Questões de Vestibular: IBMEC

Prepare-se para a prova com questões de IBMEC de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

71 Q682076 | Análise de Balanços, Ciencias Contabeis, ENADE, IBMEC, 2022

A diretoria financeira da Cia. Itamaracá estabelece como política: manter o Capital Circulante Líquido da empresa sempre positivo e acompanhar continuamente o desempenho dos seus Índices de Liquidez. Para colocar em prática essa determinação, a empresa efetua a quitação de 50% do saldo da conta de fornecedores, que venceria em até 120 dias. Quais as alterações que o registro desse evento produz no CCL - Capital Circulante Líquido e no Índice de Liquidez Corrente?

72 Q682097 | Contabilidade de Custos, Ciencias Contabeis, ENADE, IBMEC, 2022

A empresa industrial Estratégia Contábeis S/A, que produz um único produto, incorreu nos seguintes custos e despesas durante o mês de dezembro de 2017: Custos fixos: R$ 300.000,00 Custos variáveis: Matéria-prima: R$ 120,00/unidade Mão de obra direta: R$ 90,00/unidade Despesas fixas: R$ 100.000,00 Despesas variáveis: R$ 40,00/unidade Informações adicionais: Preço de venda: R$ 2.000,00/unidade Impostos sobre a Venda: 10% da receita de vendas Quantidade produzida: 2 000 unidades Quantidade vendida: 1 500 unidades Sabendo que essa empresa utiliza o Método de Custeio por Absorção, o custo unitário da produção do período foi de

73 Q682102 | Economia, Desenvolvimento Econômico, Ciencias Economicas, ENADE, IBMEC, 2022

"Nos últimos anos, o envelhecimento da população brasileira deixou de ser forte tendência para se tornar realidade. Isto sugere reflexões, por um lado sobre a nova unidade familiar, agora com menor número de integrantes e com a participação significativa de idosos na estruturação orçamentária da família; e, por outro, sobre melhor qualidade de vida em idade avançada, embora ainda esteja longe dos padrões esperados para a manutenção do equilíbrio social, considerando a má distribuição de renda em nosso país. A mudança na estrutura etária brasileira provoca um impacto no surgimento de novas demandas da sociedade civil, visto que os idosos terão maior influência sobre determinados mercados". SANTANNA, Paulo Roberto de et al. Pesquisa de mercado aplicada a pequenos empreendimentos: centro de lazer para a terceira idade do estado do Rio de Janeiro. Rev. Adm. Pública, Rio de Janeiro , v. 43, n. 4, p. 945-977, Agos. 2009 . Disponível em: Acesso em 15 Set. 2020. De acordo com a consolidada tendência de envelhecimento populacional, assinale a alternativa correta:

74 Q682125 | Publicidade e Propaganda, Sociologia da Comunicação, Publicidade e Propaganda, ENADE, IBMEC, 2022

O pensamento convergente está remodelando a cultura e, em particular, está impactando a relação entre públicos, produtores e conteúdos midiáticos. A respeito desta afirmação, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O ciberespaço é o local onde a inteligência coletiva se forma por conta da interação entre as pessoas que promovem o intercâmbio de ideias por meio de comunidades virtuais, cujo objetivo maior está em promover amplas conexões entre seus participantes.
PORQUE
II. A cultura da convergência trata da relação de três conceitos importantes: a convergência midiática, a cultura participativa e a inteligência coletiva.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

75 Q681979 | Publicidade e Propaganda, Direção de Arte, POC, ENADE, IBMEC, 2022

A linha é um elemento visual formado mediante uma cadeia de pontos tão próximos que se torna impossível distingui-los. A linha possui, por sua própria natureza, uma enorme energia. Apesar de sua flexibilidade e liberdade, ela nunca é estática. A decisão do diretor de arte sobre a forma da linha a ser utilizada em uma campanha responde à expressão de uma intenção. Nesse sentido, analise as proposições a seguir, sobre as intenções extraídas pelas formas da linha.

I- As linhas verticais atraem os olhares dos leitores para o alto, induzindo-os a uma sensação de extensão.

II- Além de proporcionarem uma sensação de movimento, as linhas curvas geram também a sensação de instabilidade e de graciosidade.

III- As linhas mais finas induzem a uma sensação de resolução e indiferença à delicadeza e à fragilidade que poderiam lhe imputar.

76 Q681988 | Publicidade e Propaganda, Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Dados da "Pesquisa Brasileira de Mídia 2016 - Hábitos de Consumo de Mídia pela População Brasileira", divulgada pela Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal aponta que quase 90% dos brasileiros se informam pela televisão sobre o que acontece no país, sendo que 63% têm na TV o principal meio de informação. A internet está em segundo lugar, como meio preferido de 26% dos entrevistados e citada como uma das duas principais fontes de informação por 49%.

A pesquisa foi realizada entre 23 de março e 11 de abril de 2016 e ouviu 15.050 pessoas com mais de 16 anos de todo o país. O objetivo do estudo é conhecer os hábitos de consumo de mídia da população brasileira para a elaboração de comunicação e divulgação do Governo Federal. Essa foi a terceira edição da Pesquisa Brasileira de Mídia, que começou a ser realizada em 2013.

Considerando as ideias apresentadas acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A internet representa atualmente uma oportunidade dos anunciantes falarem com segmentos específicos de consumidores.

PORQUE

II. A dificuldade em atingir camadas específicas da população, em especial as classes D e E, explica os elevados custos das emissoras de televisão para atingi-los.

77 Q681990 | Publicidade e Propaganda, O Meio Impresso, POC, ENADE, IBMEC, 2022

"Com referência às áreas publicitárias e de promoção de vendas, vários fatores se conjugam para determinar a cor exata que será a portadora da expressividade mais conveniente a cada tipo específico de mensagem para um produto a ser consumido ou serviço a ser utilizado. Na realidade, a especificidade daquilo que será anunciado tem íntima conexão com a cor empregada, quer seja para transmitir a sensação de realidade, quer seja para causar impacto ou realçar um diferencial".

(FARINA, Modesto. Psicodinâmica das cores em comunicação. São Paulo: Blucher, 2011.)

Acerca do tema tratado nesse fragmento de texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A proposição publicitária de um produto só poderá dar ênfase a uma determinada cor ao se decidir a categoria social e a faixa etária, especialmente, do público consumidor potencial.

PORQUE

II. Inúmeros estudos sobre a percepção revelam que as cores possuem grande carga emocional e oferecem significados específicos para cada tipo público, como, por exemplo, a cor vermelha, que é apreciada por crianças de 0 a 10 anos, pois é a idade da espontaneidade e da efervescência.

A respeito dessa asserção, assinale a opção correta.

78 Q682001 | Jornalismo, Ética Jornalística, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

A quinta-feira não começou bem para o repórter João Carlos. Os colegas o seguiram com os olhares da porta da redação à sua mesa. Um deles o advertiu: "tem um recado aí pra você". A tira de papel sobre o teclado fez o coração do novato João Carlos acelerar. "Me encontre na sala do diretor!", dizia a mensagem do editor, em tom que soou ameaçador ao repórter. Logo ele associou o recado à reclamação do secretário de Educação, fonte em uma matéria veiculada na edição daquele dia. No entre aspas do texto do repórter, o secretário sentenciava: "chegaremos a estatísticas alarmantes, com mortes de estudantes todos os dias." A "profecia" do secretário apareceu descontextualizada, não considerando as condições antes enumeradas pela fonte, como "se nada for feito...", "se a comunidade escolar não se mobilizar...", etc. Em seu lead, o jornalista afirmava que o secretário manifestava uma postura pessimista sobre violência na escola, ressaltando a impossibilidade de quaisquer mudanças.
Enquanto seguia para a sala da direção, João Carlos procurava, no gravador, o áudio do trecho usado na matéria. "Foi ele que disse, eu não tenho culpa. Foi ele que disse, eu não tenho culpa", repetia a si mesmo, tentando se tranqüilizar.
Abaixo estão prescrições do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. Assinale a alternativa que se relaciona à situação acima.

79 Q682005 | Jornalismo, Ética Jornalística, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

A ideia de credibilidade jornalística é antiga, mas ganhou força a partir do momento em que os jornais deixaram de ser essencialmente opinativos para transformarem em empresas jornalísticas e se aproximarem de um público maior, com notícias do mundo social. Analise as afirmativas a seguir e marque a afirmativa correta.
I - O jornalista passou a ser o profissional capacitado para escrever de modo diferente e não comprometido com interesses de qualquer grupo social ou político.
II - Os jornais aumentaram seu tamanho, o que possibilitou ao jornalista aprofundar o estilo literário, com o consequente aumento na credibilidade do texto.
III - A técnica jornalística é baseada no princípio da neutralidade e, portanto, o jornalista deve manter-se neutro diante daquilo que noticia.

80 Q682007 | Jornalismo, Formatos Midiáticos, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

É exatamente a década de 1950, a da introdução da TV e, consequentemente, do telejornalismo, o verdadeiro marco que os autores como Habermas chamariam de encerramento da fase do "jornalismo literário" e a entrada na programação do chamado "jornalismo empresarial", com forte influência do Jornalismo interpretativo (marcado pela edição de revistas de reportagem e outros espaços em que são permitidos textos mais flexíveis e interpretativos) e do Jornalismo plural (um modelo em que cabem diversos estilos).
Ambos tipos de Jornalismo circulam em torno da ideia de:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.