Questões de Vestibular: República Oligárquica

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11 Q680865 | História, República Oligárquica, Segunda etapa, CEDERJ, CECIERJ, 2021

“Resumindo as ideias centrais do nosso programa de reconstrução nacional, podemos destacar, como mais oportunas e de imediata utilidade:
[...] 7) reforma do sistema eleitoral, tendo em vista, precipuamente, a garantia do voto
8) reorganização do aparelho judiciário, no sentido de tornar uma realidade a independência moral e material da magistratura, que terá competência para conhecer do processo eleitoral em todas as suas fases
9) feita a reforma eleitoral, consultar a nação sobre a escolha de seus representantes, com poderes amplos de constituintes, a fim de procederem à revisão do Estatuto Federal, melhor amparando as liberdades, públicas e individuais [...]”
VARGAS, Getúlio. Discurso de Tomada de Posse do Presidente Getúlio Var- gas (3 de novembro de 1930). Retirado de: http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/presiden- cia/ex-presidentes/getulio-vargas/discursos/discursos- de-posse/discurso-de-posse-1930/view (Acesso em: 29/05/2021)
O discurso acima foi proferido no momento da posse de Getúlio Vargas, no governo provisório, em novembro de 1930. Nesse discurso, o chefe de estado brasileiro revela que as motivações para a realização da Revolução de 1930 consistiam em combater

12 Q680867 | História, República Oligárquica, Segunda etapa, CEDERJ, CECIERJ, 2021

“São conflitantes as informações sobre o número de construções demolidas para dar passagem à nova avenida, variando entre setecentas e três mil. Ao atuar sobre velhas freguesias e distritos centrais, esse conjunto de intervenções urbanísticas resultou na destruição de quarteirões inteiros de hospedagens, cortiços, casas de cômodos e estalagens, além de armazéns e trapiches de áreas junto ao mar, forçando boa parte da população que aí vivia e trabalhava a se deslocar.”
(MOTTA, Marly. O Bota-Abaixo. In: Atlas histórico do Brasil. Rio de Janeiro: FGV/ CPDOC, 2016.) Disponível em: https://atlas.fgv.br/verbetes/o-bota-abaixo (último acesso em 29/05/2021)
A Reforma Urbana realizada pelo prefeito Pereira Passos (1902-1906), no Rio de Janeiro, acarretou consequências sérias para a então capital da República.
Com relação ao processo descrito no texto, a principal consequência foi

13 Q687289 | História, República Oligárquica, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP

“No início do século XVII, temos as primeiras referências, nos documentos, a escravos fugidos que formam uma comunidade na área dos Palmares, na região serrana a cerca de 60 quilômetros da costa do atual estado de Alagoas, por volta de 1605. (...) Em 1667, os quilombolas começaram a atacar fazendas para conseguir armas, libertar escravos e vingar-se de senhores e feitores. (...)Os ataques portugueses intensificaram-se nos anos seguintes, sem sucesso, até que o paulista Domingos Jorge Velho ofereceu-se para conquistar os índios de Pernambuco, em 1685, o que abria as portas para sua atuação, também, no combate aos escravos fugidos e agrupados em Palmares.”

FUNARI, Pedro Paulo e CARVALHO, Aline Vieira de. Palmares, ontem e hoje. Rio de Janeiro: Jorge ZAHAR Editor, 2005, pp. 11-13

“Em meados de 1887, escravos fugidos de várias partes da província, estimulados pelos caifazes, organizaram no Mont Serrat, em Santos, no litoral paulista, o Quilombo do Jabaquara – uma verdadeira cidade, de onde seus ocupantes saíam para trabalhar nas minas de carvão ou como carregadores de café no porto. Foi a maior colônia de escravos fugidos no período.

O Quilombo do Jabaquara fazia parte de uma rede de quilombos muito mais ampla, ligada à Confederação Abolicionista – criada em 1883 na sede do jornal Gazeta da Tarde, na cidade do Rio de Janeiro por José do Patrocínio, João Clapp, André Rebouças, Aristides Lobo e muitos outros intelectuais, jornalistas, empresários etc.”

VAINFAS, Ronaldo e outros. História. São Paulo: Editora Saraiva, 2014. p. 485.


Os textos permitem afirmar que os quilombos no Brasil

14 Q688676 | História, República Oligárquica, Segundo Semestre, UNESP, VUNESP

Texto associado.

O Rio de Janeiro dos primeiros anos da República era a maior cidade do país, com mais de 500 mil habitantes. Capital política e administrativa, estava em condições de ser também, pelo menos em tese, o melhor terreno para o desenvolvimento da cidadania. Desde a independência e, particularmente, desde o início do Segundo Reinado, quando se deu a consolidação do governo central e da economia cafeeira na província adjacente, a cidade passou a ser o centro da vida política nacional. O comportamento político de sua população tinha reflexos imediatos no resto do país. A Proclamação da República é a melhor demonstração dessa afirmação.

(José Murilo de Carvalho.Os bestializados, 1987.)

A primeira Constituição brasileira, de 1824, foi

15 Q679108 | História, República Oligárquica, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT

Considere os fragmentos publicados no jornal Folha do Norte, em Porto Nacional, antigo Norte de Goiás, entre os anos de 1891 e 1892:
“Aqui não há estradas, apenas trechos (...), quando um habitante dos nossos sertões viaja pelo estado (...) lastima-se da sorte” (06/05/1891).
“Falta absoluta de um meio fácil e seguro para transportar gêneros a outros portos” (01/07/1891).
“Povo do Norte, olha a quem serve o teu dinheiro, trabalhe para viver nobremente na tua pobreza (...) o vampiro que suga o teu sangue, repele-o para longe de ti” (15/06/1892).
De acordo com os fragmentos do referido periódico, é CORRETO afirmar que as manifestações expressaram

16 Q680137 | História, República Oligárquica, Segunda Aplicação, ENEM, INEP

Texto associado.

O Mestre-sala dos mares

Há muito tempo nas águas da Guanabara

O dragão do mar reapareceu

Na figura de um bravo marinheiro

A quem a história não esqueceu

Conhecido como o almirante negro

Tinha a dignidade de um mestre-sala

E ao navegar pelo mar com seu bloco de fragatas

Foi saudado no porto pelas mocinhas francesas

Jovens polacas e por batalhões de mulatas

Rubras cascatas jorravam nas costas

Dos negros pelas pontas das chibatas...

BLANC, A.; J. O Mestre-sala dos mares. Disponível em: www.usinadeletras.com.br.

Acesso em: 19 jan. 2009.

Na história brasileira, a chamada Revolta da Chibata liderada por João Cândido, e descrita na música, foi

17 Q689113 | História, República Oligárquica, Vestibular 4 Dia, UFRGS, UFRGS

Sobre as consequências do fim do regime escravista no Brasil, considere as seguintes afirmações.

I - A ausência, logo após a abolição, de um amplo e efetivo projeto político de integração social e econômica dos indivíduos emancipados pode ser considerada um dos fatores das desigualdades raciais que marcam a história republicana brasileira.

II - A emergência de organizações políticas e culturais, como a Frente Negra Brasileira, na década de 1930, define um importante processo de defesa das condições de cidadania e de combate ao racismo.

III- A reflexão sobre a memória da escravidão e suas consequências sociais manifesta-se na criação de uma Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra e na definição do Cais do Valongo, no Rio de Janeiro, como Patrimônio Mundial da UNESCO.

Quais estão corretas?

18 Q685934 | História, República Oligárquica, Conhecimentos Gerais, UEA, VUNESP

Para doze anos compreendidos entre 1776 e 1807 — 1776, 1777, 1789, 1796 e 1800-1807 — temos dados suficientes para medir as exportações do algodão brasileiro para Portugal e suas reexportações. Durante esses anos, foram embarcadas para o reino 5 433 087 arrobas, mais de três quartos das quais (76,1%) foram enviados para mercados estrangeiros, principalmente a Inglaterra (55,4%) e a França (31,2%). Entre 1781 e 1792, a parte do Brasil no mercado inglês de algodão em rama aumentou de 5,8 para mais de 30%. Por volta de 1800, o algodão representava 28% do valor das reexportações portuguesas de produtos oriundos do Brasil.
(Dauril Alden. “O período final do Brasil colônia: 1750-1808” In: Leslie Bethell (org.). História da América Latina: a América Latina colonial, vol. II, 1999. Adaptado.)

O excerto faz uma descrição abrangente

19 Q686493 | História, República Oligárquica, Vestibular Medicina, CAMPO REAL, UFPR

Fenômeno complexo, que ultrapassa o domínio religioso que o epíteto ocidental sugeria, a idolatria pode também ser vista como expressão da resistência social e cultural dos ameríndios em face do avanço europeu. (Ronaldo Vainfas. A heresia dos índios – Catolicismo e rebeldia no Brasil Colonial. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 31. Adaptado.)

De acordo com a abordagem proposta pelo autor, a idolatria ameríndia situa-se num contexto de:

20 Q684613 | História, República Oligárquica, Segunda Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES

O período imperial brasileiro estendeu-se a partir de nossa independência até o final do século XIX. No decorrer desse período, inúmeras revoltas questionaram o centralismo inerente à administração imperial das províncias. Entre essas revoltas, destacou-se a Confederação do Equador, que eclodiu em 1824 e foi marcada por ideais
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