Questões de Vestibular: Revolução Industrial

Prepare-se para a prova com questões de Revolução Industrial de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q687862 | História, Revolução Industrial, História, UNICENTRO, UNICENTRO

Constituem transformações históricas da passagem da Idade Média à Modernidade, exceto:

32 Q687863 | História, Revolução Industrial, História, UNICENTRO, UNICENTRO

A grande concentração de capital, ocorrida durante a Segunda Revolução Industrial, resultou na passagem do capitalismo industrial ao capitalismo financeiro. Nessa forma de capitalismo, a fusão de várias empresas em apenas uma, que assume o comando com o objetivo de concentrar e dominar todas as fases de produção, distribuição e consumo é chamada de:

33 Q678763 | História, Revolução Industrial, Grupo 1, PUC RJ, PUC RJ

O historiador inglês Eric Hobsbawm chamou de “Era das Revoluções” o período entre 1789 e 1848, no qual o mundo passou por profundas transformações. Sobre esse período, assinale a alternativa CORRETA.

35 Q688537 | História, Revolução Industrial, Vestibular, UNIVESP, UNIVESP

Leia o texto para responder à questão.
“A todos os que partirem e morrerem no caminho, em terra ou mar, ou que perderem a vida combatendo os pagãos, será concedida a remissão dos pecados. Que combatam os infiéis [...]. A terra que habitam é pequena e miserável para tão grande população, mas no território sagrado do Oriente há extensões de onde jorram leite e mel. Tomai o caminho do Santo Sepulcro, arrebatai aquela terra da raça perversa e submetei-a a vós mesmos.” Papa Urbano II, Concílio de Clermont, 1095. In: DOMINGES, J.E. História em Documento. Imagem e Texto. 2ªed. São Paulo: FTD, 2013. p.107.
A aclamação de Urbano II é considerada o marco inicial das Cruzadas, expedições militares que

36 Q681757 | História, Revolução Industrial, Edital 2022, USP, FUVEST, 2021

Ao opor operários sob vigilância e operários a domicílio, a fábrica reduziu os seus custos sem se ver necessariamente obrigada a adotar uma tecnologia mais eficaz. O argumento da superioridade tecnológica não é, portanto, nem necessário nem suficiente para explicar o advento e o êxito da fábrica.

Stephen Marglin. “Origens e funções do parcelamento das tarefas”. Revista de Administração de Empresas, v.18, nº4. Rio de Janeiro, 1978, p.14. Adaptado.


De acordo com o economista norte-americano, o triunfo da organização econômica fabril deve ser compreendido

37 Q680776 | História, Revolução Industrial, Prova de Conhecimentos Gerais, UEA, VUNESP

A condição essencial da existência e da supremacia da classe burguesa é a acumulação de riquezas nas mãos dos particulares. O progresso da indústria substitui o isolamento dos operários por sua união revolucionária mediante a associação. A burguesia produz, sobretudo, seus próprios coveiros.
(Karl Marx e Friedrich Engels. “O manifesto do Partido Comunista”. In: Textos, vol. III, 1977. Adaptado.)
O Manifesto foi publicado em 1848, período de agitações populares em vários países europeus. Os autores argumentam que, com a Revolução Industrial,

38 Q680269 | História, Revolução Industrial, História e Matemática, UFRGS, UFRGS

Com relação à Revolução Industrial, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações.
( ) Os cercamentos das terras comunais, promovidos pelo governo desde o século XVI, e o êxodo rural contribuíram para o florescimento da revolução industrial na Inglaterra. ( ) A substituição do trabalho artesanal pela manufatura, forma de divisão do trabalho que considera o critério de faixa etária para realização de tarefas, caracterizou a primeira etapa da revolução industrial. ( ) O acesso a matérias-primas, como o ferro e o carvão, utilizados no sistema fabril, possibilitou a construção e o funcionamento do maquinário e a produção de energia. ( ) As fábricas, no século XIX, adotaram um modelo de produção toyotista, caracterizado pela produção de pequenos lotes que atendem a demanda individual do consumidor.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

39 Q679015 | História, Revolução Industrial, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT

Durante a Revolução Industrial, o cercamento dos campos comuns – processo conhecido como enclousers – aumentou a produtividade agrícola e

40 Q681322 | História, Revolução Industrial, Medicina, SÃO CAMILO, VUNESP

Em toda essa diversidade de aperfeiçoamentos tecnológicos, era evidente o caráter unívoco do movimento: a mudança gerava mudança. A oferta barata de carvão revelou-se uma dádiva dos céus para a indústria do ferro, que estava sendo asfixiada pela falta de combustível. Nesse meio tempo, a invenção e a difusão de motores a vapor na indústria têxtil criou uma nova procura de combustível, e, portanto, de carvão; e esses motores tinham um apetite voraz de ferro, o que reclamava mais carvão.
(David S. Landes. Prometeu desacorrentado, 1994. Adaptado.)
O historiador refere-se à primeira Revolução Industrial, destacando
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.