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Questões de Vestibular: COPS UEL

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Da quantidade total de água que recobre o planeta, cerca de 97% encontram-se nos mares e nos
oceanos e o restante, 3%, são de água-doce. No entanto, a hidrosfera, tanto nos ambientes de água
salgada quanto de água doce, se apresenta diversa em relação aos organismos que dela fazem
parte.
Com base nos conhecimentos sobre a hidrosfera, assinale a alternativa correta.
Um dos temas mais controversos da história da ciência diz respeito à origem da vida, pois existia a dúvida se ela teria surgido pela abiogênese (geração espontânea) ou pela biogênese. Por séculos, inúmeros pesquisadores propuseram e desenvolveram explicações, por meio de experimentos, como consequência de diferentes olhares. Com base nos conhecimentos sobre abiogênese e biogênese, assinale a alternativa que relaciona, corretamente, o pesquisador, a hipótese por ele defendidaeoexperimento que deu sustentação para sua defesa.
Texto associado.
Leia o texto a seguir.
Todos os espaços são geográficos porque determinados pelo movimento da sociedade, da produção. Mas tanto a
paisagem quanto o espaço resultam de movimentos superficiais e de fundo da sociedade, uma realidade de
funcionamento unitário, um mosaico de relações, de formas, funções e sentidos.
SANTOS, M. Metamorfose do Espaço habitado: Fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia. São Paulo:
EDUSP, 2008, p.67.
O espaço geográfico é o principal objeto de estudo da Geografia e, a partir dele, conceitos e
categorias de análises compõem a relação sociedade-natureza.
Com bases nesses conhecimentos, associe a coluna da esquerda com a coluna da direita.
(I) Paisagem
(II) Lugar
(III) Território
(IV) Região
(V) Rede
(A) Caracteriza-se pela valorização das relações de afetividade desenvolvidas pelos indivíduos em
relação ao ambiente, sendo o resultado de significados construídos pela experiência, com
referenciais afetivos desenvolvidos ao longo da vida.
(B) Compreende tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança: trata-se do domínio do
visível, aquilo que a vista abarca. Forma-se não apenas de volumes, mas também de cores,
movimentos, odores, sons etc.
(C) Sistema integrado de fluxos que se constitui por pontos de acesso, arcos de transmissão e nós
ou polos de bifurcação, definindo-se pelo grau de acesso que eles oferecem, além de exibirem
aspectos materiais, embora seu conteúdo seja imaterial.
(D) Liga-se à formação econômica e social de uma nação, sendo produto do processo de apropriação
e domínio social, cotidianamente, inscrevendo-se num campo de poder, de relações socioespaciais,
nas quais a natureza exterior do homem está presente de diferentes maneiras.
(E) É uma porção do espaço delimitada a partir do agrupamento de aspectos, em certa medida,
homogêneos, seja por um critério físico-natural, socioeconômico, cultural, entre outros, que resulta
em uma diferenciação de área.
Assinale a alternativa que contém a associação correta.
Texto associado.
Leia o texto a seguir.
Os melhores de entre nós, quando escutam Homero ou qualquer poeta trágico a imitar um herói que está aflito e
se espraia numa extensa tirada cheia de gemidos, ou os que cantam e batem no peito, sabes que gostamos disso,
e que nos entregamos a eles, e os seguimos, sofrendo com eles, e com toda seriedade elogiamos o poeta, como
sendo bom, por nos ter provocado até o máximo, essas disposições. [. . . ] Mas quando sobrevém a qualquer de
nós um luto pessoal, reparaste que nos gabamos do contrário, se formos capazes de nos mantermos tranquilos e
de sermos fortes, entendendo que esta atitude é característica de um homem [. . . ]?
PLATÃO. A República. 605 d-e. Trad. Maria Helena da Rocha Pereira. 12. ed. Lisboa: Fundação Calouste
Gulbenkian, 2010. p. 470.
Com base no texto, nos conhecimentos sobre mimesis (imitação) e sobre o pensamento de Platão, assinale a alternativa correta:
Texto associado.
Leia o texto a seguir.
Os corcéis que me transportam, tanto quanto o ânimo me impele, conduzem-me, depois de me terem dirigido
pelo caminho famoso da divindade [...] E a deusa acolheu-me de bom grado, mão na mão direita tomando, e com
estas palavras se me dirigiu: [...] Vamos, vou dizer-te – e tu escuta e fixa o relato que ouviste – quais os únicos
caminhos de investigação que há para pensar, um que é, que não é para não ser, é caminho de confiança (pois
acompanha a realidade): o outro que não é, que tem de não ser, esse te indico ser caminho em tudo ignoto, pois
não poderás conhecer o não-ser, não é possível, nem indicá-lo [...] pois o mesmo é pensar e ser.
PARMÊNIDES. Da Natureza, frags. 1-3. Trad. José Trindade Santos. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2009. p. 13-15.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a filosofia de Parmênides, assinale a alternativa correta. 
Durante as guerras entre os Persas e os Gregos, no mundo antigo, um conjunto de ações foi
realizado, o que levou à produção de narrativas sobre esses episódios, com consequências também
para os seus vizinhos macedônicos. Com base nos conhecimentos sobre esse processo histórico,
considere as afirmativas a seguir.
I. A Liga do Peloponeso, criada por Esparta, uniu-se à Confederação de Delos, liderada por Atenas, e
com essa unificação as esquadras dos gregos tornaram-se fortificadas com os grandes navios de
combate.
II. A Confederação de Delos reuniu as cidades-estado gregas contra a invasão persa e, no decorrer
dos conflitos, sua sede foi transferida para Atenas, com a função de unificar os tributos e a frota.
III. Na obra História da Guerra do Peloponeso, escrita pelo general ateniense Tucídides, foi descrito
o flagelo da peste natural, que se abateu sobre eles, expondo as ilusões de seu mundo.
IV. Plutarco descreveu as habilidades de Alexandre Magno na conquista e unificação dos povos
envolvidos no conflito, por meio da miscigenação e integração cultural e do incentivo às artes e às
ciências.
Assinale a alternativa correta.
Texto associado.
Leia o texto a seguir.
A climatologia constitui o estudo científico do clima. Ela trata dos padrões de comportamento da atmosfera em
suas interações com as atividades humanas e com a superfície do Planeta durante um longo período de tempo.
MENDONÇA, F; DANNI-OLIVEIRA, I. M. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de
Textos, 2007, p. 15.
Com base nos conhecimentos sobre climatologia, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a
seguir.
( ) O estudo em climatologia possibilitou desvendar as dinâmicas naturais e o comportamento da
atmosfera para que grupos sociais superassem a condição de meros espectadores das intempéries
naturais e compreendessem o funcionamento de alguns fenômenos, em diferentes escalas.
( ) Os monitoramentos das condições atmosféricas, realizados a cada segundo, em escala local,
foram possíveis em razão do lançamento de satélites meteorológicos, de maior confiabilidade, desde
o final do século XIX.
( ) A ilha de calor é um fenômeno climático típico das grandes cidades que colabora para aumentar
os índices de poluição, resultando na elevação das temperaturas médias nas áreas centrais da
mancha urbana, em comparação com as áreas periféricas ou rurais.
( ) O difícil acesso às informações meteorológicas e climáticas tornou os conhecimentos da dinâmica
atmosférica planetária e regional restritos à elite científica, o que impediu a elaboração de pesquisas
e a popularização da ciência climatológica.
( ) Os elementos do clima – radiação solar, temperatura e umidade do ar, pressão atmosférica,
velocidade e direção do vento, precipitação – são grandezas que caracterizam o estado da atmosfera
e descrevem suas condições em um dado local e instante.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
O Norte do Paraná só foi integrado à economia nacional nos anos 1930 por meio das ações da
Companhia de Terras Norte do Paraná. As populações indígenas que habitavam a região,
especificamente a caingangue, pouco tiveram de suas histórias preservadas ou registradas.
Sobre a ocupação que antecedeu os caingangue e que pode ser chamada de experiência guaranítica
(Séc. XVIXVII), atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( )A Gobernación del Assunción ligava-se à região do Reino do Paraguai sob controle espanhol, mas
de interesse geopolítico para Portugal.
( ) Às margens dos rios Paranapanema, Tibagi, Ivaí e Piquiri foram fundadas reduções jesuíticas
para o aldeamento dos índios.
( ) A destruição das reduções jesuíticas nessa região deveu-se ao expansionismo paulista que, por
meio de bandeiras, fazia a preação dos indígenas.
( ) A região passou ao domínio português a partir do Tratado de Madri, assinado em 1750, que
aboliu o Tratado de Tordesilhas.
( ) A estrada do Peabiru tornou-se um meio estratégico de defesa da população guarani no conflito
contra os bandeirantes.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
No texto, estão expressos os horrores causados na população de Hiroshima pela explosão da bomba nuclear. Em relação ao princípio físico de seu funcionamento, assinale a alternativa correta.
Texto associado.
Leia o texto a seguir.
Arma ofensiva e poderosa, os chutes de bola parada foram um verdadeiro desafio defensivo na Copa da Rússia
em 2018. De fato, todos os gols sofridos pelas seleções africanas na primeira fase vieram com bola parada: um no
Egito e no Marrocos, dois na Nigéria e na Tunísia.
Adaptado de lance.com.br
Geralmente o chute de “bola parada” surpreende o adversário pela sua trajetória descrita e pela
velocidade que a bola atinge. Considerando que uma bola de futebol tem massa de 400 g e,
hipoteticamente, durante o seu movimento, a resistência do ar seja desprezível, é correto afirmar
que a bola atinge