Questões de Vestibular: CEPROS

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91 Q678702 | Inglês, Prova de Medicina20201 1° DIA, CESMAC, CEPROS

Texto associado.
Read the text below and answer the following question based on it.

How we learn things shapes our memory

Humans are constantly learning new things. This ability helps us to grow and adapt to new situations daily. But a new study suggests that different learning mechanisms actually shape how the brain stores memories.

As humans, we have not only survived, but thrived throughout time thanks to our ability to learn and adapt to new situations.

Learning itself is a complex process, and there are different types of learning mechanisms through which the brain stores new information and updates old information.

In general terms, there are two ways of learning that humans use to acquire new information in the long term.

One is by association, or through experience. This is when we learn new things incidentally, just because we happened to come across them, or because we are in a new environment that we are learning to navigate little by little.

The other one is learning by reinforcement. This is when we purposefully set out to learn new information — when we take a language course, for example.

A new study conducted by researchers from the Department of Experimental Psychology, the Wellcome Centre for Integrative Neuroimaging, and the Nuffield Department of Clinical Neurosciences — all in Oxford, United Kingdom — indicates that different learning mechanisms have links to memories stored in different parts of the brain.

The researchers add that not only do we store information differently depending on how we acquire it, but that it may be more or less easy for us to lose or change this information for the same reason.

The researchers also explain that the findings indicate that the brain can store information learned through reinforcement for a long time, while other types of information remain more available for updates.

"We also learned that some of this knowledge is very persistent, and the brain does not forget about it even when it becomes irrelevant, while knowledge acquired through an alternative learning mechanism is more flexible and can more easily be changed to new knowledge," notes KleinFlügge.

When it comes to unlearning or forgetting information, the researchers also note that information acquired incidentally through associations is easier to discard than information acquired through goal-oriented learning.

Adaptado de: < https://www.medicalnewstoday.com/articles/326826.php> Acessado em 29 de outubro de 2019.
Generally speaking

92 Q686134 | Biologia, Sistema Esquelético e Muscular Humano, Prova de Medicina20192 2° DIA, CESMAC, CEPROS

O halterofilismo é um esporte olímpico no qual o atleta tenta levantar o maior peso possível, o que gera imensa tensão nas fibras musculares. Sobre este assunto, é correto afirmar que, durante a contração muscular:

93 Q678713 | Conhecimentos Gerais, Política, Prova de Medicina20201 1° DIA, CESMAC, CEPROS

A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim, segundo a Constituição Brasileira, assegurar a todos existência digna e justiça social, conforme os seguintes princípios
1) Busca do pleno emprego 2) Propriedade privada 3) Redução das desigualdades sociais e regionais 4) Atrelamento dos sindicatos ao Governo Federal 5) Propriedade estatal dos meios de produção.

Está(ão) correto(s)

94 Q678714 | Geografia, Pecuária, Prova de Medicina20201 1° DIA, CESMAC, CEPROS

A criação de bovinos desempenha um papel relevante no agronegócio brasileiro, ou seja, vincula-se à cadeia produtiva da agropecuária e representa um elemento na pauta de exportações do país. Sobre esses assuntos, é correto afirmar que:
1) o agronegócio corresponde ao conjunto de atividades ligadas à agropecuária, que inclui, também, fornecedores de equipamentos e serviços à zona rural e à industrialização de seus produtos. 2) a ocupação do território nacional foi, em grande parte, consequência da expansão da área utilizada por diferentes atividades agropecuárias, como, por exemplo, a pecuária bovina, no Nordeste brasileiro. 3) a cadeia da carne bovina destaca-se no contexto da economia rural brasileira, ocupando vasta área do território nacional e respondendo pela geração de emprego e renda de milhões de trabalhadores brasileiros. 4) as atividades de gerenciamento na pecuária de corte se relacionam diretamente com os processos de planejamento, organização, direção, mas não há necessidade do controle das atividades de manejo reprodutivo e, sim, dos aspectos nutricional e sanitário dos rebanhos. 5) as grandes transformações socioeconômicas, políticas, culturais e tecnológicas decorrentes da globalização aumentaram a complexidade da atividade agropecuária, mas, paradoxalmente, não interferiram nos processos de tomada de decisão nesse setor.
Estão corretas:

95 Q686144 | Química, Teoria Atômica átomos e sua estrutura, Prova de Medicina20192 2° DIA, CESMAC, CEPROS

O brometo de potássio (KBr) é um importante sal anticonvulsivante, utilizado tanto em humanos como em cães. Quando comparados os elementos que o constituem, bromo (Br) e potássio (K), podemos dizer acerca das suas propriedades periódicas:

96 Q686145 | Química, Fórmulas, Prova de Medicina20192 2° DIA, CESMAC, CEPROS

Um dos componentes utilizados pela indústria na formulação de enxaguantes bucais é o eucaliptol. Esse composto compõe aproximadamente 90% do óleo essencial de eucalipto. Sabendo que o eucaliptol apresenta 77,8% de carbono, 11,7% de hidrogênio e 10,5% de oxigênio, qual é a fórmula mínima do eucaliptol?
Dados: Massas molares em g.mol-1 : H = 1; C = 12; O = 16.

97 Q681033 | Biologia, Herança ligada ao sexo, Dia 2, CESMAC, CEPROS

O Daltonismo pode se manifestar em uma pessoa que enxerga a cor vermelha como se fosse verde. Este tipo de cegueira a cores é uma doença ligada ao cromossomo X. Considerando que o alelo para o Daltonismo se comporta como recessivo, é correto afirmar que:

98 Q681040 | Biologia, Protistas e algas, Dia 2, CESMAC, CEPROS

Cianobactérias e euglenoides têm em comum o fato de:

99 Q681078 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Dia 1, CESMAC, CEPROS

Texto associado.

A geografia linguística no Brasil


É por meio da língua que o homem expressa suas ideias, as ideias de sua geração, as ideias da comunidade a que pertence, as ideias de seu tempo. A todo instante, utiliza-a de acordo com uma tradição que lhe foi transmitida, e contribui para sua renovação e constante transformação. Cada falante é, a um tempo, usuário e agente modificador de sua língua, nela imprimindo marcas geradas pelas novas situações com que se depara.

Nesse sentido, pode-se afirmar que, na língua, se projeta a cultura de um povo, compreendendo-se cultura no seu sentido mais amplo, aquele que abarca “o conjunto dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições e de outros valores espirituais e materiais transmitidos coletivamente e característicos de uma sociedade”, segundo o novo Aurélio. (...)

Ao falar, um indivíduo transmite, além da mensagem contida em seu discurso, uma série de dados que permite a um interlocutor atento não só depreender seu estilo pessoal, mas também filiá-lo a um determinado grupo.

A entonação, a pronúncia, a escolha vocabular, a preferência por determinadas construções frasais, os mecanismos morfológicos que são peculiares a determinado usuário podem servir de índices que identifiquem: a) o país ou a região de que se origina; b) o grupo social de que faz parte (seu grau de instrução, sua faixa etária, seu nível socioeconômico, sua atividade profissional); c) a situação (formal) ou (informal) em que se encontra. (...)

O Brasil, em decorrência do processo de povoamento e colonização a que foi submetido bem como das condições em que se deu sua independência política e seu posterior desenvolvimento, apresenta grandes contrastes regionais e sociais, estes últimos perceptíveis mesmo em grandes centros urbanos, em cuja periferia se concentram comunidades mantidas à margem do progresso.

Um retrato fiel, atual, de nosso país teria de colocar lado a lado: executivos de grandes empresas; técnicos que manipulam, com desenvoltura, o computador; operários de pequenas, médias e grandes indústrias; vaqueiros isolados em latifúndios; cortadores de cana; pescadores artesanais; plantadores de mandioca em humildes roças; viajantes que comerciam pelo sertão; indígenas aculturados. (...)

Detentores de antigos costumes portugueses aqui reelaborados pelo contato com outra terra e outras gentes ou, já em acelerado processo de mestiçagem étnica e linguística, esquecidos das origens, esses homens e mulheres guardam, na sua forma de expressão oral, as marcas de nossa identidade linguístico-cultural e a resposta a muitas indagações e a diversas hipóteses sobre a história e o estado atual do português do Brasil.


(Sílvia F. Brandão. A geografia linguística no Brasil. São Paulo: Ática, 1991. p.5-17. Adaptado)

Os termos com que está formulado o último parágrafo do Texto admitem que:


1) cada língua expressa os traços de sua identidade linguístico e cultural.

2) o português do Brasil sentiu os efeitos da sua histórica mestiçagem étnica e linguística.

3) as línguas de um povo são imunes a eventuais contatos com outros povos, sua língua e seus costumes.

4) a história de cada língua pode esclarecer muitas indagações e hipóteses sobre sua identidade.


Estão corretas:

100 Q681084 | Português, Regência, Dia 1, CESMAC, CEPROS

Texto associado.
Como e por que leio o romance brasileiro

Leitora apaixonada, fã de carteirinha, me envolvo com os romances de que gosto: curto, torço, roo as unhas, leio de novo um pedaço que tenha me agradado de forma particular. Se não gosto, largo no meio ou até no começo. O autor tem vinte ou trinta páginas para me convencer de que seu livro vai fazer diferença. Pois acredito piamente que a leitura faz a diferença. Se não, adeus! O livro volta para a estante e vou cuidar de outra coisa...
Ao terminar a leitura de um romance de que gosto, fico com vontade de dividi-lo com os amigos. Recomendar a leitura, emprestar, dar de presente. Mas, sobretudo, discutir. Nada melhor do que conversar sobre livros... eu acho uma coisa, meu amigo acha outra, a colega discorda de nós dois...
Na discussão, pode tudo, só não pode não achar nada nem concordar com todo mundo. No fim do papo, cada um fica mais cada um, ouvindo os outros. Quem sabe o livro tem mais de um sentido? Como foi mesmo aquele lance? E aquele personagem... vilão ou herói?
Na minha geração e nas minhas relações, é assim que se lê romance.
A leitura de romance, no entanto, não é só esta leitura envolvida e vertiginosa. Junto com o suspense, ao lado do mergulho na história, transcorre o tempo de decantação. Enredo, linguagem e personagens depositam-se no leitor. Passam a fazer parte da vida de quem lê. Vêm à tona meio sem aviso, aos pedaços, evocados não se sabe bem por quais articulações...
Vida e literatura enredam-se em bons e em maus momentos, e os romances que leio passam a fazer parte da minha vida, me expressam em várias situações.

Marisa Lajolo. Como e por que ler o romance brasileiro. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004, p. 13-14.
As normas sintáticas da concordância e da regência verbal foram integralmente respeitadas na seguinte alternativa:
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