Questões de Enem e Vestibular: Sistema Digestório Humano

Prepare-se para a prova com questões de Sistema Digestório Humano de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q674514 | Biologia, Sistema Digestório Humano, Edital 2020, ENEM, INEP, 2020

Na indústria farmacêutica, é muito comum o emprego de substâncias de revestimento em medicamentos de uso oral, pois trazem uma série de benefícios como alteração de sabor em medicamentos que tenham gosto ruim, melhoria da assimilação do composto, entre outras ações. Alguns compostos poliméricos à base do polissacarideo celulose são utilizados para garantir que o fármaco somente seja liberado quando em contato com soluções aquosas cujo pH se encontre próximo da faixa da neutralidade.
BORTOLINI, K. et al. Análise de perfil de dissolução de cápsulas gastrorresistentes utilizando polímeros industriais com aplicação em farmácias magistrais. Revista da Unifebe. n. 12.2013 (adaptado).
Qual é a finalidade do uso desse revestimento à base de celulose?

13 Q679656 | Biologia, Sistema Digestório Humano, Biologia, UNICENTRO, UNICENTRO

A boca é onde se inicia o processo de digestão dos alimentos, principalmente a digestão química dos carboidratos. A saliva possui a enzima amílase, também denominada ptalina, que digere o amido e outros polissacarídeos, como no caso do glicogênio, reduzindo-os em moléculas menores, como a maltose. Essa enzima perde sua ação em pH ácido, logo sua ação é inibida ao chegar no estômago.
Sobre os eventos que se desenvolvem durante a digestão de carboidratos, é correto afirmar:

14 Q680435 | Biologia, Sistema Digestório Humano, Edital nº 01/ 2020, FIMCA, Instituto Consulplan

É predominantemente no duodeno e nas primeiras porções do jejuno, que ocorre a digestão do quimo, massa acidificada e semilíquida transformada no estômago a partir do alimento ingerido. Há uma secreção, que contém diversas enzimas responsáveis por completarem a digestão no intestino delgado, produzida por milhares de pequenas glândulas presentes na mucosa intestinal conhecida por:

15 Q682239 | Biologia, Sistema Digestório Humano, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP, 2021

A intolerância à lactose é causada pela deficiência na produção da enzima lactase, dificultando a digestão desse carboidrato. Entre os sintomas dessa deficiência estão: diarreia, dores abdominais, inchaço, náuseas e, às vezes, vômitos e flatulência (excesso de gases).

Para não ter esses sintomas, as pessoas com essa deficiência devem evitar a ingestão de

16 Q679209 | Biologia, Sistema Digestório Humano, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP

Existem inúmeros processos para a conservação de alimentos, um deles consiste em expor a carne ou derivados de carne aos gases produzidos pela combustão incompleta da madeira. Além de perder água, a carne sofre uma ação antimicrobiana de alguns compostos presentes na fumaça, como ácido metílico, aldeídos e cetonas, que apresentam função antisséptica, e também fenóis e cresóis que, além da função antisséptica, são aromatizantes e desenvolvem a coloração característica desses alimentos.

O processo descrito é denominado:

17 Q680234 | Biologia, Sistema Digestório Humano, Tipo 01, FASEH, Instituto Consulplan

O conjunto de processos que começa da ingestão do alimento até a sua assimilação pelas células é conhecido por nutrição. A espécie humana, diferente de muitas outras espécies, é conhecida por apresentar nutrição heterótrofa e onívora, pois:

18 Q682318 | Biologia, Sistema Digestório Humano, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP, 2021

Entre os alimentos que possuem propriedades funcionais estão incluídos aqueles que contêm probióticos, como os lactobacilos vivos.
A ação desses microrganismos é de

19 Q679306 | Biologia, Sistema Digestório Humano, Técnico em Massoterapia, UFRN, COMPERVE UFRN

Texto associado.

O texto abaixo servirá de base para a questão.

A família Monteiro vive em uma cidade do interior de um estado da região Nordeste e vivencia os problemas comuns nesse contexto social. O senhor João, 83 anos de idade, passou a morar recentemente com a família do filho mais velho, após a morte de sua esposa, a senhora Maria, de acidente vascular grave. Seu filho mais velho, Pedro, de 63 anos, mora com uma família de três filhos e a esposa Lúcia, de 52 anos, em uma casa de periferia com cinco cômodos, sendo três quartos, um banheiro, uma sala e uma cozinha. Os filhos, Pedro Júnior (16 anos), Maria Eduarda (15 anos) e Luís Paulo (9 anos) dividem um dos quartos e estudam em uma escola pública do bairro. Essa família vivencia a rotina e os desafios cotidianos de uma família de classe média baixa.

A relação dos irmãos tem se mostrado conflituosa e com problemas de ordem física e emocional, o que tem causado tristeza e aborrecimento ao senhor João, que tem problemas cardíacos. Com a morte da esposa e a mudança em sua vida, o senhor João tem se apresentado calado e sem se alimentar direito. Além disso, Maria Eduarda teve que dividir um quarto pequeno com os irmãos, no qual cabe apenas uma cama, em que dormem dois juntos, e o outro em uma rede acima da cama. Eduarda reclama bastante, porque Pedro Júnior fica muito tempo no banheiro, preocupado, pois observou que, em seu pênis, há uma ferida que não dói, não coça, não arde e não tem pus. Ele também tem sentido ínguas (caroços) na região da virilha que causam incômodo.

A doença de Maria Eduarda decorre da alteração na insulina, hormônio produzido por uma importante glândula do corpo humano que é responsável pela produção de hormônios e enzimas digestivas. Por apresentar essa dupla função, essa estrutura pode ser considerada um órgão do sistema endócrino e digestório e, por produzir enzimas e hormônios, é considerada um exemplo de glândula mista, ou seja, apresenta funções exócrinas e endócrinas. Essa glândula é

20 Q686412 | Biologia, Sistema Digestório Humano, Vestibular Primeiro Semestre, IF Goiano, INEP

Segundo dados levantados pelo Green Peace, a reciclagem de papel tem efeitos positivos não só em termos da redução da poluição provocada pelas indústrias de papel e celulose, como também pode ocasionar um aumento na economia do processo comparado ao do papel virgem, como: redução de 74% da poluição do ar; redução de 95,5 a 98% do consumo água utilizada na produção de papel; redução dos gastos operacionais em 64%.
Disponível em: <sistemas.eel.usp.br/docentes/arquivos/5840556/434/apostila4papelecelulose.pdf> e <portalresiduossolidos.com/reciclagemde-papel-2/>. Acesso em: 15 out. 2018. [Adaptado].

Sobre esse assunto é correto afirmar que
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.