Questões de Vestibular: Transformações Químicas

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1 Q685775 | Texto associado, Transformações Químicas, Prova I Física Matemática Química Biologia, URCA, CEV URCA

Texto associado.

Texto a ser utilizado na questão.


Escorro o suor do meio dia

Assobiando a melodia

Eu tento saciar

Com o gole da cabaça

Passa a sede mas não passa

O jejum o jejum há.


O sol esquenta minha cabeça

Vixe maria não se esqueca

Também de esquentar

Com seus beijos minha vida

Eo sobejo da comida

Que sobrou do jantar.


João acabou-se a farinha

E o querosene da cozinha

No feijão "gurgui" já deu


Pai traz um vestido de chita

Que eu quero ficar bonita

Bonita que nem um mateu


Tenha paciência minha gente

Foi a seca e a enchente

E o culpado não sou eu.

(Música: Meio Dia, Luiz Fidelis)

A população do sertão nordestino convive com chuvas escassas e longos períodos de estiagens o que provocam grandes problemas a todos que habitam esta região. A fome e a sede são grandes problemas encontrados por uma parcela da população, com o “gole da cabaça” o sertanejo tem mais disposição física e mantem sua temperatura corporal perto do normal, pois o corpo utiliza a água para manter adequado o pH dos fluidos biológicos e o equilíbrio químico das substancias do organismo. Quando não tomamos quantidades suficientes de água, nossos rins têm de trabalhar mais para eliminar substancias tóxicas do organismo. A exposição prolongada ao calor causa a transpiração e, assim, a perda de sais minerais, principalmente sais de sódio, importantes para o equilíbrio orgânico, que tecnicamente chamam-se hidro-eletrolíticos. Isso ocorre porque minerais como sódio, potássio, magnésio e cálcio são importantes para a maioria das funções de contração muscular do nosso corpo. Esses minerais, perdidos pelo suor durante a transpiração, também podem ser repostos pela ingestão de bebidas isotônicas.

Considerando as informações do texto, tem se as seguintes afirmativas:

I. O íons sódio e o potássio são metais de transição
II. O suor é uma mistura homogênea.
III. A falta de água no organismo induz a doenças porque as espécies vitais mudam suas concentrações e, consequentemente, o equilíbrio químico no interior do corpo.
IV. Os íons sódio, magnésio e cálcio liberados pelo suor, possuem cargas iguais a +1, +2 e +2, respectivamente.

Assinale a alternativa que reúne somente afirmativas corretas:

2 Q674506 | Química, Transformações Químicas, Edital 2020, ENEM, INEP, 2020

A sacarase (ou invertase) é uma enzima que atua no intestino humano hidrolisando o dissacarídeo sacarose nos monossacarídeos glicose e frutose. Em um estudo cinético da reação de hidrólise da sacarose (C12H22O11), foram dissolvidos 171 g de sacarose em 500 mL de água. Observou-se que, a cada 100 minutos de reação, a concentração de sacarose foi reduzida à metade, qualquer que fosse o momento escolhido como tempo inicial. As massas molares dos elementos H, C e O são iguais a 1, 12 e 16 g mol-1, respectivamente.
Qual é a concentração de sacarose depois de 400 minutos do início da reação de hidrólise?

3 Q684910 | Química, Transformações Químicas, Vestibular 1 semestre, UNIVESP, UNIVESP

A queima de uma substância se dá pela reação de combustão entre um comburente e um combustível. Diversos produtos podem ser formados nesta reação, como H2O, CO2, CO, H2 e CH4. Alguns destes componentes podem causar a chuva ácida que prejudica o meio ambiente com danos aos ciclos biogeoquímicos do planeta e o agravamento do efeito estufa. A combustão completa de uma substância produz gás carbônico e água como produtos. Considere a reação de combustão completa do etileno mostrada abaixo.

C2H4 + 3O22CO2 + 2H2O


Considere as massas molares de C2H4,O2 e CO2 iguais a 28 g/mol, 32 g/mol e 44 g/mol, respectivamente e assinale a alternativa correta que apresenta quantos gramas de CO2 serão formados com uma massa inicial de C2H4 igual a 2g e de O2 igual a 6g e se a reação é endotérmica ou exotérmica.

4 Q674511 | Química, Transformações Químicas, Edital 2020, ENEM, INEP, 2020

O crescimento da frota de veículos em circulação no mundo tem levado à busca e desenvolvimento de tecnologias que permitam minimizar emissões de poluentes atmosféricos. O uso de veículos elétricos é uma das propostas mais propagandeadas por serem de emissão zero. Podemos comparar a emissão de carbono na forma de CO2 (massa molar igual a 44 g mol-1) para os dois tipos de carros (a combustão e elétrico). Considereque os veículos tradicionais a combustão, movidos a etanol (massa molar igual a 46 g mol-1), emitem uma média de 2,6 mol de CO2 por quilômetro rodado, e os elétricos emitem o equivalente a 0,45 mol de CO2 por quilômetro rodado (considerando as emissões na geração e transmissão da eletricidade). A reação de combustão do etanol pode ser representada pela equação química:
C2H5OH (I) + 3 O2 (g)2 CO2 (g) + 3 H2O(g)
Foram analisadas as emissões de CO2 envolvidas em dois veículos, um movido a etanol e outro elétrico, em um mesmo trajeto de 1.000 km.
CHIARADIA, C. A. Estudo da viabilidade da implantação de frotas de veículoselétricos e híbridos elétricos no atual cenário econômico, político, energético e ambiental brasileiro. Guaratinguetá: Unesp. 2015 (adaptado).
A quantidade equivalente de etanol economizada, em quilograma, com o uso do veículo elétrico nesse trajeto, é mais próxima de

5 Q686340 | Texto associado, Transformações Químicas, Segundo Dia, EBMSP, EBMSP

Texto associado.
Os produtos cosméticos e de higiene pessoal são utilizados há milhares de anos em todas as partes do mundo. O aperfeiçoamento e a inovação das embalagens, como a fabricação de tubos descartáveis, a pesquisa e o desenvolvimento de materiais menos tóxicos para o tingimento, alisamento ou ondulação dos cabelos, xampus, cremes dentais com flúor e maquiagens, entre outros, contribuíram para o crescimento das grandes indústrias de cosméticos e de produtos para a higiene pessoal conhecidas atualmente.
Com base nessas informações associadas aos conhecimentos sobre as propriedades dos sistemas e das substâncias químicas, é correto afirmar:

6 Q684038 | Química, Transformações Químicas, Vestibular 3 Dia, UFRGS, UFRGS

De acordo com a teoria das colisões, para ocorrer uma reação química em fase gasosa deve haver colisões entre as moléculas reagentes, com energia suficiente e com orientação adequada.

Considere as seguintes afirmações a respeito da teoria das colisões.

I - O aumento da temperatura aumenta a frequência de colisões e a fração de moléculas com energia suficiente, mas não altera a orientação das moléculas.

II - O aumento da concentração aumenta a frequência das colisões.

III- Uma energia de ativação elevada representa uma grande fração de moléculas com energia suficiente para a reação ocorrer.

Quais estão corretas?

7 Q688920 | Química, Transformações Químicas, Vestibular, UEMG, INSTITUTO AOCP

Em relação às propriedades de ácidos e bases e às possíveis reações entre eles, assinale a alternativa correta.

8 Q677895 | Texto associado, Transformações Químicas, Vestibular Medicina, FAGOC, CONSULPLAN

Texto associado.
Analise a seguinte reação para responder à questão.

“7,05 kg de perclorato de amônio sólido reage com 3,0 kg de alumínio sólido formando os produtos na forma gasosa óxido de alumínio, gás nitrogênio, ácido clorídrico e água.”
Conforme a reação analisada, a quantidade de nitrogênio, em mol, produzida é:

9 Q676772 | Química, Transformações Químicas, PPL, ENEM, INEP

Climatério é o nome de um estágio no processo de amadurecimento de determinados frutos, caracterizado pelo aumento do nível da respiração celular e do gás etileno (C2H4). Como consequência, há o escurecimento do fruto, o que representa a perda de muitas toneladas de alimentos a cada ano.

É possível prolongar a vida de um fruto climatérico pela eliminação do etileno produzido. Na indústria, utiliza-se o permanganato de potássio (KMnO4) para oxidar o etileno a etilenoglicol (HOCH2CH2OH), sendo o processo representado de forma simplificada na equação:

2KMnO4+3 C2H4+4H2O → 2 MnO2 + 3HOCH2CH2OH + 2KOH

O processo de amadurecimento começa quando a concentração de etileno no ar está em cerca de 1,0 mg de C2H4 por kg de ar.

As massas molares dos elementos H, C, O, K e Mn são, respectivamente, iguais a 1 g/mol, 12g/mol, 16g/mol, 39 g/mol e 55 g/mol.

A fim de diminuir essas perdas, sem desperdício de reagentes, a massa mínima de KMnO4 por kg de ar é mais próxima de

10 Q686516 | Texto associado, Transformações Químicas, Língua Inglesa, IF Sul RioGrandense, INEP

Texto associado.
INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo.

O ovo perfeito

Nenhum lugar da casa se parece tanto com um laboratório de química quanto a cozinha, onde diversos ingredientes são misturados, queimados, fermentados e submetidos a processos dignos de experiências científicas. Assim como no laboratório, ter noções de química é essencial para que o cozinheiro consiga preparar corretamente os pratos, até os mais simples. Veja, por exemplo, como levar à perfeição a arte de cozinhar ovos.

A clara possui água, gordura e colesterol. Também tem muitas proteínas que mudam de forma quando aquecidas. Elas se desenrolam e deixam expostas regiões na superfície que as ligam a outras proteínas, formando um emaranhado que transforma a clara no material sólido e branco que conhecemos. O ovo também tem bolhas de ar para que o filhote comece a respirar. Elas se tornam um problema quando cozinhamos porque, além de deixar o fundo do ovo chato, ainda podem aumentar a pressão interna e fazê-lo rachar. Para resolver o problema, basta furar o fundo da casca com uma agulha antes de cozinhar e colocar sal ou limão na água. Os dois ingredientes conseguem tampar o buraco porque agem sobre a clara da mesma forma que o calor: fazem as proteínas se juntarem e endurecerem antes que o ovo vaze na panela.

Há também outras maneiras pelas quais o ovo pode explodir. A casca é irregular e, ao aquecer, cada uma das partes começa a se expandir de forma diferente, o que pode levar a rachaduras. É preciso controlar a forma como ele esquenta para que isso não aconteça. Coloque o ovo em água fria, aqueça até ferver, reduza o fogo por mais 10 minutos e jogue em outro recipiente com água fria. Esse último procedimento também ajuda a eliminar aquela substância esverdeada que se forma em volta da gema. Ela surge quando o sulfeto de hidrogênio presente na clara esquenta e se expande.

O aumento de pressão o faz migrar para as regiões mais frias do ovo, como a gema, onde ele reage com o ferro e forma sulfeto de ferro, o material verde. Quando jogamos o ovo em água fria, a casca diminui de temperatura e atrai o sulfeto para longe da gema.

Finalmente, é bom saber que, quanto mais velho um ovo, mais fácil ele descasca. Ao envelhecer, ele se torna menos ácido, o que faz com que a membrana interna da casca se enfraqueça e não grude na parte branca.

É recomendável deixar os ovos ao menos uma semana na geladeira, com cuidado para que eles não estraguem.

Seguindo todas as dicas, o ovo terá formato, aparência e gosto perfeitos.


Que mistura: as histórias curiosas da química.Disponível em: <https://super.abril.com.br/ciencia/que-mistura-as-historiascuriosas-da-quimica/>. Acesso em: 19 mar. 2

Avalie as afirmações abaixo.



I - “ clara possui água, gordura col st rol.” Isso significa qu a clara é uma mistura homogênea.

II - “Também t m muitas prot ínas qu mudam d forma quando aqu cidas. Elas s d s nrolam deixam expostas regiões na superfície que as ligam a outras proteínas, formando um emaranhado que transforma a clara no material sólido branco qu conh c mos.” Essa mudança d comportamento deve-se às forças intermoleculares.

III - “O ovo também t m bolhas d ar para qu o filhot com c a r spirar.” omo o ar atmosférico é composto, aproximadamente, de 20% de gás oxigênio e 80% de gás nitrogênio, os filhotes aproveitam o oxigênio da mistura gasosa para se manterem vivos.

IV - O cozimento dos ovos é um processo endotérmico.

V - Se adiciona o limão na água de cozimento do ovo para deixá-la ácida.

Assinale a alternativa correta.

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