87 Q687612 | Conhecimentos Gerais, Política, PPL, ENCCEJA, INEP

Um boi-artefato, que baila, morre e ressuscita, é foco de brincadeiras pelo país afora: Boi-bumbá no Amazonas e no Pará; Bumba meu boi no Maranhão; Boi-calemba no Rio Grande do Norte; Bumba de reis ou Reis de boi no Espírito Santo; Boi-pintadinho no Rio de Janeiro; Boi de mamão em Santa Catarina, entre outros. CAVALCANTI, M. L. V. C. Tema e variantes do mito: sobre a morte e a ressurreição do boi. Mana, n. 1, 2006.
As denominações da brincadeira citada no texto expressam sua

88 Q679953 | Conhecimentos Gerais, Política, Prova 11, UEMG, UEMG

Em 1891, o Estado republicano brasileiro promulgou uma nova Carta constitucional, para substituir a de 1824. A Constituição do Império dividia o poder em quatro instâncias, mas a republicana consagrou a divisão em três poderes e extinguiu o quarto poder que caracterizou o período imperial. A instância de poder abolida pela Constituição republicana foi a do poder

89 Q688418 | Atualidades, Política, Geografia e História, UECE, UECE CEV

Os últimos trinta anos ficaram marcados por uma tendência cada vez maior de expansão global das relações capitalistas. No entanto, recentemente, surgiram movimentos que questionam a globalização desenfreada e o internacionalismo liberal, defendendo, em seu lugar, um forte regionalismo ou o fechamento comercial de fronteiras nacionais. Entre as muitas variedades destes movimentos NÃO se incluem

90 Q679731 | Conhecimentos Gerais, Política, Prova 02, UEMG, UEMG

11 de setembro e segurança mundial

Os ataques de 11 de setembro (2001) introduziram um grau de organização e uma capacidade de destruição que não existiam nos atentados terroristas. O que nos deixa com a sensação de estarmos menos seguros é a consciência de que um pequeno grupo de terroristas pode infligir danos enormes sem que nada possa nos alertar para o perigo.

(Veja. S.P.: edição 1972, ano 39, n. 35, 6 set. 2006. p.100. Adaptado.)

Com os atentados de 2001 e o impacto psicológico provocado sobre a população norte-americana e mundial, o governo Bush veiculou um discurso no qual a nação norte-americana emergiu como a defensora dos valores do Ocidente diante do terrorismo. O episódio desencadeado pelos ataques foi

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.