Questões de Vestibular: Segunda Grande Guerra 1939 1945

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11 Q678492 | História, Segunda Grande Guerra 1939 1945, Terceira Etapa, UFPEL, INEP

Os governos autoritários da Alemanha, Itália e Japão atingiram um alto grau de disciplina social, dirigindo seus esforços para a recuperação econômica e o desenvolvimento militar. Esses governos queriam modificar a ordem social estabelecida pelos vencedores da Primeira Guerra.
Historia Global – Brasil e Geral. Volume único. COTRIM, Gilberto. São Paulo: Saraiva. 2002
Alguns acontecimentos marcaram a política internacional de maneira agressiva desses países. Analise as afirmativas:
I) Japão e a invasão da Manchúria; a Itália invadindo a Etiópia e Albânia. Alemanha em expansão pela Renânia, Áustria, Tchecoslováquia e Polônia. II) Alemanha em expansão pela Sérvia; Itália invadindo territórios do Sudão e Japão em ataque surpresa a base de Pearl Harbor. III) Itália anexando territórios da Sérvia; Alemanha invadindo territórios da Polônia e Japão disputando território da Manchúria na China.
Está(ão) correta(s).

12 Q684899 | História, Segunda Grande Guerra 1939 1945, Vestibular 1 semestre, UNIVESP, UNIVESP

As três primeiras copas do mundo foram realizadas em 1930, 1934 e 1938. A quarta edição estava prevista para 1942, porém, só foi realizada em 1950, no Brasil. O fato é que, entre 1939 e 1945, países dos cinco continentes estiveram envolvidos em uma sangrenta guerra, que provocou a morte de 50 milhões de pessoas: a Segunda Guerra Mundial. A respeito do período entre guerras, assinale a alternativa incorreta.

13 Q687872 | História, Segunda Grande Guerra 1939 1945, História, UNICENTRO, UNICENTRO

Conflito armado, envolvendo os Estados do Paraná e Santa Catarina, motivado pela disputa de territórios, cujas repercussões tiveram âmbito nacional, ocorrido entre os anos de 1912 e 1916, ficou conhecido como:

14 Q687049 | História, Segunda Grande Guerra 1939 1945, Vestibular, CÁSPER LÍBERO, CÁSPER LÍBERO

Ondas de povo e milhares e milhares de seres, com o sofrimento gravado nas fisionomias, precipitavam-se pelas ruas, invadindo a Praça Vermelha. Chegou uma banda militar. E o som da “Internacional” fez com que todos, espontaneamente, começassem a cantar. O canto ergueu-se da multidão, como uma vaga que se alteasse sobre a água, em tom solene, majestoso. Da muralha do Kremlin, pendiam até o solo gigantescas bandeiras vermelhas, com inscrições em letras douradas e brancas: “Aos primeiros mártires da Revolução Social Universal!” “Viva a fraternidade dos trabalhadores do mundo inteiro!”. Fonte: REED, John. 10 Dias que Abalaram o Mundo. Porto Alegre: L&PM, 2009, p.314

Em outubro de 1917, a facção Bolchevique do Partido Operário Social-Democrata Russo derrubou o governo provisório de Alexander Kerensky e assumiu o poder, impondo um novo tipo de governo. Assinale a alternativa que justifica a importância histórica desse acontecimento:

15 Q680029 | História, Segunda Grande Guerra 1939 1945, Tipo 3, UEL, UEL

Para proteger o seu patrimônio, o museu do Louvre, em Paris, transferiu para locais secretos grande parte de seu acervo mais valioso e representativo durante a Segunda Guerra Mundial. O Brasil participou dessa Guerra, como documentado no museu da Força Expedicionária Brasileira, no Rio de Janeiro. Os documentos registram o envio de mais de 25 mil integrantes, dos quais cerca de 12 mil foram feridos e, aproximadamente, 470 mortos.


Sobre essa guerra, é correto afirmar que os brasileiros combateram os

16 Q685297 | História, Segunda Grande Guerra 1939 1945, Segundo Dia, UFUMG, UFU-MG

“A não violência é a maior força e a mais ativa do mundo [...] Uma pessoa que sabe expressar a não violência em sua vida exerce força superior a todas as forças da brutalidade [...]” Revista Paz e Terra, n. 6, ano II, p. 283. (Adaptado)
Mahatma Gandhi destacou-se como um líder pacifista que acreditava que a independência indiana da Inglaterra seria conquistada a partir da não violência e da mobilização espiritual. Primeiro país a conseguir a independência após a Segunda Guerra Mundial, a Índia não conseguiu manter a sua unidade territorial.

Em relação a esse processo, é INCORRETO afirmar que

17 Q682375 | História, Segunda Grande Guerra 1939 1945, Exame Único, UERJ, UERJ, 2022

Os patrimônios difíceis − também conhecidos como patrimônios sombrios, marginais ou da dor − estão associados ao sofrimento, à exceção, ao encarceramento, à segregação, à punição e à morte. Tais patrimônios podem reunir a função de local de peregrinação com a finalidade de rememoração coletiva e de reconhecimento de direitos e de reparação. A visitação aos patrimônios difíceis ou sombrios traz tensões morais e éticas e exigem mediação e objetivos educativos.
CRISTINA MENEGUELLO Adaptado de CARVALHO, A.; MENEGUELLO, C. (orgs). Dicionário temático de patrimônio: debates contemporâneos. Campinas: Ed. da Unicamp, 2020.
O bem cultural que se enquadra no conceito de patrimônio difícil explicitado no texto é:

18 Q682490 | História, Segunda Grande Guerra 1939 1945, Vestibular, UEMG, UEMG, 2022

“Basta uma rápida olhada nas origens do movimento nazista para descartar completamente a ideia de que o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP) fosse de esquerda, afirma o historiador Jürgen Zarusky, do Instituto para História Contemporânea MuniqueBerlim. ‘[O nazismo] era profundamente enraizado em tendências extremistas de direita que já existiam ao fim da Primeira Guerra Mundial’, explica. E essa é uma posição há muito consolidada entre especialistas. ‘Nenhum historiador profissional classificaria a ditadura nazista como de esquerda. O Nacional-Socialismo e o conceito de volksgemeinschaft (comunidade nacional) eram antiliberais, racistas e nacionalistas,’ diz o historiador André Postert, do Instituto Hannah Arendt, de Dresden.”
(Entenda as origens do Nazismo. Carta Capital. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/politica/entenda-as-origensideologicas-do-nazismo/) Acesso em 18 jan 2022.
O debate sobre a orientação ideológica do nazismo se espalhou pelas redes sociais nos últimos anos em que muitos argumentam sobre o regime nazista alemão, sem o devido conhecimento científico. A respeito do tema, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. O regime nazista promoveu a formação de guetos, a criação de campos de concentração e trabalhos forçados, o confisco de bens e a perseguição a judeus, comunistas, homossexuais etc.
II. O regime nazista representou a defesa da união europeia contra os avanços dos interesses norte-americanos.
III. O governo nazista promoveu a eugenia que desembocou em genocídio sistemático, fuzilamentos sumários, migração forçada de judeus e outros grupos considerados como inferiores pelo discurso oficial.
IV. O regime nazista representou a defesa de todas as nações europeias contra os avanços dos interesses do capitalismo norte-americano e dos banqueiros judeus.
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