Questões de Vestibular: IBMEC

Prepare-se para a prova com questões de IBMEC de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

91 Q682098 | Auditoria, Auditor Independente Objetivos, Ciencias Contabeis, ENADE, IBMEC, 2022

A NBC TA 200 (R1) trata das responsabilidades gerais do auditor independente na condução da auditoria de demonstrações contábeis em conformidade com as normas brasileiras e internacionais de auditoria. Os princípios fundamentais de ética profissional para o auditor, quando da condução de auditoria de demonstrações contábeis, estão listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.

92 Q682103 | Economia, Desenvolvimento Econômico, Ciencias Economicas, ENADE, IBMEC, 2022

"Entenderemos por "desenvolvimento", portanto, apenas as mudanças da vida econômica que não lhe forem impostas de fora, mas que surjam de dentro por sua própria iniciativa. Se se concluir que não há tais mudanças emergindo na própria esfera econômica, e que o fenômeno que chamamos de desenvolvimento econômico é na prática baseado no fato de que os dados mudam e que a economia se adapta continuamente a eles, então diríamos que não há nenhum desenvolvimento econômico. Pretenderíamos com isso dizer que o desenvolvimento econômico não é um fenômeno a ser explicado economicamente, mas que a economia, em si mesmo sem desenvolvimento, é arrastada pelas mudanças do mundo a sua volta, e que as causas e portanto a explicação do desenvolvimento devem ser procuradas fora do grupo de fatos que são descritos pela teoria econômica."
SCHUMPETER, Joseph. Teoria do desenvolvimento econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico. 3 ed. São Paulo: Nova Cultural, 1988. p. 47.
Para Schumpeter, a vida econômica sob o capitalismo opera como um fluxo circular, isto é, o sistema tende a se repor, ano após ano e o desenvolvimento econômico consiste nessas mudanças na vida econômica, engendradas pelo próprio sistema, em fenômenos e mudanças qualitativas que criam os pré-requisitos de um etapa para a outra. Para o autor, quem é a figura ou agente fundamental de todos os processos, desde o que investiga a inovação ao que a aplica no fluxo.

93 Q682126 | Publicidade e Propaganda, Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor, Publicidade e Propaganda, ENADE, IBMEC, 2022

Com as medidas de isolamento social impostas pela pandemia do novo coronavírus, algumas dúvidas surgiram no varejo: quanto a Covid-19 impactaria os negócios, como trabalhar o digital como um canal mais eficiente de vendas e de que forma manter o quadro de funcionários dos pontos de venda físicos. Ainda buscando respostas para essas questões, varejistas firmaram parcerias e criaram soluções para, ao mesmo tempo, ampliar as funções de seus colaboradores e ganhar mais alcance e conversão de vendas pelo comércio eletrônico.
Para aproveitar a alta demanda de transações via comércio eletrônico e a mão de obra parada das lojas físicas, alguns varejistas ressignificaram as funções de seus funcionários adaptando-os para comerciantes comissionados por meio das plataformas digitais.
O Magazine Luiza já contava, desde 2015, com a plataforma Mobile Vendas, que permite ao vendedor ter acesso aos produtos do site e da loja para comercializar. De acordo com a empresa, os funcionários já têm conhecimento digital para tal. Nas lojas, eles operam com aparelhos celulares e por eles realizam todas as etapas de venda, desde a apresentação dos produtos até a entrega.
(Meio & Mensagem, 12.06.2020)
Com base na matéria da Revista Meio & Mensagem, avalie as alternativas a seguir:
I. O Magazine Luiza busca aumentar sua taxa de engajamento através de suas ações, onde há uma verificação de quantas pessoas se envolveram nas publicações feitas no perfil, seja por meio de curtidas, comentários ou compartilhamentos.
II. Por meio das suas ações nas mídias sociais, a empresa busca construir uma audiência recorrente nas redes, acompanhando a taxa de engajamento e pensando em estratégias que envolvam ações do público.
III. As ações que o Magazine Luiza fez no período da pandemia não representam conversão em vendas, pois não há como mensurar quantas pessoas realmente estão iniciando um contato com a empresa, a partir de seus perfis nas redes sociais.
Marque a alternativa correta:

94 Q681982 | Publicidade e Propaganda, Marketing e Gestão de Marcas, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Para Natura, marca é uma cultura que forma a dinâmica de relações estabelecidas entre a empresa/produto e os stakeholders, que cria valor para todas as partes interessadas. Assim, entendemos que nossa marca representa o pensamento dessa comunidade, da qual somos parte.

Em 2008, contratamos uma empresa para realizar uma pesquisa sobre a imagem da marca Natura. A pesquisa foi realizada com 1200 pessoas entre homens e mulheres, das classes A, B,C e D, em três diferentes cidades brasileiras, com o intuito de definir os atributos dados pelos consumidores à marca Natura, comparativamente a determinados concorrentes. Selecionamos 11 atributos de marca que acreditamos serem importantes para nossos negócios e a empresa que contratamos realizou a pesquisa com base nestes atributos. Ficamos em primeiro lugar em todos os atributos.

O resultado desta pesquisa demonstra a posição de liderança de imagem da marca Natura no mercado brasileiro, que acreditamos decorre, em grande parte, de nossa capacidade em praticar nossas crenças e valores. "

Fonte: natura.infoinvest.com.br/modulos/

O posicionamento da Natura é um dos mais claros do mercado atual. A valorização da natureza, a preocupação em não afetar o meio ambiente e em não realizar testes em animais fazem da empresa uma das mais valorizadas pelo consumidor.

Analisando a Natura podemos afirmar que:

I - A imagem real e a imagem desejada são as mesmas.

PORQUE

II - A empresa cumpre no dia a dia com o que é mostrado em suas campanhas.


É (são) verdadeira (s) a(s) afirmativa (s):

95 Q682000 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

São campos de atuação do jornalista especializado:
I. Editorias ou Seções de veículos de informação geral, como as de Esporte, Política, Economia, Cultura, Saúde, Comportamento etc.
II. Os veículos populares de informação geral, pois oferecem a um público específico um conjunto de assuntos de interesse distinto aos de outros públicos, além de usar uma linguagem própria.
III. Veículos segmentados que podem cobrir desde grandes áreas como Cultura ou Música como subáreas (Literatura, Rock, Samba, Instrumentos Musicais, por exemplo).
A partir das assertivas acima, assinale a alternativa CORRETA:

96 Q682008 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

Conforme Maria Cicília Peruzzo (1998), as pautas do jornalismo comunitário diferem-se das pautas dos grandes veículos de comunicação, pois no jornalismo comunitário as questões são discutidas no micro e não no macro. Em continuação aos conceitos dessa autora, sobre as transformações dos modelos de atuação do jornalismo, que inclusive, se igualam ao que pensa a maioria dos críticos de jornalismo, é correto afirmar, que:
PERUZZO, Maria Cicília K. Comunicação nos movimentos populares. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

97 Q682014 | Jornalismo, Linguagem Jornalística, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

Ao veículo rádio são atribuídas características determinantes que irão moldar a estrutura da relação com sua audiência. Analise as afirmativas sobre estas características:
I.O imediatismo é atribuição inicial apontando como a transmissão dos fatos no momento em que ocorrem e a instantaneidade já que a mensagem radiofônica é recebida no momento da emissão
II. A interatividade e a mobilidade só foram atribuídas ao veículo rádio após a internet 3.0 com as ferramentas das mídias sociais.
III. A penetração é a característica que permite ao rádio chegar a diversos lugares, sendo que, ao mesmo tempo, também pode estar presente o regionalismo, que integra o ouvinte por meio das mensagens locais.
Sobre estas afirmações, assinale a alternativa correta:

98 Q682016 | Jornalismo, Formatos Midiáticos, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

As revistas, desde que começaram a ser publicadas, aproximadamente em 1663, vêm promovendo troca de ideias e influenciando os costumes, a cultura e o pensamento no mundo moderno, através de um casamento interessante entre a forma e o conteúdo no jornalismo impresso. Para Lage (1981), seu universo é atraente, pois nele elementos como design, fotografia e texto se encontram.
Sobre as revistas, marque a alternativa correta:
I - Elas podem ter periodicidade semanal, quinzenal ou mensal, sendo que algumas podem circular em intervalos maiores.
II- Sua prática jornalística é diferenciada, dada a variedade de estilos e abordagem sobre os temas tratados.
III - Cada revista tem uma percepção de identidade repassada ao leitor. Assim, seria mais fácil reposicionar uma revista no mercado do que lançar uma nova revista.
IV - Cada revista traz uma proposta discursiva cuja sobrevivência dependeria diretamente de uma relevância engendrada socialmente e adaptada de forma constante às mudanças da sociedade.

99 Q682026 | Comércio Internacional Exterior, GATT e OMC, Relacoes Internacionais, ENADE, IBMEC, 2022

A política cambial da China, ao contrário da política do Brasil, não permite valorização das moedas estrangeiras frente ao yuan, sem a autorização do governo. O Brasil, ao criticar a política chinesa, alega que esse modelo contribui para a concorrência desleal no mercado internacional, porque os chineses conseguem vender produtos mais baratos. No Brasil, a política cambial, que define a variação do real frente ao dólar, por exemplo, determina a valorização da moeda nacional de acordo com o movimento de oferta e procura da moeda americana no mercado financeiro. Disponível em: http://noticias.r7.com/economia/noticias>. Acesso em: 10 jun. 2012 (adaptado).
A partir da notícia acima, avalie as afirmações abaixo.
I. A entrada da China na Organização Mundial do Comércio (OMC) limitou a capacidade do governo chinês de manipular a taxa de câmbio do yuan.
II. A política cambial chinesa produz impacto significativo na balança comercial brasileira, porque gera aumento das importações de produtos chineses, principalmente os industrializados.
III. A taxa de câmbio flutuante é determinada pela oferta e demanda de moedas estrangeiras na economia nacional, sendo caracterizada pela flutuação decorrente de variações de fatores macroeconômicos.
É correto apenas o que se afirma em:

100 Q682040 | Relações Internacionais, Brasil e relações com países e organizações internacionais da Europa, Relacoes Internacionais, ENADE, IBMEC, 2022

A União Europeia (EU) não é apenas um bloco econômico. Os países que a compõem devem, com base no Tratado Lisboa, seguir valores como: o respeito pela dignidade humana, a liberdade e a democracia. No que concerne ao tema da integração europeia, avalie as afirmações a seguir.

Composta por um representante de cada um dos Estados-membros da UE, a Comissão Europeia é o órgão executivo da UE e defende seus interesses gerais. PORQUE
A despeito de suas nomenclaturas, o Conselho da Europa e a Corte Europeia de Direitos Humanos não são instituições da UE.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.