Questões de Enem e Vestibulares: UNESPAR

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“Esclarecimento [Iluminismo] é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo [...] A preguiça e a covardia são as causas pelas quais uma tão grande parte dos homens [...] continuem [...] de bom grado menores durante toda a vida. São também as causas que explicam por que é tão fácil que os outros se constituam em tutores deles. É tão cômodo ser menor [...] Que, porém, um público se esclareça a si mesmo é perfeitamente possível; mais que isso, se lhe for dada a liberdade, é quase inevitável. Pois, encontrar-se-ão sempre alguns indivíduos capazes de pensamento próprio, até entre os tutores estabelecidos da grande massa, que, depois de terem sacudido de si mesmos o jugo da menoridade, espalharão em redor de si o espírito de uma avaliação racional do próprio valor e da vocação de cada homem em pensar por si mesmo.”
KANT, Immanuel. Que é esclarecimento? Disponível em: coral.ufsm.br/ gpforma/2senafe/PDF/b47.pdf. Acessado em 02/09/2018.
O trecho acima foi extraído do artigo Que é o Esclarecimento?, publicado em 1783 pelo filósofo prussiano Immanuel Kant. Neste texto, Kant apresentou uma explicação sobre o que caracterizava o Iluminismo. A partir do excerto citado, o Iluminismo pode ser compreendido como:
Texto associado.
À hegemonia do sujeito corresponde o que se convencionou denominar em Descartes de primado da representação. Podemos dizer, em princípio, que representação é todo e qualquer conteúdo presente na mente. Para uma teoria realista do conhecimento, como era por exemplo aquela que predominava na época de Descartes, a representação é apenas o reflexo de objetos particulares ou então a transfiguração abstrata da ordenação do mundo material. Nessa perspectiva, tudo aquilo que o espírito representa já foi alguma vez objeto da percepção, pois nada poderia estar presente na mente sem que tivesse estado antes nos sentidos. Assim, a questão do conhecimento consistiria em explicar o trajeto das coisas à mente por intermédio da sensibilidade e a transformação do particular e divisível em essência universal e indivisível, presente no intelecto. SILVA, F.L e. Descartes: a metafísica da modernidade. São Paulo: Ed. Moderna, 1993.


René Descartes (1596-1650) é considerado o filósofo que inaugura o pensamento moderno. O que caracteriza a noção cartesiana de conhecimento é a:
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Na produção sociológica do francês Émile Durkheim, fatos sociais são maneiras coletivas de agir, pensar e sentir que são exteriores ao indivíduo e exercem pressão ou coerção social, ainda que não se perceba, sobre sua consciência. Também apresentam a característica de serem gerais na extensão de uma sociedade, na medida em que são comuns à maioria dos indivíduos. Durkheim considera que os fatos sociais não se confundem com as manifestações da consciências individuais, eles são uma realidade sui generis, uma realidade peculiar. (ARAUJO, Silva Maria; BRIDI Maria aparecida; MOTIM, Benilde Lenzi. Sociologia. Sociologia ensino médio volume único. São Paulo: Scipione, 2013, p. 50).
Considerando o pensamento sociológico de Durkheim e com base na assertiva acima, assinale a alternativa CORRETA: 
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A glicose, importante açúcar na alimentação de muitos seres vivos, possui fórmula igual a C6 H12O6 .
Sobre a glicose, é possível AFIRMAR que:
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Texto 2:
Are LED lights making us ill?
By Lucy Jones
Over the last decade, much of Europe and the US have changed the way they illuminate city and town streets. They have replaced high-energy sodium bulbs (the warmer, yellow ones) with energy-saving LED bulbs (with a blue light emitting diode, which can feel harsh in comparison). As well as street lights, most of us are exposed to blue light through smartphones, computers, TVs, and in the home. The World Journal of Biological Psychiatry published a paper that warned of the potential effects of LED lighting on mental illness. It raised concerns about the influence of blue light on sleep, other circadian-mediated symptoms, use of digital healthcare apps and devices, and the higher sensitivity of teenagers to blue light. Specifically, the researchers are concerned about the relationship between light exposure and the occurrence of manic and mixed symptoms in bipolar disorder, having adverse effects on manic states and the sleep-wake cycle. For example, the use of smartphones or computers by those people before bed could have a bad effect on their sleep, circadian rhythms and health. Studies of the impact of blue light on healthy adults show it inhibits melatonin secretion which disrupts sleep and can affect quality of life, physical and mental health and susceptibility to illness.
Previous studies of sleep disorders in children and adolescents show a clear and consistent relationship between sleep disorders and frequency of digital device usage. Currently, the National Sleep Foundation guidelines suggest not using technology 30 minutes before bed and removing technology for the bedroom. However, there are currently no specific guidelines for people with an underlying mental illness or sensitivity to circadian disruption. As LED technology has rapidly spread across the globe, the focus has been on the visual element and the energysaving element. Now, scientists, health professionals and the LED industry are working to minimise the blue light in LEDs and create customisable lights that won’t harm those suffering from psychiatric disorders. Disponível em https://www.bbcearth.com/blog/?article=are-led-lights-making-us-ill Acessado em 22/10/2018 
A rápida substituição de lâmpadas comuns por lâmpadas de LED em todos os setores e locais tiveram duas razões principais: a visual e a economia de energia. Porém, importantes estudos estão investigando se há consequências deste uso para a saúde. Assim, de acordo com o texto, é possível dizer que: 
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Texto 3:
Born Too Soon in a Country at War. Their Only Hope? This Clinic. By Kassie Bracken and Megan Special August 27, 2018
The baby girl has stopped breathing. She was born prematurely and is only 3 weeks old. Her mother, Restina Boniface, took her to the only public neonatal clinic in South Sudan. The country is one of the toughest places in the world for newborns with health problems to survive. Ten feet away sits a donated respiratory machine that could save the baby. But lacking a critical part, it goes unused. The doctor tries to resuscitate the baby for several minutes. Finally, she begins breathing on her own. One in 10 babies brought to this clinic will die, most from treatable conditions. But many mothers have nowhere else to go. South Sudan, the world’s youngest nation, is in the midst of a humanitarian crisis. A brutal civil war has drained the economy. As hospitals closed, doctors were forced to flee. Inside the clinic, many babies remain nameless. Their mothers know they may not make it. “Our mothers here, they come for help,” said Rose Tongan, a pediatrician. “And you pity them. You can’t do anything.” Electricity cuts out for days at a time. There is no formula for the premature babies, no lab for blood tests, no facility for X-rays. There are no beds for breastfeeding mothers. They must sleep outside, where they are at risk of infection and vulnerable to assault. “I feel like: What can I do?” Dr. Tongan said. Hellen Sitima’s 3-day-old daughter is sick. “When we get home, then that’s the time to name the baby,” she says. Dr. Tongan has no access to lab tests, but she determines that Ms. Sitima’s baby has a respiratory infection. The infection clears, and Ms. Sitima takes her daughter home. She names her Gift. 
Disponível em https://www.nytimes.com/interactive/2018/08/28/multimedia/ south-sudan-babies.html. Acessado em 22/10/2018
O texto relata a situação crítica em que se encontram hospitais no Sudão do Sul e de alguns pacientes que deles precisam para sobreviver. Assim sendo, assinale a alternativa que corresponde ao lido:
Texto associado.
Depois de ministrar o conteúdo sobre calor e temperatura, o professor divide os alunos em 4 grupos para que elaborem um resumo sobre suas principais conclusões a respeito dos fundamentos desses conceitos.
I. Sabemos que calor é uma das formas de energia que se propaga na forma de ondas eletromagnéticas. Num meio material, o calor pode se propagar por condução ou convecção. Os termômetros medem o grau de agitação das moléculas, grandeza que caracteriza a temperatura do corpo; 
II. O termômetro é um instrumento que quantifica o calor contido num corpo. Quanto maior a temperatura do corpo, mais calor ele tem armazenado. Quando o corpo com mais calor entra em contato com outro com quantidade menor de calor, observa-se uma troca de calor entre eles; 
III. O calor é uma energia em trânsito em função da diferença de temperatura entre 2 ou mais corpos. O calor flui do corpo com menor temperatura para o corpo que apresenta maior temperatura. Os termômetros no Brasil utilizam a escala Celsius, que é dividida por 180;
IV. A temperatura absoluta do corpo, dada na escala Kelvin, é obtida através de um termômetro a gás que mede o calor propagado pelo corpo. Ou seja, apenas o termometro a gás mede o calor absoluto do corpo
Assinale a alternativa que apresenta o(s) resumo(s) com conceitos CORRETOS.
Texto associado.
Trecho da Constituição Brasileira de 1988:
“Art. 215. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais. § 3º A lei estabelecerá o Plano Nacional de Cultura, de duração plurianual, visando ao desenvolvimento cultural do País e à integração das ações do poder público que conduzem à: I. defesa e valorização do patrimônio cultural brasileiro; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 48, de 2005)”. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
Trecho de artigo de blog:
“O crânio humano mais antigo das Américas, o maior meteorito já encontrados, no Brasil, a maior coleção latinoamericana de múmias, relíquias de civilizações extintas do continente, fósseis de dinossauros, ao todo 20 milhões de itens nas áreas de paleontologia, etnologia, arqueologia, botânica, zoologia e demais ciências. Tudo reunido num palácio que abrigou momentos decisivos do Brasil imperial, num parque histórico, cartão-postal da mais bela cidade do país. Foi-se a ciência, foi-se a história, foi-se um pedaço de cada um de nós, consumidos pelas chamas que destruíram ontem o Museu Nacional no Rio, o mais antigo do país, com 200 anos feitos em junho. Nada do que foi perdido poderá ser substituído. Não há dinheiro capaz de repôr o prejuízo. Não se trata de perda meramente material, mas de conhecimento imaterial. O palácio repleto de tesouros consumido pelas chamas é um retrato simultâneo da nossa riqueza cultural e de nosso desprezo por ela, do desdém pelo que temos de melhor. Era um museu no sentido mais amplo da palavra. Não apenas um espaço de exposição. Não um polo de comunicação com recursos digitais para atrair turistas. Mais que instalações dedicadas à educação, era um repositório de coleções, um centro de pesquisas. Menos sexy, mas mais valioso. Um museu clássico, como os congêneres de história natural ou etnografia em Londres, Paris ou Nova York”. 
GUROVITZ, Helio. A tragédia real do Museu Nacional. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/blog/heliogurovitz/post/2018/09/03/a-tragedia-real-do-museu-nacional.ghtml. Acessado em 03/09/2018. 
O incêndio no Museu Nacional, em 02 de setembro de 2018, recolocou no cenário nacional debates sobre nossa relação com os museus, com o patrimônio histórico, cultural e natural e, de maneira ampla, com o nosso passado. Baseando-se nos trechos acima, é possível deduzir que:
Texto associado.
“Pouca saúde e muita saúva, os males do Brasil são!” (Trecho de Macunaíma, de Mário de Andrade).
Assinale a alternativa que se relaciona à saúva, sem nenhum erro.
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Um tema muito relevante para nossa sociedade é a compreensão da conservação da energia e de seus modos de transformação. Conceitualmente a energia é definida como a capacidade que um corpo tem de realizar trabalho. "A energia não pode ser criada nem destruída, e sim transformada de uma forma em outra". 
Considerando as afirmações acima, assinale a alternativa mais adequada sobre processos de transformação de energia: