Questões de Vestibular: Projeções e Representações

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11 Q688975 | Geografia, Projeções e Representações, Segundo Semestre Tarde, UDESC, UDESC

A existência de vida no planeta Terra está associada a um fenômeno natural, o qual permite o equilíbrio térmico na atmosfera por meio da reflexão e absorção dos raios solares. Se este fenômeno não existisse, a temperatura média da superfície terrestre poderia ser inferior a -18ºC.

Esse fenômeno natural, ao qual a informação se refere, é denominado:

12 Q676696 | Geografia, Projeções e Representações, PPL, ENEM, INEP

Sabe-se que a posição em que o Sol nasce ou se põe no horizonte muda de acordo com a estação do ano. Olhando-se em direção ao poente, por exemplo, para um observador no Hemisfério Sul, o Sol se põe mais à direita no inverno do que no verão.

O fenômeno descrito deve-se à combinação de dois fatores: a inclinação do eixo de rotação terrestre e a

13 Q685460 | Geografia, Projeções e Representações, Inglês, UEG, UEG

Leia o texto a seguir.
No dia 11 de novembro de 1918 era assinado o Armistício de Compiègne entre os Aliados e a Alemanha, dentro de um vagão-restaurante na floresta de Compiégne, na França, com objetivo de encerrar as hostilidades na frente ocidental da Primeira Guerra Mundial.
Disponível em:<www.seuhistory.com/hoje-na-historia/termina-primeira-guerra-mundial>. Acesso: 8 mar. 2018.
O fim da Primeira Guerra Mundial significou

14 Q684373 | Geografia, Projeções e Representações, Vestibular, FATEC, FATEC

A principal atividade econômica que ameaça o bioma citado no texto é a

15 Q685730 | Geografia, Projeções e Representações, História Geografia Português espanhol, URCA, CEV URCA

Sobre Representação Cartográfica é correto afirmar:

16 Q681133 | Geografia, Projeções e Representações, Primeiro Semestre, SÃO CAMILO, VUNESP

Analise o quadro.
Técnica de construção de mapas temáticos
1. fazer um levantamento de dados pontuais com coordenadas conhecidas 2. transferir os dados coletados para um mapa 3. estabelecer a amplitude máxima entre os valores dos dados 4. determinar as classes a serem representadas 5. traçar, por algum método de interpolação, a isolinha estabelecida pela classe calculada
(Paulo R. Fitz. Cartografia básica, 2008. Adaptado.)
A técnica descrita permite a construção de um mapa de

17 Q684252 | Geografia, Projeções e Representações, Tarde, PUC RJ, PUC RJ

A cidade do Rio de Janeiro vem sendo afetada por grandes planos urbanísticos há mais de um século, e um dos temas que mais mobilizam os poderes públicos que os implementam no seu território é o da ‘mobilidade urbana’. Dentre esses planos, o primeiro a pensar na multimodalidade como forma de possibilitar a conexão da população no sítio da cidade com a conjugação do uso de rodovias, hidrovias, metrovia foi o

18 Q678366 | Geografia, Projeções e Representações, Primeira Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES

“A palavra cartografia tem origem na língua portuguesa, tendo sido registrada pela primeira vez em 1839 numa correspondência indicando ideia de um traçado de mapas e cartas. Hoje entendemos cartografia como a representação geométrica plana, simplificada e convencional de toda a superfície terrestre ou de parte desta apresentada através de mapas, cartas ou plantas. Por meio da cartografia, quaisquer levantamentos (ambientais, socioeconômicos, educacionais, de saúde etc.) podem ser representados espacialmente, retratando a dimensão territorial, facilitando e tornando mais eficaz sua compreensão”.

Fonte: IBGE. Atlas geográfico escolar. Rio de Janeiro, 2012.

Considerando o texto e o seu conhecimento sobre o que ele aborda, estão corretas as afirmativas, EXCETO:

19 Q687419 | Geografia, Projeções e Representações, Grupo 4, PUC RJ, PUC RJ

Um aluno de química misturou 100 mL de uma solução aquosa de pH 2,0 com 500 mL de uma solução aquosa de pOH 3,0, ajustando o volume final com água pura até 1000 mL. A concentração de íons H + na solução final, em mol L −1 , é

20 Q687737 | Geografia, Projeções e Representações, Geografia, UNICENTRO, UNICENTRO

O ritmo de desmatamento na Amazônia Legal ainda é alto. Conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE (2018), a área consolidada de desmatamento para o período de agosto de 2016 a julho de 2017 foi de 6.947 km². Esse valor é aproximadamente 5% acima do que o estimado pelo INPE em outubro de 2017, que foi de 6.624 km². As consequências são negativas para a floresta, para o clima e para a população. Dentre as perdas estão a redução dos serviços ambientais - como a manutenção da biodiversidade, da ciclagem de água, dos estoques de carbono que evitam o agravamento do efeito estufa - e a redução do território para a reprodução social das populações tradicionais.
Marque a alternativa que apresenta as causas principais para o elevado desmatamento na região.
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