Questões de Vestibular: Sistema Nervoso Humano

Prepare-se para a prova com questões de Sistema Nervoso Humano de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q678430 | Biologia, Sistema Nervoso Humano, Vestibular de Medicina, UNIFACIG, CONSULPLAN

O sistema nervoso pode ser comparado a uma rede de comunicações onde as mensagens são os pulsos elétricos que viajam rapidamente por “cabos transmissores”, estabelecendo uma comunicação entre as partes do corpo e uma “estação central”, responsável por interpretar as informações obtidas e elaborar respostas adequadas, enviando-as aos músculos, que são os órgãos do corpo responsáveis pelas ações.
(Amabis J. M. e Martho G. R. Biologia dos organismos, volume 2, biologia dos organismos, Editora Moderna, São Paulo, 2010.)
Os “cabos transmissores” e a “estação central” descritos no trecho estão se referindo, respectivamente, a:

2 Q685702 | Biologia, Sistema Nervoso Humano, Prova ||, URCA, CEV URCA

Existem dois grupos principais de gliócitos, classificados de acordo com sua origem: macróglias e micróglias. As macróglias podem ser de três tipos principais: astrócitos, oligodendrócitos e células de Schwann.
I. Os astrócitos estabelecem uma ponte nutritiva entre o sangue e os neurônios, dão sustentação física ao tecido nervoso e participam da recuperação de lesões.
II. Os oligodendrócitos estão presentes no sistema nervoso central e seus prolongamentos especiais constituem a bainha de mielina.
III. As células de Schwann estão presentes no sistema nervoso periférico e auxiliam o funcionamento dos neurônios.
Sobre as células da macróglias, pode-se afirmar que:

3 Q677513 | Biologia, Sistema Nervoso Humano, PPL, ENEM, INEP

A cafeína atua no cérebro, bloqueando a ação natural de um componente químico associado ao sono, a adenosina. Para uma célula nervosa, a cafeína se parece com a adenosina e combina-se com seus receptores. No entanto, ela não diminui a atividade das células da mesma forma. Então, ao invés de diminuir a atividade por causa do nível de adenosina, as células aumentam sua atividade, fazendo com que os vasos sanguíneos do cérebro se contraiam, uma vez que a cafeína bloqueia a capacidade da adenosina de dilatá-los. Com a cafeína bloqueando a adenosina, aumenta a excitação dos neurônios, induzindo a hipófise a liberar hormônios que ordenam às suprarrenais que produzam adrenalina, considerada o hormônio do alerta.
Disponível em: http://ciencia.hsw.uol.com.br. Acesso em: 23 abr. 2010 (adaptado)
Infere-se do texto que o objetivo da adição de cafeína em alguns medicamentos contra a dor de cabeça é

4 Q678068 | Biologia, Sistema Nervoso Humano, Medicina, UEA, VUNESP

O sistema nervoso autônomo humano é responsável pelo controle das funções vegetativas, tais como a homeotermia, a respiração e a circulação. Tal controle, cujo objetivo é a manutenção do equilíbrio das condições fisiológicas internas (homeostasia), ocorre em função

5 Q679759 | Biologia, Sistema Nervoso Humano, Biologia, UDESC, UDESC

A transmissão de impulsos nervosos normalmente se dá por meio de sinapses químicas, as quais se caracterizam pela ausência de contato físico entre os neurônios. A transmissão do impulso nervoso é possível devido à liberação de substâncias denominadas neurotransmissores.

Assinale a alternativa que indica duas destas substâncias.

6 Q679529 | Biologia, Sistema Nervoso Humano, Biologia Primeiro Dia, UECE, UECE CEV

As membranas que recobrem o cérebro humano são denominadas de

7 Q677827 | Biologia, Sistema Nervoso Humano, Prova de Medicina20201 2° DIA, CESMAC, CEPROS

O transplante de órgãos a partir de doador falecido é autorizado, do ponto de vista médico, após confirmada a morte encefálica, condição que representa a perda completa e irreversível das funções cerebrais; ou seja, a interrupção das funções do córtex cerebral e do tronco cerebral. Considerando o exposto, qual função não está associada ao tronco cerebral?

8 Q685378 | Biologia, Sistema Nervoso Humano, Inglês, UEG, UEG

Para regulação da pressão arterial em seres humanos, mecanismos de retroalimentação do sistema nervoso autônomo pela ação de terminações nervosas livres e densamente ramificadas na camada adventícia são evidenciadas. Essas terminações são ativadas quando a parede das artérias se deforma por ação mecânica e, dentro de segundos, regulam a frequência cardíaca, débito cardíaco, contratilidade do miocárdio, resistência vascular periférica e fluxo sanguíneo local. A denominação dessas terminações nervosas é:

9 Q685860 | Biologia, Sistema Nervoso Humano, Vestibular, IFPE, IF PE

Leia o TEXTO 8 para responder à questão TEXTO 8
As substâncias X são produzidas pelos neurônios e são liberadas quando o axônio de um neurônio pré-sináptico é excitado. Estas substâncias, então, viajam pela sinapse até a célula alvo, inibindo-a ou excitando-a. A disfunção na quantidade produzida e utilizada da substância X está intimamente ligada à depressão.
ANDRADE, Rosângela Vieira de; et al. Atuação dos Neurotransmissores na Depressão. Disponível em: <http://www.saudeemmovimento.com.br/revista/artigos/cienciasfarmaceuticas/v1n1a6.pdf>. Acesso em: 06 maio 2019 (adaptado)
A substância X mencionada no TEXTO 8, presente nas sinapses químicas e intimamente ligada à depressão, refere-se

10 Q684866 | Biologia, Sistema Nervoso Humano, Vestibular 2 semestre, UNIVESP, VUNESP

Um estudante observou em uma fazenda algumas vacas pastando e, sobre elas, havia algumas aves, chamadas anus, retirando carrapatos que estavam na pele dos ruminantes. Considerando uma cadeia alimentar e a existência de algumas interações ecológicas entre esses animais, o nível trófico ocupado pelas vacas, a interação entre as vacas e os anus e a interação entre os carrapatos e as vacas são, respectivamente,
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.