Questões de Vestibular: Revolução Intelectual do século XVIII Iluminismo

Prepare-se para a prova com questões de Revolução Intelectual do século XVIII Iluminismo de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q674895 | História, Revolução Intelectual do século XVIII Iluminismo, Primeiro e Segundo Dia Edital 2021, ENEM, INEP, 2021

TEXTO I
Macaulay enfatizou o glorioso acontecimento representado pela luta do Parlamento contra Carlos I em prol da liberdade política e religiosa do povo inglês; significou o primeiro confronto entre a liberdade e a tirania real, primeiro combate em favor do lluminismo e do Liberalismo.
ARRUDA, J. J. A. Perspectivas da Revolução Inglesa. Rev. Bras. Hist., n. 7, 1984 (adaptado).
TEXTO II
A Revolução Inglesa, como todas as revoluções, foi causada pela ruptura da velha sociedade, e não pelos desejos da velha burguesia. Na década de 1640, camponeses se revoltaram contra os cercamentos, tecelões contra a miséria resultante da depressão e os crentes contra o Anticristo a fim de instalar o reino de Cristo na Terra.
HILL, C. Uma revolução burguesa? Rev. Bras. Hist., n. 7, 1984 (adaptado).
A concepção da Revolução Inglesa apresentada no Texto II diferencia-se da do Texto I ao destacar a existência de

12 Q681599 | História, Revolução Intelectual do século XVIII Iluminismo, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

O século XVIII ficou marcado como o período do Iluminismo, movimento cultural e filosófico que

13 Q679365 | História, Revolução Intelectual do século XVIII Iluminismo, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP

Texto associado.

TEXTO I

Voltaire, filósofo francês (1694-1778): "O trabalho espanta três males: o vício, a pobreza e o tédio".


TEXTO II

Máximo Gorki, escritor russo (1868-1936): "Quando o trabalho é prazer, a vida é uma grande alegria. Quando é dever, a vida é escravidão".

Superinteressante, n. 5, maio 1998.

Sobre o valor do trabalho na vida humana, Voltaire, no contexto do Iluminismo, destaca alguns de seus aspectos positivos; Máximo Gorki, no contexto posterior à Revolução Industrial, aponta para uma visão bastante negativa acerca do mesmo elemento. Dessa forma, a diferença do segundo autor em relação ao primeiro se deve ao fato de que, após a Revolução Industrial,

14 Q679622 | História, Revolução Intelectual do século XVIII Iluminismo, Geografia e História 2 Dia, UECE, UECE CEV

O conteúdo da declaração de Independência dos Estados Unidos da América é típico do pensamento iluminista presente nas colônias no século XVIII. O autor de destaque desse documento seguramente é

15 Q685968 | História, Revolução Intelectual do século XVIII Iluminismo, Prova de Medicina 2018, CESMAC, CEPROS

O papel de Alagoas na ocupação do Nordeste brasileiro pelos holandeses, no século XVII, pode ser compreendido, entre outras variáveis, por

16 Q682486 | História, Revolução Intelectual do século XVIII Iluminismo, Vestibular, UEMG, UEMG, 2022

Leia os artigos transcritos a seguir, extraídos da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 26 de agosto de 1789. Artigo 1º: Os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos. As distinções sociais não podem ser fundamentadas senão sobre a utilidade comum. Artigo 6º: A lei é a expressão da vontade geral. Todos os cidadãos têm o direito de concorrer, pessoalmente ou pelos seus representantes, na sua formação. Ela tem de ser a mesma para todos, quer seja protegendo, quer seja punindo. Todos os cidadãos, sendo iguais aos seus olhos, são igualmente admissíveis a todas as dignidades, lugares e empregos públicos, segundo a capacidade deles, e sem outra distinção que a de suas virtudes e talentos. A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi proclamada no contexto da Revolução Francesa (1789). Sobre esse documento, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi escrita por influência das ideias iluministas em agosto de 1789.
II. A Declaração expressa a defesa e que todos os homens são iguais porque têm direitos iguais e a lei deve representar a vontade geral.
III. A Declaração expressa que a lei deve ser a representação da vontade da nobreza e do monarca.
IV. A Declaração dos Direitos do Homem e do cidadão expressa a defesa da vontade popular sob inspiração da Teoria dos Direitos Divinos do Rei.

17 Q685027 | História, Revolução Intelectual do século XVIII Iluminismo, Vestibular, UNESP, VUNESP

Cada um de nós põe em comum sua pessoa e todo o seu poder sob a direção suprema da vontade geral, e recebemos, enquanto corpo, cada membro como parte indivisível do todo. [...] um corpo moral e coletivo, composto de tantos membros quantos são os votos da assembleia [...]. Essa pessoa pública, que se forma, desse modo, pela união de todas as outras, tomava antigamente o nome de cidade e, hoje, o de república ou de corpo político, o qual é chamado por seus membros de Estado [...].


(Jean-Jacques Rousseau. Os pensadores, 1983.)



O texto, produzido no âmbito do Iluminismo francês, apresenta a doutrina política do

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.