Questões de Vestibular: CEPROS

Prepare-se para a prova com questões de CEPROS de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

141 Q677820 | Biologia, Sistema Imunológico, Prova de Medicina20201 2° DIA, CESMAC, CEPROS

Em 2019, uma equipe de pesquisadores da Universidade de São Paulo aplicou com sucesso uma técnica que eliminou o câncer no sistema linfático de um paciente mineiro de 63 anos. Neste caso, linfócitos T do próprio paciente foram coletados e tiveram o DNA alterado, de forma que passassem a produzir receptores na membrana, capazes de reconhecer células tumorais. A seguir, os linfócitos T modificados foram multiplicados em laboratório e, posteriormente, devolvidos ao organismo do paciente. Assim, é possível concluir que células cancerígenas:

142 Q686015 | História e Geografia de Estados e Municípios, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS

Na época da colonização, a escravidão influenciou a economia alagoana, pois os escravos:

143 Q686050 | Biologia, Vírus e bactérias, Provas de Medicina20182 2° DIA PROVA TIPO 1, CESMAC, CEPROS

A Federação Brasileira de Gastroenterologia criou o projeto social “Movimento Brasil Sem Parasitose”, que leva orientação à população de acordo com as diretrizes da Organização Mundial de Saúde. Pode-se afirmar que, dentre medidas profiláticas efetivas para controlar parasitoses na população, está:

144 Q686059 | Química, Cadeias Carbônicas Características e Classificações do Átomo do Carbono, Provas de Medicina20182 2° DIA PROVA TIPO 1, CESMAC, CEPROS

A deficiência de iodo no corpo humano pode causar diversos problemas de saúde, entre eles o bócio, que é o aumento no tamanho da glândula tireóide. No Brasil, desde agosto de 1953, é obrigatório que o sal de cozinha (cloreto de sódio) contenha sais de iodo, mais especificamente o iodato de potássio. Quais são, respectivamente, a distribuição eletrônica do íon K+ e a fórmula molecular do iodato de potássio?

Dado: número atômico do K = 19.

145 Q686107 | História, Medievalidade Europeia, Prova de Medicina20192 1° DIA, CESMAC, CEPROS

Exemplos históricos demonstram o protagonismo feminino em algumas esferas da vida medieval na Europa, especialmente a partir das mudanças do século XI. Diante do que é possível afirmar, os papéis exercidos pelas mulheres, naquela sociedade, variavam de acordo com:

146 Q686116 | Geografia, Sistemas agrícolas, Prova de Medicina20192 1° DIA, CESMAC, CEPROS

A Geografia Econômica do Brasil vem empregando, com frequência, sobretudo quando se refere ao espaço agrário, o termo “AGROECOSSISTEMA”. Sobre esse tema, é correto afirmar o que segue.
1) O agroecossistema é uma unidade básica empregada para análise da sustentabilidade. 2) O agroecossistema inclui de maneira explícita o homem, tanto como produtor como consumidor. 3) Os sistemas agroecológicos promovem a agrobiodiversidade e se relacionam com ela dentro de um processo de relações e interações entre aspectos socioculturais, manejo ecológico de recursos naturais e manejo integrado de ecossistemas. 4) No estudo dos agroecossistemas, realizado sob a ótica geográfica, deve-se levar em consideração apenas as condições edáficas da área que serve de sustentáculo às atividades agrícolas. 5) O processo evoluído na definição de indicadores de sustentabilidade de agroecosssitemas requer ações que objetivam definir e caracterizar a área de estudo e identificar os fatores críticos locais.
Estão corretos:

147 Q686123 | Sociologia, Instituições sociais, Prova de Medicina20192 1° DIA, CESMAC, CEPROS

Instituições Sociais, conforme entendidas pela Sociologia, são:

148 Q686125 | Sociologia, Cultura e identidade nacional, Prova de Medicina20192 1° DIA, CESMAC, CEPROS

Por herança social, se pode entender:

149 Q686130 | Biologia, Sistema Imunológico, Prova de Medicina20192 2° DIA, CESMAC, CEPROS

Recentemente, pela terceira vez na história, um paciente HIV-positivo parece ter sido curado após receber um transplante de medula óssea de um doador com uma mutação genética rara que o torna resistente a esta infecção viral. Apesar de que tal tipo de transplante dificilmente venha a ser adotado como tratamento viável para erradicação da AIDS, seu sucesso está relacionado ao fato de que:

1) o vírus HIV não infecta células da medula óssea, mas somente linfócitos T auxiliares (CD4+ ).
2) a medula óssea recebida pelo paciente abriga células tronco que originarão novas células resistentes ao HIV.
3) as células tronco possuem potencial de diferenciação em tipos celulares diferentes daqueles normalmente infectados pelo vírus HIV.
Está(ão) correta(s) apenas:

150 Q686135 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Prova de Medicina20192 2° DIA, CESMAC, CEPROS

Dados da Agência Espacial Americana (NASA) dão conta de que as emissões de gás carbônico na atmosfera são as maiores em 650.000 anos. Tais emissões contribuem para o aquecimento global porque:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.