Questões de Vestibular: UNIVESP

Prepare-se para a prova com questões de UNIVESP de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q684929 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Vestibular, UNIVESP, UNIVESP

Os historiadores são unânimes em afirmar que Portugal foi o país pioneiro nas Grandes Navegações europeias entre o final da Idade Média e o início da Idade Moderna.
Esse pioneirismo se deveu, principalmente

32 Q688526 | Matemática, Aritmética e Problemas, Vestibular, UNIVESP, UNIVESP

As senoides são funções periódicas muito utilizadas para descrever movimentos de ondas sonoras e luminosas. A função real dada por f(x) = 2.sen ( 4x + π/2) -1 representa uma dessas ondas.

Sobre a função f(x) = 2.sen ( 4x + π/2) -1 é correto afirmar que o valor de f(x) quando x vale π/4 é
Dados: sen (0) = 0 sen (π/2)= 1
sen (π)= 0 sen (3π/2)= 1

33 Q688528 | Matemática, Equação Logarítmica, Vestibular, UNIVESP, UNIVESP

Um dado desbalanceado, de forma cúbica, é utilizado para um jogo. Para esse dado, a probabilidade de sair o número 6 é de 3/8. Dessa forma, a probabilidade de sair o número 6 em dois lançamentos sucessivos é

34 Q684946 | Matemática, Cilindro, Vestibular, UNIVESP, UNIVESP

Miguel dará uma festa em sua casa e está cuidando da piscina, que tem formato de cilindro circular reto, com raio da base de 5 m e profundidade de 1,5 m. A piscina está completamente cheia, e Miguel se preocupa com as crianças que estarão presentes. Por isso, ele não quer que o nível da água ultrapasse 1,2 m de profundidade e, para retirar um pouco da água, acionou uma bomba com vazão de 30 litros por minuto. Nestas condições, para que o nível da água chegue ao desejado por Miguel, a bomba deverá ficar funcionando por, no mínimo,
Adote: π = 3,14.

35 Q688530 | Matemática, Progressão Geométrica, Vestibular, UNIVESP, UNIVESP

No plano cartesiano (x,y), considere uma reta r que passa pelos pontos (1, 2) e (3, –2), e uma retas, que passa pelo ponto (4, 4) e (5, 2). É correto afirmar que as retas r e s são
Dado: ∆y/∆x

36 Q684950 | Física, Dinâmica, Vestibular, UNIVESP, UNIVESP

Durante uma competição de saltos ornamentais, uma atleta posiciona-se na ponta do trampolim de 5 metros para pegar impulso. Após esse movimento, ela se joga para cima para começar a sua exibição. Mesmo com os movimentos estéticos apresentados pela atleta ao longo da exibição, podemos notar que ela traça no ar uma trajetória parabólica ao sair do trampolim até a água do tanque. Considerando o sistema conservativo, sobre o salto, podemos afirmar corretamente que

37 Q684962 | Biologia, Classificação biológica, Vestibular, UNIVESP, UNIVESP

Embora novas espécies continuem sendo reveladas pela ciência no século XXI, muitas são classificadas já sob ameaça de extinção. É o caso dos mangabeis-das-terras-altas (Rungwecebus kipunji), primatas com longa pelagem e cerca de 13 kg de massa, que aparentemente vivem apenas em um parque nacional da Tanzânia.
Analisando a zoologia dos vertebrados sob o paradigma da Sistemática Filogenética, é correto afirmar que os Rungwecebus kipunji compartilham um ancestral mais recente com

38 Q684964 | Biologia, Artrópodes, Vestibular, UNIVESP, UNIVESP

Para que seres humanos fossem capazes de correr sobre a água, teriam que exercer uma frequência de passos aproximadamente 30 vezes maior que a dos recordistas em provas de atletismo dos 100 metros rasos. Entretanto, ao passo em que essa atividade soa como sobrenatural para os humanos, há animais macroscópicos que executam tal proeza, tal como alguns lagartos (como os da espécie Basiliscus basiliscus), percevejos da família Gerridae e aranhas Lycosoidea de determinadas espécies. As façanhas desempenhadas por esses animais dependem fundamentalmente de uma propriedade da água – uma que também determina que as gotas de água que estejam em superfícies horizontais impermeáveis estabilizem-se em um aspecto hemisférico, não se esparramando tão facilmente. Essa propriedade é a

39 Q688554 | Português, Formas nominais do verbo particípio, Vestibular, UNIVESP, UNIVESP

Texto associado.
Leia o texto para responder a questão.

Trump assina decreto que altera política americana com Cuba

São Paulo e Washington – O presidente Donald Trump defendeu o embargo econômico dos Estados Unidos contra Cuba e condicionou avanços na relação bilateral a mudanças políticas na ilha na direção de eleições livres, libertação de presos políticos e respeito à liberdade de expressão. “Eu estou cancelando o acordo completamente unilateral da última administração com Cuba”, declarou em discurso realizado nesta sexta-feira, 16, em Miami.
Apesar da declaração, Trump reviu apenas questões pontuais da política anunciada por Barack Obama no dia 17 de dezembro de 2014. As mudanças acabam com a possibilidade de viagens individuais para a ilha e proíbem gastos em estabelecimentos turísticos controlados pelo Exército e pelos setores de inteligência e segurança do país. “Lucros provenientes do turismo foram diretamente para as forças armadas”, afirmou.
Além da reversão desses pontos, a grande transformação foi de tom e na sinalização do futuro da relação bilateral. Enquanto Obama defendeu o levantamento do embargo, Trump prometeu reforçá-lo. A agressividade retórica contra o governo de Raúl Castro também indica uma desaceleração do ritmo de normalização das relações bilaterais.
Um dos objetivos do novo acordo, explicou Trump, é garantir que a população cubana seja beneficiada diretamente. O presidente norte-americano, entretanto, buscou frisar que ‘atrocidades’ cometidas desde o início do regime dos irmãos Castro não serão toleradas e insinuou que o governo de Barack Obama negligenciou a prática de crimes contra a população da ilha.
<http://tinyurl.com/y8ol93q4> Acesso em: 17/06/2017. Adaptado.
De acordo com o posicionamento de Trump apresentado no texto, as “‘atrocidades’ cometidas desde o início do regime dos irmãos Castro”

40 Q684879 | Matemática, Potência, Vestibular 1 semestre, UNIVESP, UNIVESP

Embora pareça algo natural, a notação de valores numéricos no sistema de base 10 (sistema decimal) é, na verdade, uma convenção, como outras notações que foram utilizadas no passado. Um número no sistema decimal representa uma somatória de potências de 10: por exemplo, o número 2367 (dois mil, trezentos e sessenta e sete) equivale a 2 · 103 + 3 · 102 + 6 · 101 + 7 · 100 . Caso fosse utilizado um sistema de base 6, o número 2543 neste sistema equivaleria, no sistema decimal, a:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.