Questões de Vestibular: Vegetação

Prepare-se para a prova com questões de Vegetação de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q684194 | Geografia, Vegetação, Segundo Semestre, UNEMAT, UNEMAT

Texto associado.

O conceito Hotspot foi criado em 1988 pelo ecólogo inglês Norman Myers para resolver um dos maiores dilemas dos conservacionistas: quais as áreas mais importantes para preservar a biodiversidade na Terra?

Ao observar que a biodiversidade não está igualmente distribuída no planeta, Myers procurou identificar quais as regiões que concentravam os mais altos níveis de biodiversidade e onde as ações de conservação seriam mais urgentes. Ele chamou essas regiões de Hotspots.

Hotspot é toda área prioritária para conservação, isto é, de alta biodiversidade e ameaçada no mais alto grau. É considerada Hotspot uma área com pelo menos 1.500 espécies endêmicas de plantas (não são encontradas em nenhum outro local), que tenha perdido mais de 3/4 de sua vegetação original, ou seja, que estejam fortemente ameaçadas pelas atividades humanas.

How Stuff Works, Como funcionam os hotspots ambientais. Disponível em: http://ambiente.hsw .uol.com.br/hotspots-ambientais.htm. Acesso em 18 de Nov. 2016. Disponível em: http://www.conservation.org.br/como/index.php?id=8. Acesso em: nov. 2016.

Assinale a alternativa que apresenta as principais características do bioma referido no texto:

12 Q674739 | Geografia, Vegetação, Edital 2020, ENEM, INEP, 2021

Em Goiás e Mato Grosso, as modificações dependeram fundamentalmente de novos manejos aplicados às terras. Acima de tudo, porém, o desenvolvimento regional deveu-se a uma articulada transformação dos meios urbanos e rurais, a serviço da produção tanto de alimentos básicos, como o arroz, por exemplo, quanto de grãos para consumo interno e exportação, como a soja.


AB’SABER, A. N. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê, 2003.


A realidade descrita no texto se estabelece sobre qual domínio morfoclimático?

13 Q689175 | Geografia, Vegetação, Vestibular, UFMS, FAPEC

Leia a letra da canção Televisão, do grupo de rock brasileiro Titãs:

A televisão me deixou burro, muito burro demais
Agora todas coisas que eu penso me parecem iguais
O sorvete me deixou gripado pelo resto da vida
E agora toda noite quando deito é boa noite, querida.
...

Ô Cride, fala pra mãe
Que eu nunca li num livro que um espirro fosse um vírus sem cura
Vê se me entende pelo menos uma vez, criatura!
...
A mãe diz pra eu fazer alguma coisa mas eu não faço nada
A luz do sol me incomoda, então deixa a cortina fechada
É que a televisão me deixou burro, muito burro demais
E agora eu vivo dentro dessa jaula junto dos animais
...
Ô Cride, fala pra mãe
Que tudo que a antena captar meu coração captura
Vê se me entende pelo menos uma vez, criatura!

Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Tony Belloto.

Disponível em: https://www.vagalume.com.br/titas/televisao-2.html
A letra da canção expressa:

14 Q684862 | Geografia, Vegetação, Vestibular 2 semestre, UNIVESP, VUNESP

Na madrugada do dia 01.05.2018, um prédio de 24 andares incendiou-se e desabou no Largo do Paissandu. O edifício era ocupado irregularmente por mais de 140 famílias. Agora, a Defesa Civil vai vistoriar 70 prédios ocupados no centro de São Paulo. Outra decorrência do incêndio foi a reabertura, feita pelo Ministério Público, do inquérito que apurava o risco de desabamento do prédio, que anteriormente foi arquivado. (http://jornal.usp.br/. Adaptado)
O incidente descrito na reportagem retrata os efeitos

15 Q677464 | Geografia, Vegetação, PPL, ENEM, INEP

De fato, que alternativa restava aos portugueses, ao se verem diante de uma mata virgem e necessitando de terra para cultivo, a não ser derrubar a mata e atear-lhe fogo? Seria, pois, injusto reprová-los por terem começado dessa maneira. Todavia, podemos culpar os seus descendentes, e com razão, por continuarem a queimar as florestas quando há agora, no início do século XIX, tanta terra limpa e pronta para o cultivo à sua disposição.
SAINT-HILAIRE, A. Viagem às nascentes do rio S. Francisco [1847]. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1975 (adaptado).
No texto, há informações sobre a prática da queimada em diferentes períodos da história do Brasil. Segundo a análise apresentada, os portugueses

16 Q689807 | Geografia, Vegetação, Segundo Semestre, CEDERJ, CECIERJ

Analise o texto sobre a geopolítica atual:

O conflito sírio teve início em 15 de março de 2011 após protestos pacíficos em Damasco e Deera serem reprimidos com violência pelas forças de segurança do governo. Depois disso, os protestos se transformaram em uma insurreição contra o regime de Bashar al-Assad. O ex-professor de inglês Ammar Al Selmo vive com a mulher e o filho de dois anos em Idlib, no noroeste da Síria. Ele teve o mesmo destino dos mais de 12 milhões de compatriotas expulsos de suas casas. Selmo morava em Alepo, ex-capital econômica da Síria e uma das cidades mais antigas do mundo. Em 2012, o controle da cidade foi dividido entre forças rebeldes e o regime. Em 2013, ele passou a atuar como capacete branco. Ele conta que detestava "cemitérios e ouvir falar em morte”, mas que durante o conflito já perdeu cerca de 120 pessoas de seu entorno, entre familiares, amigos e colegas de trabalho. "Viver ao lado da tragédia” o fez sentir que "a sua obrigação era ajudar e consolar as pessoas”.

Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/03/16/o- -mundo-silenciou-e-a-guerra-na-siria-continua-ate-hoje-diz-socorrista-que-perdeu-mais-de-120-conhecidos-no-conflito.ghtml. Acesso em: 05 maio 2019.

O conflito sírio mencionado refere-se a uma guerra

17 Q676553 | Geografia, Vegetação, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

Ao destruir uma paisagem de árvores de troncos retorcidos, folhas e arbustos ásperos sobre os solos ácidos, não raro laterizados ou tomados pelas formas bizarras dos cupinzeiros, essa modernização lineariza e aparentemente não permite que se questione a pretensão modernista de que a forma deve seguir a função.

HAESBAERT, R. “Gaúchos” e baianos no “novo” Nordeste: entre a globalização econômica e a reinvenção das identidades territoriais. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. C.; CORRÊA, R. L. (Org). Brasil: questões atuais da reorganização do território. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

O processo descrito ocorre em uma área biogeográfica com predomínio de vegetação

18 Q686115 | Geografia, Vegetação, Prova de Medicina20192 1° DIA, CESMAC, CEPROS

Leia o texto a seguir:
Ocorre ao longo dos rios sendo permanentemente atingida pelas cheias. Sua área amplia-se muito no baixo Amazonas, onde a sedimentação é intensa. É uma formação vegetal rica em palmeiras, mas em comparação com outros tipos de florestas da região é a mais pobre em espécies, sendo constituída pelas árvores de menor porte. O extrato arbustivo é inexpressivo, e o extrato herbáceo praticamente não existe
(adaptado de CHRISTOFOLETTI, Antônio. Geografia para o mundo atual. Análise ambiental do Brasil).
A que formação vegetal o autor está se referindo?

19 Q674374 | Geografia, Vegetação, PPL, ENEM, INEP

A topografia predominante no Planalto Central é a de uma região horizontal, chata, que me fez recordar muito do Planalto Central da África do Sul: o mesmo horizonte circular, a mesma vegetação baixa e rala, que permite à vista varrer extensões infinitas. WEIBEL, L. Capítulos de geografia tropical e do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 1979.
Quais formações vegetais pertencem às paisagens apresentadas?

20 Q684372 | Geografia, Vegetação, Vestibular, FATEC, FATEC

Texto associado.
Leia o texto para responder a questão.

(...) segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2 036 448 km², cerca de 22% do território nacional. A sua área contínua (...) resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a sua biodiversidade.

Considerado como um dos *hotspots mundiais de biodiversidade (...) Além dos aspectos ambientais, esse bioma brasileiro tem grande importância social. Muitas populações sobrevivem de seus recursos naturais, incluindo etnias indígenas, quilombolas, geraizeiros, ribeirinhos, babaçueiros e vazanteiros (...) Contudo, inúmeras espécies de plantas e animais correm risco de extinção. Estimase que 20% das espécies nativas e endêmicas já não ocorram em áreas protegidas e que pelo menos 137 espécies de animais estão ameaçadas de extinção. Depois da Mata Atlântica, este é o bioma brasileiro que mais sofreu alterações com a ocupação humana.
Nas três últimas décadas, esse bioma vem sendo degradado pela expansão da fronteira agrícola brasileira.
<http://www.mma.gov.br/biomas> Acesso em: 07.11.2017. Adaptado.

*hotspots são áreas de elevada riqueza natural em termos de biodiversidade e que carecem de uma urgente conservação.


Assinale a alternativa que contenha o bioma ao qual o texto faz referência.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.