Questões de Vestibular: Química Orgânica

Prepare-se para a prova com questões de Química Orgânica de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q689677 | Química, Química Orgânica, Vestibular, UEMG, UEMG

Vinagre é uma mistura homogênea cujo principal constituinte é o ácido acético. Um estudante de química analisou uma amostra de uma garrafa de 500mL de vinagre de maçã, em que, no rótulo, há a informação de que o teor do ácido acético presente na solução é de 4,2% m/v.

Considerando que o ácido acético é o único composto de caráter ácido do vinagre, analise as proposições sugeridas pelo estudante após as análises.

I- A molaridade do ácido acético na amostra analisada é 0,7mol/L.

II- Ao titular 20mL desse vinagre com hidróxido de sódio 1mol/L, foram gastos 50mL da base.

III- Uma cozinheira que utiliza 6,3g de vinagre por dia, durante 30 dias, irá utilizar 9 garrafas.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):

12 Q686615 | Química, Química Orgânica, Vestibular, UCPEL, UCPEL

Os marca-passos cardíacos se utilizam de pilhas de lítio que são bastante leves, seguras e de boa durabilidade. São feitas de lítio e iodo que apresentam os seguintes potenciais de redução, respectivamente: - 3,04V e +0,54V. De acordo com essas informações, sobre essa pilha é correto afirmar que

13 Q685698 | Química, Química Orgânica, Prova ||, URCA, CEV URCA

Em botijões de gás temos o GLP, gás liquefeito do petróleo utilizado como combustível. Muitas vezes, observando a cidade, vemos que existem depósitos de botijões de gás em locais não apropriados, o que pode causar acidentes. Em uma cidade de Minas Gerais foi realizada uma vistoria para evitar depósitos de botijões em locais não adequados. Os donos do depósito receberam uma advertência para que cuidassem melhor do local, já que um vazamento de gás poderia provocar uma reação do tipo

14 Q686503 | Química, Química Orgânica, Vestibular Medicina, CAMPO REAL, UFPR

Nos processos hidrometalúrgicos de obtenção do cobre metálico a partir da calcopirita (CuFeS2), os componentes desse minério são inicialmente separados utilizando-se solução aquosa de cloreto férrico (FeCl3), como indicado pela seguinte equação:


CuFeS2 (s) + 4 Fe+3 (aq.) → Cu+2 (aq.) + 5 Fe+2 (aq.) + 2 S (s)


Sabendo que o número de oxidação do cobre na calcopirita é +2, considere as seguintes afirmativas a respeito da ação redox dos reagentes da equação apresentada:


1. O S-2 (aq.) é o agente oxidante.

2. O Fe+3 (aq.) é o agente oxidante.

3. O CuFeS2 (s) é o agente redutor.

4. O Cu+2 (aq.) é o agente redutor.


Assinale a alternativa correta.


15 Q687572 | Química, Química Orgânica, Segundo Dia, PUC RS, PUC RS

O dióxido de enxofre (SO2), produto da combustão do carvão em centrais termoelétricas, é o mais importante precursor da chuva ácida, ocasionando impacto nas florestas, pastos, lavouras, ambientes aquáticos e afetando o solo. Uma tecnologia de dessulfurização de gás de chaminé, para limitar a emissão de SO2, utiliza o CaCO3 como adsorvente deste gás e gera o gesso (sulfato de cálcio). Segundo dados do IPCC2006 (Intergovernmental Panel on Climate Change), no mundo, aproximadamente 1012 g de SO2 deixam de ser emitidos por ano devido à utilização de tecnologias de dessulfurização dos gases de exaustão após combustão do carvão. Considerando que toda tecnologia de dessulfurização empregue carbonato de cálcio, a massa de gesso produzida em um ano, a partir do consumo de 1012 g de SO2 , com rendimento de 100%, de acordo com a equação química a seguir, é de aproximadamente


2 CaCO3(s) + 2 SO2(g) + O2(g) → 2 CaSO4(g) + 2 CO2(g)


16 Q687629 | Química, Química Orgânica, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT

A ligação de hidrogênio era comumente chamada de “ponte de hidrogênio” devido a uma tradução inadequada do termo inglês hydrogen bond. O termo “ponte de hidrogênio”, contudo vem sendo abandonado por gerar algumas confusões com outros tipos de ligações como a ligação covalente monoeletrônica intramolecular do hidrogênio nas moléculas de diborana (B2H6). Em qual dos processos abaixo a ligação de hidrogênio contribui de forma determinante?

17 Q685129 | Química, Química Orgânica, Matemática Ciências da Natureza, UNEB, UNEB

Os fertilizantes utilizados na reposição dos elementos químicos indispensáveis para o desenvolvimento dos vegetais são constituídos por sais inorgânicos, como o nitrato de potássio, KNO3(s), hidrogeno-fosfato de cálcio, CaHPO4(s), cloreto de amônio, NH4Cl(s), dentre outros. Os nutrientes são absorvidos pelas raízes das plantas sob a forma de íons, obtidos pela dissolução dos sais na água retida no solo, e dependem do pH do ambiente.

Com base nas informações associadas às estruturas e às propriedades dos sais inorgânicos, é correto afirmar

18 Q686275 | Química, Química Orgânica, Segunda Etapa, EBMSP, EBMSP

A qualidade e a quantidade de água disponível sempre foram determinantes para o bem-estar do homem ao longo do tempo. No Brasil, aproximadamente, 41% de toda água tratada é desperdiçada, e, apenas, 48% da população têm rede de esgotos, sendo que a maior parte do esgoto recolhido não é tratada. A falta de tratamento dos esgotos, que são descartados em córregos, rios e mares, contribui para a poluição da água e a disseminação de micro-organismos patogênicos, que causam doenças em muitos lugares do Mundo.
Com base nessa informação e nos conhecimentos sobre processos físicos, químicos e biológicos, associados ao tratamento da água e dos esgotos, é correto afirmar:

19 Q683661 | Química, Química Orgânica, Vestibular, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2024

Para a safra de 2023/2024, prevê-se uma produção de 34 bilhões de litros de etanol, com geração de 408 bilhões de litros de vinhaça, subproduto de alto teor de matéria orgânica. Nas últimas décadas, visando à sustentabilidade, o emprego da vinhaçain naturaevoluiu: seu descarte direto em rios e em áreas de sacrifício deu lugar à fertirrigação direta (devido ao alto teor de potássio do subproduto). A partir de 2015, empregando biodigestores anaeróbicos, a vinhaçain naturapassou a ser convertida em biogás, o qual, após purificação, é denominado gás natural renovável. Em média, 1 m3 de vinhaça produz até 14 m3 de biogás, e o subproduto desse processo é a vinhaça líquida biodigerida, que continua sendo utilizada na fertirrigação.
Em vista dessas informações, pode-se concluir que a sustentabilidade do processo de biodigestão da vinhaça in natura é devida à geração de energia renovável a partir da queima do
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.