Questões de Vestibular: IFF

Prepare-se para a prova com questões de IFF de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q689202 | Física, Leis de Newton, Segundo Semestre, IFF, IFF

Alexandre comprou um equipamento capaz de gerar energia elétrica através de luz solar. O equipamento possui quatro placas fotovoltaicas idênticas para gerar energia elétrica, cada uma com potência de 250W. De acordo com as especificações técnicas, sabe-se que cada placa consegue fornecer, em média, 95% de sua potência na transformação de energia elétrica, funcionando, assim, 6 horas por dia. Sabemos também que Alexandre paga à concessionária de energia R$0,80 por kWh. Tendo em vista essas informações, assinale a alternativa CORRETA:

32 Q689201 | Matemática, Aritmética e Problemas, Segundo Semestre, IFF, IFF

A trajetória de um objeto A é representada pela curva da função ƒ(t) = t3 – 4t e a trajetória de um objeto B é representada pela curva da função g(t) = t2 , sendo que t representa o tempo em minutos. Após o início do deslocamento, a trajetória dos dois objetos coincidirá aproximadamente no instante

(Considere √17 = 4,1)

33 Q689213 | História, Colonialismo espanhol Ocupação e exploração do território americano, Segundo Semestre, IFF, IFF

Leia o texto a seguir:

“O golpe [civil e militar de 1964] não continha um ideário de governo. Não apontava para uma ditadura civil e militar como o Brasil iria viver, durante mais de uma década. As eleições de 1965 estavam logo ali e havia candidatos animados a disputá-la e vencê-la. O golpe de 1964 foi um projeto contra o governo Jango e as esquerdas. Não havia, de forma definida, um projeto de governo a favor de algo. Depor Goulart e fazer a limpeza política no país era o que se queria. A limpeza era também um contra. Contra os trabalhistas, os comunistas, os sindicalistas, os subversivos em geral. Os que seriam chamados de inimigos da Revolução vitoriosa.”

FERREIRA, Jorge; GOMES, Angela de Castro. 1964: o golpe que derrubou um presidente, pôs fim ao regime democrático e instituiu a ditadura no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014. p. 371-372 (grifos no original).

Sobre a dinâmica política brasileira no período que antecede o golpe civil e militar, é CORRETO afirmar que

34 Q689216 | Geografia, Agricultura brasileira, Segundo Semestre, IFF, IFF

No mês de março de 2018, o Brasil sediou o 8º Fórum Mundial da Água visando oportunizar um diálogo aberto e democrático, bem como estabelecer compromissos políticos relacionados ao uso racional, à conservação, à proteção, ao planejamento e à gestão deste recurso em todos os setores da sociedade. Sobre a gestão dos recursos hídricos no Brasil, pode-se afirmar que

35 Q689195 | Português, Coesão e coerência, Segundo Semestre, IFF, IFF

Assinale a alternativa que avalia CORRETAMENTE as assertivas seguintes:

I. No texto IV, caso seja retirado o acento gráfico de “histórias”, não haverá alteração semântica tampouco morfológica, o que comprova a acentuação gráfica ser fundamental para a coerência textual.

II. Corroborando ser a ortografia recurso importante para se manter a coerência de um enunciado, no texto IV, em “...espiava em silêncio...”, se a palavra em negrito for substituída por seu homônimo homófono “expiava”, manter-se-á o sentido original da expressão.

III. “Rhodes chama a atenção para os diferentes tipos de sentimento que permeiam a vida...” (texto V) – No período transcrito, o acréscimo de uma vírgula antes do pronome relativo “que” mudará o caráter restritivo da oração. Isso demonstra que a pontuação contribui para a coerência do texto.

36 Q689197 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Segundo Semestre, IFF, IFF

No processo de comunicação, é preciso expressar uma finalidade, um objetivo, que se materializa por meio de uma função da linguagem específica. Leia as assertivas a seguir e marque a INCORRETA em relação aos textos I, III, IV, V e VI:

37 Q689207 | Química, Eletroquímica Oxirredução, Segundo Semestre, IFF, IFF

Os átomos que constituem os elementos químicos são constituídos por três partículas fundamentais: prótons, nêutrons e elétrons, sendo que a quantidade de prótons caracteriza o elemento químico correspondente para aquele átomo. Tomando por base a constituição dos átomos e a distribuição eletrônica dos elementos, marque a alternativa que indica a massa atômica e o grupo (família) na tabela periódica, respectivamente, de um átomo contendo 16 prótons, 16 nêutrons e 18 elétrons:

38 Q689208 | Biologia, Protistas e algas, Segundo Semestre, IFF, IFF

Na corrosão de metais, ocorre a deterioração do material devido a uma reação de oxirredução do metal com o meio. O ferro, por exemplo, é facilmente oxidado quando exposto ao ar e à umidade, formando o óxido de ferro mono-hidratado (Fe2O3 . H2O), conhecido como ferrugem, conforme a reação balanceada a seguir:

2 Fe + 1,5 O2 + H2O → Fe2O3 . H2O

Sabendo que um pedaço de 10,0g de ferro foi exposto ao ar e à umidade, oxidando-se totalmente, qual a massa, aproximada, de ferrugem formada?

Dados de massas atômicas: H= 1,0u; O= 16,0u; Fe= 55,8u.

39 Q689215 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Segundo Semestre, IFF, IFF

Número de filhos por mulher na Alemanha é o maior desde 1973

Alemanha 28/03/2018

“O número de nascimentos na Alemanha aumentou pelo quinto ano consecutivo, e a taxa de fecundidade do país chegou ao nível mais alto desde os anos 70, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (28/03) pelo Departamento Federal de Estatísticas da Alemanha (Destatis).

Em 2016, 792.131 crianças nasceram no país, o que significa um crescimento de 7% (54.556 crianças) em relação ao ano anterior e equivale ao total de nascimentos registrado em 1996”.

Disponível em: http://www.dw.com/pt-br/n%C3%BAmero-de-filhos-por-mulher-na-alemanha-%C3%A9-o-maior-desde-1973/a-43171008. Acesso em: 11 abr. 2018.

Considerando os dados divulgados e o cenário apresentado pelo Destatis, um dos fatores responsáveis pelo aumento da taxa de fecundidade na Alemanha é

40 Q689191 | Texto associado, Interpretação de Textos, Segundo Semestre, IFF, IFF

Texto associado.

Texto I


Feliz por nada


Geralmente, quando uma pessoa exclama “Estou tão feliz!”, é porque engatou um novo amor, conseguiu uma promoção, ganhou uma bolsa de estudos, perdeu os quilos que precisava ou algo do tipo. Há sempre um porquê. Eu costumo torcer para que essa felicidade dure um bom tempo, mas sei que as novidades envelhecem e que não é seguro se sentir feliz apenas por atingimento de metas. Muito melhor é ser feliz por nada.

Feliz por estar com as dívidas pagas. Feliz porque alguém o elogiou. Feliz porque existe uma perspectiva de viagem daqui a alguns meses. Feliz porque você não magoou ninguém hoje. Feliz porque daqui a pouco será hora de dormir e não há lugar no mundo mais acolhedor do que sua cama. Mesmo sendo motivos prosaicos, isso ainda é ser feliz por muito.

Feliz por nada, nada mesmo? Talvez passe pela total despreocupação com essa busca. Essa tal de felicidade inferniza. “Faça isso, faça aquilo”. A troco? Quem garante que todos chegam lá pelo mesmo caminho?

Particularmente, gosto de quem tem compromisso com a alegria, que procura relativizar as chatices diárias e se concentrar no que importa pra valer, e assim alivia o seu cotidiano e não atormenta o dos outros. Mas não estando alegre, é possível ser feliz também. Não estando “realizado”, também. Estando triste, felicíssimo igual. Porque felicidade é calma. Consciência. É ter talento para aturar o inevitável, é tirar algum proveito do imprevisto, é ficar debochadamente assombrado consigo próprio: como é que eu me meti nessa, como é que foi acontecer comigo? Pois é, são os efeitos colaterais de se estar vivo.

Benditos os que conseguem se deixar em paz. Os que não se cobram por não terem cumprido suas resoluções, que não se culpam por terem falhado, não se torturam por terem sido contraditórios, não se punem por não terem sido perfeitos. Apenas fazem o melhor que podem.

Se é para ser mestre em alguma coisa, então que sejamos mestres em nos libertar da patrulha do pensamento. De querer se adequar à sociedade e ao mesmo tempo ser livre. Adequação e liberdade simultaneamente? É uma senhora ambição. Demanda a energia de uma usina. Para que se consumir tanto?

A vida não é um questionário de Proust. Você não precisa ter que responder ao mundo quais são suas qualidades, sua cor preferida, seu prato favorito, que bicho seria. Que mania de se autoconhecer. Chega de se autoconhecer. Você é o que é, um imperfeito bemintencionado e que muda de opinião sem a menor culpa.

Ser feliz por nada talvez seja isso.

MEDEIROS, Martha. Felicidade crônica. 15.ed. Porto Alegre: L&PM, 2016. p. 86-87.

Os recursos expressivos, como as figuras de linguagem, fazem-se relevantes para a compreensão e interpretação de textos literários, levando o emissor a um uso mais eficaz da linguagem, que é um fenômeno social. A partir dos comentários sobre esses recursos, analise as proposições a seguir e marque a que NÃO representa seu uso:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.