Questões de Vestibular: Protistas e algas

Prepare-se para a prova com questões de Protistas e algas de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q685789 | Biologia, Protistas e algas, Prova I Física Matemática Química Biologia, URCA, CEV URCA

Em algas unicelulares como Chlamydomonas sp., cada organismo comporta-se como um gameta. Dois indivíduos sexualmente maduros (etapa I), fundem-se e originam um zigoto (etapa II) contido no interior de um envoltório, o zigósporo. A célula do zigósporo passa por divisão celular (etapa III) e origina quatro novas células (etapa IV). Depois de se libertar do envoltório, cada uma das novas células origina um novo organismo, que na maturidade poderá reproduzir-se assexuadamente por meio de zoosporia ou repetir o ciclo sexuado. Sobre o ciclo sexuado da alga Chlamydomonas sp., assinale a alternativa que identifica o número de gametas dos indivíduos maduros (etapa I), o número de gametas do zigoto (etapa II), o nome da divisãocelular ocorrida no zigósporo (etapa III), e o número de gametas das novas células produzidas (etapa IV), respectivamente.

12 Q679045 | Biologia, Protistas e algas, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT

Três espécies de parasitas apresentam os seguintes comportamentos típicos durante seus ciclos de vida no hospedeiro humano:

1. instala-se no músculo cardíaco, prejudicando o funcionamento do coração.
2. atravessa a parede intestinal do hospedeiro e entra na corrente sanguínea.
3. penetra as células hepáticas e as hemácias do hospedeiro.

Assinale a alternativa CORRETA que indica os nomes dos parasitas, respectivamente, de acordo com os três comportamentos enumerados:

13 Q684341 | Biologia, Protistas e algas, Vestibular, FATEC, FATEC

A leishmaniose é uma doença não contagiosa, causada por parasitas, que são transmitidos por vetores hematófagos, conhecidos por mosquito-palha ou birigui. O vetor se contamina com o sangue de pessoas e de animais doentes, principalmente cães, e transmite o parasita às pessoas e animais sadios. Existem dois tipos de leishmaniose, a tegumentar (conhecida como úlcera de bauru) e a visceral (conhecida como calazar), capazes de causar sérios danos às pessoas afetadas. A leishmaniose tegumentar caracteriza-se por feridas na pele e nas mucosas das vias aéreas superiores. A leishmaniose visceral é uma doença sistêmica, pois acomete vários órgãos internos, principalmente o fígado, o baço e a medula óssea. Atualmente, existem cerca de 12 milhões de pessoas infectadas por leishmaniose em 88 países. Um deles é o Brasil, o mais afetado ao lado da Índia, Etiópia e Sudão. A doença está entre as mais negligenciadas no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), atingindo em sua maioria, as populações mais pobres. <https://tinyurl.com/y3elt26u> Acesso em: 17.06.2019. Adaptado
Em relação a essa doença, é correto que

14 Q689208 | Biologia, Protistas e algas, Segundo Semestre, IFF, IFF

Na corrosão de metais, ocorre a deterioração do material devido a uma reação de oxirredução do metal com o meio. O ferro, por exemplo, é facilmente oxidado quando exposto ao ar e à umidade, formando o óxido de ferro mono-hidratado (Fe2O3 . H2O), conhecido como ferrugem, conforme a reação balanceada a seguir:

2 Fe + 1,5 O2 + H2O → Fe2O3 . H2O

Sabendo que um pedaço de 10,0g de ferro foi exposto ao ar e à umidade, oxidando-se totalmente, qual a massa, aproximada, de ferrugem formada?

Dados de massas atômicas: H= 1,0u; O= 16,0u; Fe= 55,8u.

15 Q685192 | Biologia, Protistas e algas, manhã, UDESC, UDESC

Nos ambientes submersos, a pouco metros de profundidade, as paisagens já são decoradas ou mesmo completamente construídas por bancos de gramas marinhas e de macroalgas. Assim como as gramas marinhas, as algas formam vastas pastagens, sendo importantes fontes de alimento e abrigo para diversas espécies de organismos. Por exemplo, desses ambientes dependem muitos recursos pesqueiros tradicionais de Santa Catarina, como garoupas, lagostas e vieiras. LINDNER, Alberto. Vida Marinha de Santa Catarina; 2. ed. Florianópolis: EDUFSC, 2018. p.128. [adaptado]
Analise as proposições sobre os animais citados no texto. I. Possuem três folhetos embrionários.
II. Pertencem ao mesmo filo.
III. Pertencem à Classe Crustácea.
IV. Possuem notocorda na fase embrionária. Assinale a alternativa correta.

16 Q686033 | Biologia, Protistas e algas, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS

Os anexos embrionários são estruturas que derivam dos folhetos germinativos do embrião, mas que não fazem parte do corpo embrionário. Com relação às suas características e funções, é correto que:

17 Q685539 | Biologia, Protistas e algas, Tarde, UNIOESTE, UNIOESTE

Texto associado.

TEXTO PARA A QUESTÃO.


Entre janeiro e março de 2019 foram registrados 6029 casos de diarreia em Cascavel/ PR. A contaminação pelo agente etiológico Cryptosporidium foi apontada como um dos principais fatores dos casos investigados. Os sintomas mais comuns da contaminação por Cryptosporidium são diarreia líquida e cólica abdominal, além de náuseas, diminuição do apetite, febre e mal-estar.


https://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/2019/03/07/surto-de-diarreia-em-cascavel-deixa-autoridades-e-populacao-em-alerta.ghtml

Cryptosporidium é um protozoário apicomplexo. Assinale a alternativa que contém outro protozoário apicomplexo.

18 Q686581 | Biologia, Protistas e algas, Medicina, FAG, FAG

As minhocas pertencem à Classe Oligochaeta e são representadas pelas espécies 'Pheretyma hawayana' (minhoca brasileira), 'Lumbricus terrestris' (minhoca européia) e 'Eisenia phoetida' (minhoca vermelha da Califórnia). Todas as espécies participam ativamente na produção de húmus, o que contribui para o aumento da fertilidade do solo. Além disso, cavam inúmeras galerias subterrâneas que são responsáveis pela drenagem e aeração do solo. Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar que as minhocas são organismos

19 Q687895 | Biologia, Protistas e algas, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP

Ao fazerem embalsamamento, empregados de funerárias estão sujeitos à contaminação por formaldeído pelo ar e pela pele. Essa exposição pode estar relacionada ao desenvolvimento da esclerose lateral amiotrófica (ELA, ou doença de Lou Gehrig).

Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 16 jul. 2015 (adaptado).


Para reduzir o risco de contaminação desses trabalhadores, é indicado o uso de

20 Q686139 | Biologia, Protistas e algas, Prova de Medicina20192 2° DIA, CESMAC, CEPROS

Um tipo de protozoário parasita do sangue, quando infecta o homem, tem a seguinte consequência: seus esporozoítos alcançam o fígado formando merozoítos; a ruptura dos hepatócitos libera o protozoário que acaba por infectar hemácias, assumindo a forma de trofozoítos. Tais características são compatíveis com o ciclo da:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.