Questões de Vestibular: Transformações Químicas elementos químicos

Prepare-se para a prova com questões de Transformações Químicas elementos químicos de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q689545 | Química, Transformações Químicas elementos químicos, Primeiro Semestre, CEDERJ, CECIERJ

Dentre os diversos agentes tóxicos, o arsênio é historicamente famoso por se tratar de uma substância muito utilizada na Idade Média para assassinatos com interesses políticos. Podemos até dizer que a morte por arsênio foi a precursora da química forense. Na época, havia uma epidemia desses casos, cuja prevenção era muito difícil, uma vez que óxido de arsênio, As2O3, é um sólido branco, solúvel, sem cheiro e gosto, sendo dificilmente detectado por análises químicas convencionais, o que lhe deu o status de óxido do crime perfeito. Além disso, o óxido de arsênio (III) é um composto muito utilizado na fabricação de vidros e inseticidas. Ele é convertido em ácido arsenioso (H3AsO3 ) em contato com água. Um método para se determinar o teor de arsênio é por meio de oxidação com permanganato de potássio e ácido sulfúrico, conforme equação não balanceada a seguir:

H3AsO3 + KMnO4 + H2SO4 → H3AsO4 + K2SO4 + MnSO4 + H2O

Sabendo que para 2,000 g de amostra foram gastos 10,00 mL de uma solução de KMnO4 0,05 M, em que ocorre a reação acima completa, em meio de ácido sulfúrico, o percentual de arsênio na amostra é:

12 Q678910 | Química, Transformações Químicas elementos químicos, Cursos Técnicos, IFPR, FUNTEF PR

"O ouro, a prata e a platina são os metais preciosos mais populares do mundo. O mais valioso, entretanto, é o ródio, usado principalmente nos catalisadores automotivos para diminuir as emissões de gases tóxicos, na indústria eletrônica, em equipamentos óticos, etc. Na Rússia o ródio é um subproduto da mineração do níquel". (Adaptado de https://economia.uol.com.br/noticias/bbc/2018/08/17/porque-o-rodio-se-tornou-o-metal-precioso-mais-caro-domundo.htm, acessado em 05/08/2019).

A respeito do texto, assinale a alternativa correta.

13 Q680256 | Química, Transformações Químicas elementos químicos, Tipo 01, FASEH, CONSULPLAN

No início do século XIX, os químicos conheciam cerca de 30 elementos e já dispunham de técnicas de laboratório que lhes permitiam determinar uma série de características desses elementos. Dimitri Mendeleev e Meyer criaram, independentemente e, ao mesmo tempo, Tabelas Periódicas muito parecidas. Pouco tempo depois, tais Tabelas Periódicas originariam as utilizadas atualmente. Considerando a Tabela Periódica e suas propriedades, é correto afirmar que:

14 Q686569 | Química, Transformações Químicas elementos químicos, Medicina, FAG, FAG

O ácido clorídrico concentrado, encontrado à venda no comércio especializado, é uma solução aquosa 12 molar em HCl. Um laboratorista precisava preparar 1 litro de solução aquosa de HCl de concentração 1 molar. Para tal, utilizou 8,3ml do "ácido concentrado" que diluiu com água destilada, até obter 1 litro de solução. A solução assim preparada apresentou uma concentração molar igual a:

15 Q677658 | Química, Transformações Químicas elementos químicos, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

Na mitologia grega, Nióbia era a filha de Tântalo, dois personagens conhecidos pelo sofrimento. O elemento químico de número atômico (Z) igual a 41 tem propriedades químicas e físicas tão parecidas com as do elemento de número atômico 73 que chegaram a ser confundidos. Por isso, em homenagem a esses dois personagens da mitologia grega, foi conferido a esses elementos os nomes de nióbio (Z = 41) e tântalo (Z = 73). Esses dois elementos químicos adquiriram grande importância econômica na metalurgia, na produção de supercondutores e em outras aplicações na indústria de ponta, exatamente pelas propriedades químicas e físicas comuns aos dois.

KEAN, S. A colher que desaparece: e outras histórias reais de loucura, amor e morte a partir dos elementos químicos. Rio de Janeiro: Zahar, 2011 (adaptado).


A importância econômica e tecnológica desses elementos, pela similaridade de suas propriedades químicas e físicas, deve-se a

16 Q687415 | Química, Transformações Químicas elementos químicos, Grupo 4, PUC RJ, PUC RJ

Seja uma carga elétrica colocada em repouso em uma determinada região. Considere as seguintes afirmações: I - Na presença unicamente de um campo elétrico, a carga se moverá na direção paralela a esse campo. II - Na presença unicamente de um campo magnético, a carga se moverá na direção perpendicular a esse campo. III - Na presença de uma diferença de potencial elétrico, a carga irá se mover necessariamente no sentido do maior para o menor potencial. Marque a única alternativa correta

17 Q689077 | Química, Transformações Químicas elementos químicos, Vestibular 3° Dia, UFRGS, UFRGS

Considere as seguintes afirmações a respeito do experimento de Rutherford e do modelo atômico de Rutherford-Bohr.

I - A maior parte do volume do átomo é constituída pelo núcleo denso e positivo.

II - Os elétrons movimentam-se em órbitas estacionárias ao redor do núcleo.

III- O elétron, ao pular de uma órbita mais externa para uma mais interna, emite uma quantidade de energia bem definida.

Quais estão corretas?

18 Q684027 | Química, Transformações Químicas elementos químicos, Vestibular 3 Dia, UFRGS, UFRGS

Assinale a alternativa que exibe uma série isoeletrônica.

19 Q685568 | Química, Transformações Químicas elementos químicos, Tarde, UNIOESTE, UNIOESTE

O soro caseiro é uma mistura de água fervida (1 litro) com cerca de 20 gramas de açúcar (C6 H12O6 ) e 3,5 gramas de sal de cozinha (NaCl). A respeito das substâncias químicas que se encontram no soro caseiro é INCORRETO afirmar.

20 Q682754 | Química, Transformações Químicas elementos químicos, Vestibular, UEMA, UEMA, 2022

Uma equipe multidisciplinar, formada por geólogos, por biólogos e por antropólogos, está revelando uma parte pouco conhecida da História do Brasil, no Rio de Janeiro. A análise dos restos de um cemitério de escravos mostra que os trabalhadores que vinham forçados para o Brasil não vieram todos de uma mesma região, mas de lugares muito diferentes dentro da África.
Os pesquisadores chegaram a essa conclusão por uma análise química. Eles pegaram o esmalte dos dentes para descobrir mais sobre a origem dos escravos. O esmalte é a camada externa do dente, formada quase exclusivamente por minerais, e essa composição permanece inalterada durante a vida desse dente. Por isso, ela diz muito sobre a infância de uma pessoa. Os pesquisadores escolheram o elemento químico estrôncio para fazer essa leitura. “O estrôncio é um elemento químico que tem grande afinidade com o cálcio”, explicou um dos pesquisadores. O cálcio é um mineral importante na composição dos ossos e dos dentes, logo o estrôncio também é abundante no corpo humano.
https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/03/analise-quimica-indica-que-escravos-vieram-de-varios-pontos-da-africa.html. Adaptado.
Considere a seguinte afirmativa: “O estrôncio é um elemento químico que tem grande afinidade com o cálcio”. Essa afinidade se justifica porque
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.