Questões de Vestibular: IF SE

Prepare-se para a prova com questões de IF SE de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q689276 | História, Movimentos de Reforma Religiosa protestantes e católicos, Segundo Semestre, IFSE, IF SE

Sobre o mundo árabe, assinale a alternativa INCORRETA:

12 Q689271 | Química, Química Orgânica, Segundo Semestre, IFSE, IF SE

Umectantes são aditivos que entram na fabricação de bolos, panetones, rocamboles etc. A finalidade é evitar que a massa resseque. Para tanto, um umectante deve possuir alta afinidade pela água. Indique qual das substâncias abaixo é usada como umectante:

13 Q689282 | Geografia, Geografia Política, Segundo Semestre, IFSE, IF SE

O país vive uma sangrenta guerra civil desde 2000 quando Bashar al-Assad assumiu o governo sucedendo seu pai, que exerceu o poder por trinta anos, e manteve o país em estado de emergência - com limitação das liberdades civis. Sobre o conflito que envolve esse país, é correto assinalar:

14 Q689284 | Geografia, Vegetação, Segundo Semestre, IFSE, IF SE

No início do século XX, diversos países menos desenvolvidos, incluindo o Brasil, eram predominantemente agroexportadores. Suas economias estavam assentadas principalmente na exportação de matérias-primas ou produtos primários para os países desenvolvidos. São mercadorias em estado bruto ou produtos primários que sofrem pouca ou nenhuma transformação e são classificadas como;

15 Q689270 | Química, Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos Polaridade das Ligações e Moléculas, Segundo Semestre, IFSE, IF SE

O soro caseiro, recomendado para evitar a desidratação infantil, consiste em uma solução aquosa de NaCl (3,5 g/L) e de C12H22O11 (11,0 g/L). As concentrações, em mol/L, de cloreto de sódio e da sacarose nessa solução valem respectivamente:

16 Q689278 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Segundo Semestre, IFSE, IF SE

As duas principais atividades econômicas que Portugal e Espanha incentivaram na América, no início da colonização, foram, respectivamente:

17 Q689280 | Geografia, Pirâmide etária, Segundo Semestre, IFSE, IF SE

O final do século XVI é marco inicial da formação do atual estado de Sergipe. Lutas entre colonizadores e índios, além da figura de Cristóvão de Barros, compuseram o enredo daquele momento histórico e suas consequências no tempo. A respeito desse assunto, julgue o item correto.

18 Q689281 | Geografia, Segundo Semestre, IFSE, IF SE

No Brasil, a pirâmide etária está passando por um acentuado processo de transformação por causa da segunda fase da transição demográfica que ora se observa no país. Sobre a estrutura etária da população brasileira considere as afirmativas a seguir.

I. O contínuo e acentuado estreitamento da base, verificado nos últimos censos, revela a queda da natalidade e a diminuição do percentual de jovens e crianças no conjunto da população, ao mesmo tempo em que o corpo e o ápice da pirâmide tornam-se gradativamente mais largos.

II. Acentua-se a tendência histórica de predomínio feminino no conjunto da população, com alguma variação regional; por exemplo, a Região Sudeste é a única em que a população masculina predomina sobre a feminina. Isso se explica, em grande parte pelas migrações internas.

III. A queda acentuada da taxa de fecundidade não se verifica apenas nas regiões mais ricas do país, ela é um fenômeno generalizado, ainda que mais intenso no Sul e no Sudeste.

IV. As políticas públicas e o Estatuto do Idoso asseguram cidadania, atendimento social e de saúde para a população envelhecida.

Assinale a alternativa CORRETA.

19 Q689262 | Português, Denotação e Conotação, Segundo Semestre, IFSE, IF SE

Texto associado.

PORTUGUÊS

TEXTO I

Depois, chegou o Natal, o Ano-Novo que passaram juntos, recusando convites dos colegas de repartição. Raul deu a Saul uma reprodução do Nascimento de Vênus, de Botticelli, que ele colocou na parede exatamente onde estivera o quadro de Van Gogh. Saul deu a Raul um disco chamado Os grandes sucessos de Dalva de Oliveira. A faixa que mais ouviram foi Nossas Vidas, prestando atenção naquele trechinho que dizia “até nossos beijos parecem beijos de quem nunca amou”.

Foi na noite de trinta e um, aberta a champanhe na quitinete de Raul, que Saul ergueu a taça e brindou à nossa amizade que nunca vai terminar. Beberam até quase cair. Na hora de deitar, trocando a roupa no banheiro, muito bêbado, Saul falou que ia dormir nu. Raul olhou para ele e disse você tem um corpo bonito. Você também, disse Saul, e baixou os olhos. Deitaram ambos nus, um na cama atrás do guarda-roupa, outro no sofá. Quase a noite inteira, um conseguia ver a brasa acesa do cigarro do outro, furando o escuro feito um demônio de olhos incendiados. Pela manhã, Saul foi embora sem se despedir para que Raul não percebesse suas fundas olheiras.

Quando janeiro começou, quase na época de tirarem férias — e tinham planejado, juntos, quem sabe Parati, Ouro Preto, Porto Seguro — ficaram surpresos naquela manhã em que o chefe de seção os chamou, perto do meio-dia. Fazia muito calor. Suarento, o chefe foi direto ao assunto. Tinha recebido algumas cartas anônimas. Recusou-se a mostrá-las. Pálidos, os dois ouviram expressões como "relação anormal e ostensiva", "desavergonhada aberração", "comportamento doentio", "psicologia deformada", sempre assinadas por Um Atento Guardião da Moral. Saul baixou os olhos desmaiados, mas Raul colocou-se em pé. Parecia muito alto quando, com uma das mãos apoiadas no ombro do amigo e a outra erguendo-se atrevida no ar, conseguiu ainda dizer a palavra nunca, antes que o chefe, entre coisas como a-reputação-de-nossa-firma ou tenho-que-zelar-pela-moral-dos-meus-funcionários, declarasse frio: os senhores estão despedidos.

Esvaziaram lentamente cada um a sua gaveta, a sala deserta na hora do almoço, sem se olharem nos olhos.O sol de verão escaldava o tampo de metal das mesas. Raul guardou no grande envelope pardo um par de olhos enormes, sem íris nem pupilas, presente de Saul, que guardou no seu grande envelope pardo, com algumas manchas de café, a letra de Tú Me Acostumbraste, escrita à mão por Raul numa tarde qualquer de agosto e com algumas manchas de café. Desceram juntos pelo elevador, em silêncio.

Mas quando saíram pela porta daquele prédio grande e antigo, parecido com uma clínica ou uma penitenciária, vistos de cima pelos colegas todos postos na janela, a camisa branca de um, a azul do outro, estavam ainda mais altos e mais altivos. Demoraram alguns minutos na frente do edifício. Depois apanharam o mesmo táxi, Raul abrindo a porta para que Saul entrasse. Ai-ai! alguém gritou da janela. Mas eles não ouviram. O táxi já tinha dobrado a esquina.

Pelas tardes poeirentas daquele resto de janeiro, quando o sol parecia a gema de um enorme ovo frito no azul sem nuvens no céu, ninguém mais conseguiu trabalhar em paz na repartição. Quase todos ali dentro tinham a nítida sensação de que seriam infelizes para sempre.E foram.


ABREU, Caio Fernando. Morangos mofados. Rio de Janeiro: Agir, 2005.


A estrutura sintática é uma importante ferramenta na organização e na progressão do texto. Considerando a organização sintática do segundo parágrafo do Texto I, é INCORRETO o que se afirma em:

20 Q689265 | Matemática, Função de 1 Grau ou Função Afim, Segundo Semestre, IFSE, IF SE

TEXTO II

– Puxa vida! Este Cabo Viloso é homem até debaixo d’água!
– Arre, égua! Este sim, tem coragem de mamar em onça!
A bem da verdade, eu nunca soube se, naquele momento eles aplaudiam o cabo por sua postura empombada, ou se pilheriavam às suas costas. Será que botavam fogo no coitado, fingindo enaltecer-lhe a bravura? Em Contendas do Papudo, o que não falta é cabra safado e gaiato. DANTAS, Francisco J. C. Cabo Josino Viloso. São Paulo: Planeta, 2005.


No Texto II, o emprego das expressões “arre, égua”, “coragem de mamar em onça” e “cabra safado” contribui para:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.