Questões de Vestibular: UFPR

Prepare-se para a prova com questões de UFPR de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q686493 | História, República Oligárquica, Vestibular Medicina, CAMPO REAL, UFPR

Fenômeno complexo, que ultrapassa o domínio religioso que o epíteto ocidental sugeria, a idolatria pode também ser vista como expressão da resistência social e cultural dos ameríndios em face do avanço europeu. (Ronaldo Vainfas. A heresia dos índios – Catolicismo e rebeldia no Brasil Colonial. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 31. Adaptado.)

De acordo com a abordagem proposta pelo autor, a idolatria ameríndia situa-se num contexto de:

12 Q686495 | História, Período EntreGuerras Revolução Russa de 1917, Vestibular Medicina, CAMPO REAL, UFPR

Do movimento iluminista à Revolução Francesa, a pedagogia sai do campo filosófico para entrar no campo político, rompe com a vertente elitista de alguns enciclopedistas e deixa de ser concebida como privilégio do indivíduo, passando a ser entendida como direito do ser humano. (Sonia Marrach. Outras histórias da educação. São Paulo: UNESP, 2009. p. 39. Adaptado.)

A mudança de perspectiva mencionada no texto fundamentou a concepção que associa:

13 Q686471 | Português, Uso da Vírgula, Vestibular Medicina, CAMPO REAL, UFPR

O trecho a seguir é o parágrafo inicial de texto publicado na BBCBrasil em 03/01/2018 (<www.bbc.com/portuguese/geral42537252>):

A tecnologia para problemas no coração estará disponível gratuitamente no sistema público de saúde britânico, o NHS, a partir do fim do primeiro semestre de 2018.

Numere os parênteses a seguir, identificando a ordem textual lógica das ideias que dão continuidade ao parágrafo inicial.
( ) Já o sistema criado pelo hospital John Radcliffe faz um diagnóstico baseado nestes exames com muito mais precisão e consegue detectar detalhes invisíveis aos olhos humanos. ( ) Segundo o governo, isso pode “salvar o NHS” ao reduzir em 50% os 2,2 bilhões de libras (cerca de R$ 9,8 bilhões) gastos anualmente com serviços de análise de patologias. ( ) Ele dá recomendações ao concluir que o paciente tem risco de ter um infarto. ( ) Mas até mesmo os melhores médicos falham em um a cada cinco casos. Pacientes acabam sendo mandados para casa e têm um ataque cardíaco ou passam por cirurgias desnecessárias. ( ) Atualmente, cardiologistas conseguem dizer se há um problema a partir do ritmo de batidas do coração identificado em exames.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta dos parênteses, de cima para baixo.

14 Q686504 | Química, Soluções características, Vestibular Medicina, CAMPO REAL, UFPR

O poder calorífico de alimentos pode ser determinado em uma bomba calorimétrica, que consiste em um recipiente de aço inox hermeticamente fechado, no qual a amostra é queimada em presença de oxigênio puro sendo o calor resultante, medido pela variação da temperatura de um banho de água circundante ao recipiente. Devido à espessura e massa do recipiente, o banho de água sofre uma variação de poucos graus, porém no momento da combustão a temperatura interna pode atingir 1200 oC. Na determinação do calor de combustão de uma amostra de glicose (C6H12O6), 1,8 g dessa substância foram colocados em uma bomba calorimétrica e o recipiente (de 1 L de capacidade) foi pressurizado a 30 atm com oxigênio puro (1,23 mols) e a ignição perpetrada.
Considere: O sistema adiabático, uma combustão completa a 1200 oC e que os gases gerados são gases ideais. Dados: R = 0,082 atm.L.K-1 .mol-1 ; Massa Molar (C6H12O6) = 180 g/mol.

A pressão interna do recipiente no momento exato da combustão da amostra é de:

15 Q686478 | Literatura, Escolas Literárias, Vestibular Medicina, CAMPO REAL, UFPR

“Clara era uma natureza amorfa, pastosa, que precisava mãos fortes que a modelassem e fixassem. Seus pais não seriam capazes disso. A mãe não tinha caráter, no bom sentido, para o fazer; limitava-se a vigiá-la caninamente; e o pai, devido aos seus afazeres, passava a maioria do tempo longe dela. E ela vivia toda entregue a um sonho lânguido de modinhas e descantes, entoadas por sestrosos cantores, como o tal Cassi e outros exploradores da morbidez do violão. O mundo se lhe representava como povoado de suas dúvidas, de queixumes de viola, a suspirar amor.” (Clara dos Anjos, p. 49)

Considerando o trecho selecionado e a integridade do romance Clara dos Anjos, de Lima Barreto, assinale a alternativa correta.

16 Q686480 | Biologia, Sistema Endócrino Humano, Vestibular Medicina, CAMPO REAL, UFPR

O poema “Entre o ser e as coisas” integra o livro Claro enigma, de Carlos Drummond de Andrade:

Onda e amor, onde amor, ando indagando ao largo vento e à rocha imperativa, e a tudo me arremesso, nesse quando amanhece frescor de coisa viva.
Às almas, não, as almas vão pairando, e, esquecendo a lição que já se esquiva, tornam amor humor, e vago e brando o que é de natureza corrosiva.
N’água e na pedra amor deixa gravados seus hieróglifos e mensagens, suas verdades mais secretas e mais nuas.
E nem os elementos encantados sabem do amor que os punge e que é, pungindo, uma fogueira a arder no dia findo.

Com base na leitura desse poema e na integridade do livro, assinale a alternativa correta.

17 Q686496 | Matemática, Médias, Vestibular Medicina, CAMPO REAL, UFPR

Quando Lenine desencadeou a insurreição de outubro, não lhe vinha à mente que a Revolução se limitaria a um só país, nem que poderia ser socialista, se reduzida à Rússia. (Marc Ferro. A revolução russa de 1917. São Paulo: Perspectiva, 1974. Adaptado.)

De acordo com o texto, a conduta do líder revolucionário foi pautada pela perspectiva de que o:

18 Q686501 | Matemática, Pontos e Retas, Vestibular Medicina, CAMPO REAL, UFPR

A quantidade de um medicamento no corpo de um paciente, após sua administração intravenosa, é de aproximadamente Q (t) = 10 x 4-t/16 miligramas por litro (mg/L) de sangue, sendo t o tempo medido em horas. Quanto tempo é necessário para que a quantidade de medicamento atinja o valor de 1 mg/L de sangue? (use log 2 = 0,3)

19 Q686503 | Química, Química Orgânica, Vestibular Medicina, CAMPO REAL, UFPR

Nos processos hidrometalúrgicos de obtenção do cobre metálico a partir da calcopirita (CuFeS2), os componentes desse minério são inicialmente separados utilizando-se solução aquosa de cloreto férrico (FeCl3), como indicado pela seguinte equação:


CuFeS2 (s) + 4 Fe+3 (aq.) → Cu+2 (aq.) + 5 Fe+2 (aq.) + 2 S (s)


Sabendo que o número de oxidação do cobre na calcopirita é +2, considere as seguintes afirmativas a respeito da ação redox dos reagentes da equação apresentada:


1. O S-2 (aq.) é o agente oxidante.

2. O Fe+3 (aq.) é o agente oxidante.

3. O CuFeS2 (s) é o agente redutor.

4. O Cu+2 (aq.) é o agente redutor.


Assinale a alternativa correta.


20 Q686470 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Vestibular Medicina, CAMPO REAL, UFPR

A respeito do texto, considere as seguintes afirmativas:

1. Apesar de menos devastador, o furacão Harvey foi mais noticiado do que as diversas tragédias ocorridas em países menos desenvolvidos. 2. Tanto o presidente de Serra Leoa quanto o presidente norte-americano reconhecem a necessidade urgente de se tratar da mudança climática. 3. O termo “apartheid climático”, nesse texto, é usado para demonstrar que há diferentes tipos de desastres climáticos nos dois hemisférios.

Assinale a alternativa correta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.