Questões de Vestibular: IBMEC

Prepare-se para a prova com questões de IBMEC de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

141 Q682020 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

Complete as lacunas abaixo, relacionando as informações sobre cada pesquisa com a Teoria do Jornalismo utilizada como referencial teórico e metodológico.
Durante um mês, a estudante de jornalismo Nathalia deseja realizar uma pesquisa sobre o processo de escolha dos assuntos que serão manchete de capa do jornal A Tribuna, de Vitória. A intenção é entender os critérios de noticiabilidade, valores-notícias, constrangimentos organizacionais, construção de audiências e rotinas de produção. Para isso, ele pode se valer dos estudos da teoria ___________________.
A cobertura da morte do Papa João Paulo II, ocorrida em abril de 2005, serviu de base para a realização de uma pesquisa, que buscou identificar os critérios de seleção de notícias do jornal Folha de São Paulo. Para isso, os alunos utilizaram a teoria __________________. Eles chegaram aos resultados esperados, que comprovam o caráter subjetivo e arbitrário dos processos de seleção e edição de notícias, com critérios muitas vezes baseados nos valores pessoais.
O terceiro e último editorial da edição do dia 2 de maio é uma crítica ao "Caos Publicitário", no qual a prefeitura de São Paulo estaria sendo altamente condescendente com a situação, graças às receitas proporcionadas pelos descontrolados anúncios em locais públicos, em detrimento dos pedestres. Mas, por que a Folha decidiu discutir um fato que há tempos vinha ocorrendo na cidade de São Paulo? Possivelmente, a política editorial do veículo possui algumas diretrizes que, de alguma forma, poderiam estar entrando em choque com os interesses da prefeitura de São Paulo. Entretanto, o que se propõe com essa discussão é estimular as diversas interpretações acerca da divulgação da notícia em discussão. Mostra-se, neste caso, e, mais uma vez, que a teoria ______________ pode ser contestada.
Um dos resultados da pesquisa de José Luís Garcia, realizada em Portugal, é que 90,6% dos jornalistas daquele país revelaram já ter sofrido algum tipo de pressão no exercício de sua profissão. Essas pressões eram de origem externa e interna. Entre as pressões externas, a maioria provinha de grupos de interesse político-partidário (85,8%), seguidos por grupos empresariais e governamentais. Essa pressão, entretanto, não é direta. Ao jornalista inexperiente não é informado o que ele deve ou não deve fazer. Ele o aprende aos poucos, através de uma sucessão sutil de recompensas e punições. Assim, o jornalista aprende a antever aquilo que se espera dele, a fim de obter recompensas e evitar penalidades. Para realizar essa pesquisa ele se valeu do conteúdo da teoria _________________.
Assinale a opção CORRETA:

142 Q682021 | Jornalismo, Teorias da Comunicação, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

Dona Maria é uma simpática senhora de 60 anos que todos os dias lê seu jornal pela manhã, bem cedo, e depois, passa a comentar os fatos com os clientes de seu pequeno bar. Um dia, ela comentou sobre o roubo ao caixa eletrônico do banco do bairro vizinho, conforme descrito no jornal, mas o cliente - um vigilante bancário - explicou a ela o que teria realmente acontecido, contestando informações que Dona Maria apresentava (que havia retirado do jornal). Muito espantada com tal fato, Dona Maria respondeu que ele estava errado e que todas as informações dela sobre o roubo eram verídicas, pois estavam no jornal.
Com base no texto acima, qual Teoria do Jornalismo explica a visão de Dona Maria sobre o Jornalismo.

143 Q682024 | Relações Internacionais, Brasil e relações com países e organizações internacionais da Ásia e do Oriente Médio, Relacoes Internacionais, ENADE, IBMEC, 2022

Em 22 de julho de 2010, a respeito de um pedido de parecer consultivo feito pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a Corte Internacional de Justiça concluiu que a Declaração de Independência do Kosovo adotada em 17 de fevereiro de 2008 não tinha violado o direito internacional. No entanto, a província autônoma de Kosovo ainda não tem o reconhecimento da sua independência da Sérvia pela maioria dos Estados da comunidade internacional. Tendo em vista a situação acima, analise as asserções a seguir e a relação existente entre elas:
(I) A Corte Internacional de Justiça constatou a independência da província de Kosovo da Sérvia, reconhecendo sua personalidade jurídica e adotando, portanto, a teoria constitutiva do reconhecimento do Estado.
PORQUE
(II) A província de Kosovo reúne todos os elementos constitutivos de Estado: povo, território, governo autônomo, finalidade e soberania internacional, o que torna o ato de reconhecimento pelos demais Estados obrigatório, expresso e irretroativo.

144 Q682031 | Comércio Internacional Exterior, Blocos Econômicos Regionais e Outros Tratados Internacionais, Relacoes Internacionais, ENADE, IBMEC, 2022

Segundo Ricardo Seitenfus "As atividades operacionais de natureza econômica e financeira vinculam-se a objetivos preferenciais de certas organizações internacionais, tais como o BID, o BIRD (também conhecido por Banco Mundial), a Sociedade Financeira Internacional (SFI) ou a Associação Internacional para o Desenvolvimento. Mais recentemente, o Fundo Monetário Internacional associou-se a estas ações operacionais"(SEITENFUS, Ricardo. Manual das Organizações Internacionais Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2012).
Sobre o Banco Mundial, assinale a alternativa correta.

145 Q682033 | Relações Internacionais, Relacoes Internacionais, ENADE, IBMEC, 2022

O debate sobre a globalização econômica não é facilmente esclarecido, porque cada posição teórica é capaz de apontar alguma evidência empírica que apoie suas visões. É verdade, conforme o argumento liberal econômico, que a globalização tem o potencial de trazer mais prosperidade para indivíduos e empresas; mas também é certo, como enfatizado pelos neomarxistas, que os atuais processos de globalização são desiguais e pouco oferecem a muitos desprivilegiados. Os liberais econômicos talvez estejam certos ao ressaltar que a globalização é um desafio ao Estado-nação; mas os mercantilistas não estão equivocados ao afirmar que os países permanecem fortes jogadores e se mostraram capazes de se adaptar a muitos dos novos desafios. Os neomarxistas argumentam corretamente que a interdependência intensificada e a criação da economia global são processos simultâneos. Sobre essa questão, contudo, os liberais econômicos e os mercantilistas são muito unilaterais não priorizam nem um espaço nem outro da globalização. (SØRENSEN, Georg; JACKSON, Robert. Introdução às relações internacionais: teorias e abordagens. 3ª ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda, 2018.)
Sobre as teorias que visam explicar o fenômeno da globalização econômica, avalie as informações a seguir:
(I) Na visão da teoria liberal, a globalização econômica beneficia a todos igualmente e leva ao melhor resultado na relação entre indivíduos e Estado.
(II) Segundo a visão neomarxista, a globalização é um processo hierárquico e desigual, sendo que o poder econômico se concentra cada vez mais nas mãos dos países industrializados.
(III) Conforme a visão mercantilista, o fenômeno da globalização não seria real, mas um processo de intensificada interdependência entre as economias nacionais, sem causar a perda da identidade nacional.
É correto o que se afirma em:

146 Q682036 | Relações Internacionais, Relacoes Internacionais, ENADE, IBMEC, 2022

Dentro dos debates teóricos em Relações Internacionais, a premissa básica da abordagem construtivista é a de que o mundo está em constante transformação, pois é socialmente construído. Em adição, os atores políticos e as estruturas sociais se coconstituem e as ideias moldam o modo como esses atores definem a si mesmos, os seus interesses e o seu comportamento no sistema internacional. Os interesses, as práticas e as preferências dos Estados seriam, portanto, socialmente construídas, uma vez que as estruturas sociais não existiriam de forma independente das atividades que as governam, e nem dos agentes, de seus conceitos ou motivações (NOGUEIRA, Carolina Dantas. Os atores sociais e a teoria das relações internacionais.. In: 3° ENCONTRO NACIONAL ABRI 2001, 3., 2011, São Paulo. Proceedings online... Assosciação Brasileira de Relações Internacionais Instituto de Relações Internacionais - USP, Available from: ).
Partindo da citação, julgue as afirmações sobre a abordagem construtivista:
I - Uma das características da corrente construtivista é a afirmação que o mundo está sendo constantemente construído. De acordo com a corrente, deve-se levar em conta sempre os aspectos relacionais e ideacionais para entender o significado de uma ação política e como essa ação influência os atores políticos direta, ou indiretamente impactados por essa ação.
II - O construtivismo é visto como o meio termo entre as abordagens realista e neo-realista (positivista e materialista) e as abordagens pós-modernas, pós-estruturalistas, teóricos críticos e teórico feminista (baseadas em idéias) quando se debate as formas de abordar temáticas relacionadas às relações internacionais.
III - Os construtivistas afirmam que as ações, os acordos e a tomada de partido dos Estados na arena internacional estão diretamente relacionados as estruturas sociais.
É correto o que se afirma em:

147 Q682038 | Relações Internacionais, Brasil e relações com organismos intercontinentais e globais, Relacoes Internacionais, ENADE, IBMEC, 2022

Sobre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a questões relacionadas a ela, avalie as seguintes asserções:

A criação do Instituto Internacional da Língua Portuguesa foi uma das primeiras iniciativas para a formação da CPLP.

PORQUE

A cooperação entre os Estados-membros da CPLP não é limitada à dimensão política, alcança outras esferas, como saúde, ciência e tecnologia, cultura e desporto.

148 Q682045 | Relações Internacionais, Relacoes Internacionais, ENADE, IBMEC, 2022

As relações bilaterais com a Argentina estão na lista de prioridades da política externa brasileira. De fato, as relações entre os dois países, nas últimas décadas, caracterizam-se pela busca da integração econômica e da cooperação política. A respeito da política externa Argentina, avalie as seguintes afirmações

I. Nos governos de Carlos Menem (1989-1999), a Argentina alinhou-se às posições dos Estados Unidos no contexto internacional e surgiram críticas, de fontes oficiais e privadas, sobre uma “Brasil dependência” por parte da Argentina.
II. Durante o primeiro período de Juan Domingo Perón (1946-1955), a diplomacia do país resolveu o problema da demarcação dos limites fronteiriços nos Andes Patagônicos, aceitou a reivindicação uruguaia relativa ao limite fronteiriço no estuário do rio da Prata e propôs uma coordenação política entre Argentina, Brasil e Chile para tratar dos assuntos internacionais mais importantes.
III. As relações entre Brasil e Argentina, entre 1955 e 1964, caracterizaram-se pela crescente cordialidade, como o demonstram o apoio do presidente Arturo Frondizi à Operação Pan-Americana, proposta pelo presidente Juscelino Kubitschek, e o acordo de cooperação militar assinado entre os presidentes Frondizi e Jânio Quadros, no encontro de Uruguaiana, em 1961.
IV. Em 1990, os governos brasileiro e argentino criaram o grupo de trabalho binacional denominado Grupo Mercado Comum, para elaborar e propor medidas que propiciassem a criação do mercado comum Brasil-Argentina até o ano de 1994.
É correto apenas o que se afirma em

149 Q682052 | Administração Geral, Processo Decisório, Administracao, ENADE, IBMEC, 2022

Pesquisadores realizaram um estudo que envolveu 392 diretores financeiros de pequenas e grandes empresas e cujo foco se dirigiu para as práticas empresariais das companhias em que atuavam. Na pesquisa, os diretores financeiros tinham de indicar as técnicas de orçamento de capital que eles utilizavam. Verificou-se, no estudo, que a maioria usava o método do VPL (valor presente líquido; 74,9%) e o método da TIR (taxa interna de retorno; 75,7%) para avaliar os projetos, e muitos deles (56,7%) também usavam a abordagem do período de payback, além de outras técnicas.
GRAHAM, J. R., HARVEY, C. R. The theory and practice of corporate finance: evidence from the field. Journal of Financial Economics, V. 60, n. 1, 2001 (adaptado).
Considerando a pesquisa apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Ao tomar decisões de aceitar ou rejeitar um projeto, os diretores financeiros das empresas devem calcular e levar em consideração diferentes indicadores, como o payback, payback descontado, VPL, TIR, TIR modificada (TIRM) e índice de lucratividade (IL).
PORQUE
II. Cada indicador captura informações diferentes e relevantes aos tomadores de decisão: o payback e o payback descontado avaliam risco e liquidez; o VPL, a TIR, a TIRM, e o IL avaliam lucratividade sob diferentes enfoques.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

150 Q682054 | Administração Geral, Abordagem Clássica da Administração, Administracao, ENADE, IBMEC, 2022

A busca de vantagem competitiva, na era moderna, fez com que a abordagem funcional, taylorista, fragmentada e hierarquizada produzisse barreiras que impediram o alcance dos melhores resultados organizacionais. Conforme apontado pela doutrina especializada, a gestão por processos, desenvolvida no final do século XX, possibilitou que as organizações fossem vistas, não como um conjunto de departamentos estanques, mas sim como um fluxo contínuo de atividades encadeadas e interativas, como uma rede de relações, multifuncionais que utilizam a tecnologia, inovação, conhecimento e pensamento estratégico e sistêmico, visando satisfazer às necessidades dos clientes.
A literatura de gestão por processos classifica os processos e os diferencia entre processos principais ou primários e os secundários, com vistas promover um mapeamento das atividades necessárias a otimização dos resultados. Considerando essas informações, é correto afirmar que:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.