Questões de Vestibular: IF PR

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31 Q685832 | História, República Oligárquica, Nível Médio, IFPR, IF PR

De acordo com uma pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), entre 2006 e 2017, o percentual de homens de Curitiba que apresentaram diagnóstico médico de diabetes passou de 4,8% para 7,4% e das mulheres cresceu 40% no mesmo período. É correto afirmar que o percentual de homens de Curitiba com o diagnóstico de diabetes aumentou, nesse período, aproximadamente:

32 Q685833 | História, República Autoritária 1964 1984, Nível Médio, IFPR, IF PR

“Greve Geral de 1917” é a designação como ficou conhecida a interrupção dos trabalhos industriais e comerciais no Brasil na segunda metade daquele ano por parte dos trabalhadores. Movimento esse fruto da luta e da organização operária. Assinale a alternativa que apresenta sob qual influência deu-se essa movimentação.

33 Q685839 | Geografia, Sistemas agrícolas, Nível Médio, IFPR, IF PR

Assinale a alternativa que contém a principal consequência da grande dependência que os seres humanos têm em relação ao petróleo e ao carvão mineral.

34 Q685840 | Geografia, Nível Médio, IFPR, IF PR

Os bens de consumo e os elementos necessários à sobrevivência dos seres humanos levaram à transformação das grandes paisagens naturais em zonas produtivas. Assinale a correta relação entre o espaço e sua ocupação no mundo

35 Q685816 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Nível Médio, IFPR, IF PR

Texto associado.
Os infelizes cálculos da felicidade (fragmento),
Mia Couto.

O homem da história é chamado Julio Novesfora. Noutras falas o mestre Novesfora. Homem bastante matemático, vivendo na quantidade exata, morando sempre no acertado lugar. O mundo, para ele, estava posto em equação de infinito grau. Qualquer situação lhe algebrava o pensamento. Integrais, derivadas, matrizes para tudo existia a devida fórmula. A maior parte das vezes mesmo ele nem incomodava os neurónios*:
– É conta que se faz sem cabeça.
Doseava o coração em aplicações regradas, reduzida a paixão ao seu equivalente numérico. Amores, mulheres, filhos: tudo isso era hipótese nula. O sentimento, dizia ele, não tem logaritmo. Por isso, nem se justifica a sua equação. Desde menino se abstivera de afetos. Do ponto de vista da álgebra, dizia, a ternura é um absurdo. Como o zero negativo. Vocês vejam, dizia ele aos alunos: a erva não se enerva, mesmo sabendo-se acabada em ruminagem de boi. E a cobra morde sem ódio. É só o justo praticar da dentadura injetável dela. Na natureza não se concebe sentimento. Assim, a vida prosseguia e Julio Novesfora era nela um aguarda-factos*. Certa vez, porém, o mestre se apaixonou por uma aluna, menina de incorreta idade. Toda a gente advertia: essa menina é mais que nova, não dá para si*.
– Faça as contas mestre.
Mas o mestre já perdera o cálculo. Desvalessem os razoáveis conselhos. Ainda mais grave: ele perdia o matemático tino. Já nem sabia o abecedário dos números. Seu pensamento perdia as limpezas da lógica. Dizia coisas sem pés. Parecia, naquele caso, se confirmar o lema: quanto mais sexo menos nexo. Agora, a razão vinha tarde de mais*. O mestre já tinha traçado a hipotenusa à menina. Em folgas e folguedos, Julio Novesfora se afastava dos rigores da geometria. O oito deitado é um infinito. E, assim, o professor ataratonto, relembrava:
– A paixão é o mundo a dividir por zero.

*grafia usada em Moçambique
Compare as expressões I e II abaixo (também negritadas no texto) e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I) “...reduzida a paixão ao seu equivalente numérico.” II) “A paixão é o mundo a dividir por zero.”

36 Q685819 | Português, Interpretação de Textos, Nível Médio, IFPR, IF PR

Em relação ao assunto: “poema, prosa e poesia”, analise as informações sobre os textos de Mia Couto e de Millôr Fernandes.
I) Os dois textos apresentados diferem: o de Mia Couto está escrito em prosa, ainda que incorpore poesia, e o de Millôr é um poema, esvaziado de poesia. II) A narrativa de Mia Couto possui muitos elementos poéticos, perceptíveis especialmente pelas palavras e expressões que ganham significados diversos dos habituais, por vezes, incomuns. III) O texto de Millôr pode ser considerado poético, por se tratar de um poema e ser essa a condição indispensável para ganhar essa caracterização. IV) Sequência de versos sem métrica e sem rima, que abordam assunto risível, como acontece com o texto de Millôr, sequer pode ser chamada de poema. V) Não há possibilidade de definir ambos os textos como poesia, porque lhes faltam as características principais para tanto, entre as quais estão: métrica, ritmo, rima. Estão corretas apenas:
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