Questões de Vestibular: Transformações Químicas

Prepare-se para a prova com questões de Transformações Químicas de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q687208 | Química, Transformações Químicas, Primeiro Semestre, IF Sudeste MG, IF SUDEST MG

Quase todos os anos, algum meio de comunicação anuncia que um grande asteroide pode estar em rota de colisão com nosso planeta. Se de fato isso vier a ocorrer, além de várias catástrofes na superfície da Terra, anunciam-se também alterações no movimento do planeta em relação ao Sol. Com a finalidade de facilitar nossa análise, vamos simplificar demasiadamente as condições dessa colisão. Ignorando a rotação da Terra e do asteroide, consideremos que no momento da colisão ambos os corpos apresentem o vetor velocidade nas mesmas direções e sentidos. Se imaginarmos um grande asteroide do Sistema Solar, com massa 30.000 (trinta mil) vezes menor que a massa da Terra, se, ainda, tomarmos as velocidades aproximadas da Terra e do asteroide, respectivamente, 100.000 km/h e 40.000 km/h em relação ao Sol, qual seria, aproximadamente, a variação de velocidade da Terra em relação ao Sol após a colisão? Note que, neste caso, a Terra é que colide com o asteroide.

42 Q684165 | Química, Transformações Químicas, Tarde, PUC RJ, PUC RJ

Uma resistência de 5,0 kΩ é ligada em série com uma bateria de 200 V. A resistência é colocada em um recipiente com 0,12 kg de água. Considerando cágua = 4,0 x 103 J/kgK, qual é a variação de temperatura, em grau Kelvin, observada na água, após 60s?

43 Q687778 | Química, Transformações Químicas, Química, UNICENTRO, UNICENTRO

Nanotecnologia pode ser entendida como o conjunto de procedimentos utilizados para a manipulação da matéria, numa escala atômica e molecular. Na prática, trata da criação de novos materiais, novos produtos e processos levando-se em consideração a capacidade moderna de ver e manipular átomos e moléculas. Da ficção para a realidade a nanotecnologia já está presente em nosso cotidiano, em transistores, produtos esportivos, biotecnologia, roupas inteligentes, etc. Os nanotubos de carbono, em particular, são folhas de grafeno enroladas para formar uma peça cilíndrica com diâmetro de 1nm. As afirmativas abaixo tratam do carbono e suas ligações.
I. Nanotubos de carbono são variedades alotrópicas do carbono, assim como o diamante e o buckminsterfulereno.
II. A combustão completa de nanotubo de carbono resulta em gás carbônico.
III. Nanotubos de carbono podem ser classificados como substâncias compostas. Eles sofrem reação de decomposição formando novas substâncias.
IV. Enquanto no diamante, cada átomo de carbono é rodeado tetraedricamente por outros quatro átomos de carbono, na grafita, cada átomo de carbono encontra-se ligado a três outros átomos de carbono. Essas condições conduzem à formação de um cristal molecular, no diamante e placas de hexágonos, na grafita.
V. O carbono é um ametal que faz quatro ligações covalentes para adquirir estabilidade, como é o caso da molécula de metano.
É correto o que se afirma em

44 Q689083 | Química, Transformações Químicas, Vestibular 3° Dia, UFRGS, UFRGS

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes a compostos inorgânicos.

( ) A sílica, presente na areia, e o gás carbônico fazem parte da mesma função inorgânica: os óxidos.

( ) O número de oxidação do oxigênio, no composto OF2, é – 2.

( ) O óxido de alumínio pode comportar-se como óxido ácido ou como óxido básico.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

45 Q689628 | Química, Transformações Químicas, Vestibular, UNESPAR, UNESPAR

Um grupo de alunos do curso de Química, ao entrar no laboratório para uma atividade, deparou-se com alguns recipientes não rotulados, embora todos contivessem uma substância líquida e incolor.

Considerando as substâncias, os acadêmicos determinaram as seguintes propriedades para reconhecimento: 1) massa, 2) volume, 3) ponto de ebulição, 4) densidade.

Com base nestas informações, indique quais propriedades possibilitaram aos acadêmicos a identificação das substâncias:

46 Q688379 | Química, Transformações Químicas, Primeira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

O álcool etílico comercializado, uma mistura azeotrópica, que contém 96% de álcool e 4% de água, apresenta

47 Q684029 | Química, Transformações Químicas, Vestibular 3 Dia, UFRGS, UFRGS

Na coluna da direita abaixo, estão relacionadas algumas substâncias químicas; na da esquerda, características dessas substâncias.

Associe adequadamente a coluna da esquerda à da direita.

( ) Sólido com alta maleabilidade e brilho metálico

( ) Gás com coloração esverdeada

( ) Gás pouco denso e altamente inflamável

( ) Substância condutora de eletricidade quando fundida

1. Cloreto de sódio

2. Ouro

3. Cloro

4. Bromo

5. Hidrogênio

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

48 Q689205 | Química, Transformações Químicas, Segundo Semestre, IFF, IFF

O soro caseiro, que serve para combater a desidratação causada por diarreia ou vômito, é uma solução aquosa contendo sal de cozinha (NaCl) e açúcar (C12H22O11). Ele pode ser feito misturando-se 3,5g de sal de cozinha e 20g de açúcar em 1L de água. Em relação ao soro caseiro, assinale a alternativa CORRETA:

Dados:

Coeficiente de Solubilidade do NaCl: 36g NaCl/100mL de água a 20°C; Coeficiente de Solubilidade do C12H22O11: 33g C12H22O11/100mL de água a 20°C.

49 Q674637 | Química, Transformações Químicas, Edital 2020, ENEM, INEP, 2021

A combustão completa de combustíveis fósseis produz água e dióxido de carbono (CO2, massa molar 44 g mol−1). A União Europeia estabeleceu, desde 2012, limite de emissão veicular de 130 g de CO2 por quilômetro rodado (valor aplicável a uma média de veículos de um mesmo fabricante), tendo como penalidade multa, caso o fabricante ultrapasse a meta. A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos com cerca de oito carbonos em sua composição, incluindo isômeros do octano (C8H18). Considere que em uma cidade o consumo médio diário dos carros de um fabricante seja de 10 km L−1 de gasolina, formada apenas por octano (massa molar 114 g mol−1) e que sua densidade seja 0,70 kg L−1 .
A diferença de emissão de CO2 dos carros desse fabricante em relação ao limite estabelecido na União Europeia é

50 Q675919 | Química, Transformações Químicas, Primeiro Dia, ENEM, INEP

As mobilizações para promover um planeta melhor para as futuras gerações são cada vez mais freqüentes. Amaior parte dos meios de transporte de massa é atualmente movida pela queima de um combustível fóssil. A título de exemplificação do ônus causado por essa prática, basta saber que um carro produz, em média, cerca de 200 g de dióxido de carbono por km percorrido.

Revista Aquecimento Global. Ano 2, n° 8. Publicação do Instituto Brasileiro de Cultura Ltda.


Um dos principais constituintes da gasolina é o octano (C 8H18). Por meio da combustão do octano é possível a liberação de energia, permitindo que o carro entre em movimento. A equação que representa a reação química desse processo demonstra que

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.