Questões de Vestibular: Primeira Guerra Mundial

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11 Q686982 | História, Primeira Guerra Mundial, Processo Seletivo 3, UNIVAP, UNIVAP

Sobre a noção de “moderno”, em contraposição ao período medieval, considere as seguintes proposições:

I. A noção de "moderno" não basta por si só para dizer algo de concreto ou definitivo sobre o período posterior à Idade Medieval. Modernos foram os nominalistas medievais, os humanistas do Renascimento, e aqueles que, no século XVII, travaram formidável batalha contra os “antigos”. Só aos poucos, nas sociedades ocidentais, foi havendo uma tomada de consciência quanto à modernidade nascente, em cujo seio já se vislumbra, indecisa, a teoria do progresso. II. Ao lado da verdade revelada, houve uma verdade da natureza, autônoma, com sua própria linguagem e suas leis, ao alcance do homem. Contra a transcendência, afirmou-se, para a natureza e para o próprio conhecimento, o princípio da pura imanência. III. A antiga visão finalista, própria de um universo mental dominado pela revelação e monopolizado por um setor privilegiado da sociedade — o eclesiástico —, cede lugar, pouco a pouco, diante da imanência, possibilitando uma nova visão do mundo: terrena e humana, ou seja, imanente, natural, racional.

Está correto o que se afirma em

12 Q678198 | História, Primeira Guerra Mundial, Segunda Etapa, UFVJMMG, UFVJM MG

Em 1929, foi publicado na Alemanha o livro "Nada de Novo no Front" de Eric Maria Remarque, sobre a visão de um soldado no front de batalha da Primeira Guerra Mundial.
Leia este fragmento.
"Todos falam de paz e armistício. Todos esperam. Se for outra decepção, eles vão se desmoronar. As esperanças são muito fortes; é impossível destruí-las sem uma reação brutal. Se não houver paz, então haverá revolução."
Fonte: REMARQUE, Erich Maria. Nada de novo no front. São Paulo: L&PM Pockets, 2004
Esse fragmento evidencia que:

13 Q687392 | História, Primeira Guerra Mundial, Tarde, PUC RJ, PUC RJ

Analise as afirmativas abaixo acerca do período Estado Novo (1937-1945) no Brasil.
I - O Estado Novo se estabeleceu a partir de um golpe que dissolveu o Congresso e da outorga de uma nova Constituição que suprimiu liberdades civis. Em meio a um período de turbulência política, o pretexto definitivo para o fechamento do regime foi o crescimento da Ação Integralista Brasileira (AIB) e suas marchas populares. II - No âmbito do Ministério de Educação e Saúde (MES), elaborou-se um projeto cultural que visou a incentivar pesquisas sobre o Brasil e preservar suas raízes culturais. Em torno do ministro Gustavo Capanema, reuniram-se intelectuais de variadas correntes de pensamento nem sempre próximos ao regime, mas que compartilhavam um projeto nacionalista. III - O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), criado em 1939, controlava e censurava previamente os meios de comunicação. Subordinada ao poder público pela Constituição de 1937, a imprensa foi usada como instrumento de propaganda do regime, sendo obrigada a divulgar informes e comunicados oficiais. IV - O Estado Novo valorizou manifestações da cultura popular como o samba e o carnaval, transformando- -os em símbolos da cultura nacional. As festas, os ritmos populares e temas como a sensualidade, a boemia carioca e a “malandragem”, passaram a ser vistos como expressões de uma brasilidade que deveria ser exaltada.
Estão corretas SOMENTE as afirmativas:

14 Q689167 | História, Primeira Guerra Mundial, Vestibular, UFMS, FAPEC

Após os eventos políticos de 1968 no Brasil, como a “Marcha dos 100 mil”, no Rio de Janeiro, e vários outros protestos por parte de estudantes e trabalhadores contra a ditadura militar, o governo brasileiro promulga o Ato Institucional nº 5 (AI-5). Assinale a alternativa que congrega os principais pontos do AI-5:

15 Q674590 | História, Primeira Guerra Mundial, Edital 2020, ENEM, INEP, 2021

A década que se segue ao fim da guerra constitui praticamente uma continuação desta com a acomodação difícil de seus resultados. A ruptura do sistema internacional com a Revolução Soviética, a ascensão dos Estados Unidos, o recuo da Europa e o início da contestação anticolonial marcam uma década que para muitos foi de pessimismo e para alguns de ilusão, que bruscamente se encerra com a quebra da bolsa de Nova Iorque. Com a crise de 1929 terá início a preparação de uma nova guerra mundial.


VIZENTINI, P. G. F. Primeira Guerra Mundial. Porto Alegre: UFRGS, 2006 (adaptado).


Os eventos mencionados no texto contribuíram fortemente para a ascensão de regimes propensos a um novo conflito armado, pois

16 Q688946 | História, Primeira Guerra Mundial, Segundo Exame, UERJ, UERJ

Um canudo de plástico e outro de vidro borossilicato possuem mesmo volume e densidades de 0,90 g/cm3 e 2,25 g/cm3 , respectivamente.

A razão entre as massas do canudo de plástico e do canudo de vidro corresponde a:

17 Q685109 | História, Primeira Guerra Mundial, Português Inglês Ciências humanas, UNEB, UNEB

Texto associado.
Mais de 70 líderes mundiais celebraram, neste domingo (11), em Paris, o centenário do armistício que selou o fim da Primeira Guerra Mundial. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o russo, Vladimir Putin, o turco Recep Tayyip Erdogan e a chanceler alemã, Angela Merkel, participaram de um ato solene presidido pelo francês Emmanuel Macron. Em seu discurso como mestre de cerimônias, o líder da França criticou o crescente nacionalismo na América e na Europa. “O nacionalismo é uma traição ao patriotismo”, disse ele. O presidente pediu aos colegas que rejeitassem “o fascínio pela retirada, pela violência e pela dominação”. (LÍDERES... 2018).
A questão racial e a luta contra a discriminação estiveram presentes em diversos movimentos sociais, no decorrer da história brasileira, como se verificou no âmbito da

18 Q679247 | História, Primeira Guerra Mundial, Primeiro Semestre, MULTIVIX, MULTIVIX

Texto associado.

“Era um objetivo absurdo, que trazia em si a derrota e que arruinou vencedores e vencidos; que empurrou os derrotados para a revolução e os vencedores para a bancarrota e a exaustão física. Em 1940 a França foi atropelada com ridícula facilidade e rapidez por forças alemãs inferiores e aceitou sem hesitação a subordinação a Hitler porque o país havia sangrado até quase a morte em 1914-8. A Grã-Bretanha jamais voltou a ser a mesma após 1918, porque o país arruinara sua economia travando uma guerra que ia muito além de seus recursos. Além disso, a vitória total, ratificada por uma paz punitiva, imposta, arruinou as escassas possibilidades existentes de restaurar alguma coisa que guardasse mesmo fraca semelhança com uma Europa estável, liberal, burguesa, como reconheceu de imediato o economista John Maynard Keynes. Se a Alemanha não fosse reintegrada na economia europeia, isto é, se não se reconhecesse e aceitasse o peso econômico do país dentro dessa economia, não poderia haver estabilidade. Mas essa era a última consideração na mente dos que tinham lutado para eliminar a Alemanha”.



Fonte: HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos: o breve do século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 38.

O acordo de paz imposto pelas grandes potências vitoriosas da I Guerra Mundial (EUA, Grã-Bretanha, França, Itália) à Alemanha ficou conhecido como:

19 Q686522 | História, Primeira Guerra Mundial, Língua Inglesa, IF Sul RioGrandense, INEP

Entre 1791 e 1804, uma das colônias francesas no Novo Mundo, Saint Domingue (Haiti), passou por um processo marcado pela reação contra a dominação de uma elite branca que resultou na sua independência e na abolição da escravidão.

Sobre este fato, é correto afirmar.

I - A chegada de Napoleão Bonaparte ao poder foi um grande estímulo aos revoltosos, pois o novo governo da França aboliu definitivamente a escravidão em todos os domínios franceses nas Américas (1802).
II - A eliminação dos dominadores brancos e o protagonismo de escravos, libertos e quilombolas foi motivo de grande preocupação entre as sociedades escravistas das Américas. Temia-se a “haitinização”, ou seja, que a revolta se espalhasse e colocasse em xeque a manutenção da instituição escravista em toda a região.
III - A Revolução do Haiti foi um dos inúmeros casos nas Américas em que o rompimento do domínio colonial esteve associado à abolição da escravidão.
IV - Após unir-se aos revolucionários, entre 1794 e 1802, o liberto François Dominique Toussaint (“Toussaint L’Ouv rtur ”) foi a principal autoridade da ilha. Depois da sua captura e deportação para a França, o exescravo Jean-Jacques Dessalines assumiu a liderança dos revoltosos que proclamaram a Independência do Haiti em 1804.

Quais estão corretas?

20 Q676049 | História, Primeira Guerra Mundial, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

Três décadas — de 1884 a 1914 — separam o século XIX — que terminou com a corrida dos países europeus para a África e com o surgimento dos movimentos de unificação nacional na Europa — do século XX, que começou com a Primeira Guerra Mundial. É o período do Imperialismo, da quietude estagnante na Europa e dos acontecimentos empolgantes na Ásia e na África.

ARENDT, H. As origens do totalitarismo. São Paulo: Cia. das Letras, 2012.

O processo histórico citado contribuiu para a eclosão da Primeira Grande Guerra na medida em que
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