Questões de Vestibular: á Distância Prepare-se para a prova com questões de á Distância de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. á Distância Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 11 Q685483 | História, Conflitos na antiga Europa do Leste, á Distância, UEG, UEGLeia o texto a seguir.A primavera se assume como uma metáfora de um despertar social, da travessia para o “jardim democrático”. Entretanto, como a própria metáfora, ela é uma ilusão: para que se chegue à estação da primavera é preciso enfrentar as intempéries do inverno; e depois cultivar boas sementes para que floresçam na primavera. MATOS, Pedro. Da primavera ao inferno árabe. 9 abr. 2015. Disponível em: www.pordentrodaafrica.com/noticias/da-primavera-ao-infernoarabe-por-pedro-matos. Acesso em: 02 ago. 2019. O texto citado analisa o uso metafórico das flores da primavera na caracterização dos eventos políticos. Um desses eventos que defendia um socialismo humanizado, estimulando a criatividade científica e artística, foi reprimido pelos tanques soviéticos. Esse movimento foi a a) Revolução dos Cravos, um movimento social que encerrou o período ditatorial em Portugal. b) Primavera de Praga, movimento popular que almejava maior liberdade na Tchecoslováquia. c) Primavera Árabe, movimento popular que defendia maior democracia nos países islâmicos. d) Primavera dos Povos, que pretendia unir os trabalhadores para uma revolução socialista na Europa. e) Revolução das Rosas, um movimento pacífico ocorrido na Georgia, que retirou o presidente do poder. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 12 Q685489 | Sociologia, á Distância, UEG, UEGUm dos temas fundamentais da sociologia é a socialização, que remete à relação entre indivíduo e sociedade e às formas pelas quais os indivíduos são inseridos no convívio social. Entre as variadas concepções sobre socialização, tem-se o seguinte: a) para Max Weber, a sociedade tem prevalência sobre os indivíduos, de modo que as instituições sociais como família, Estado e igreja determinam as ações individuais, impossibilitando mudanças nas relações sociais estabelecidas. b) segundo Émile Durkheim, as estruturas sociais são coercitivas perante os indivíduos, mas estes podem reformular estas estruturas por meio da formulação de novos significados, que são compartilhados por indivíduos de um mesmo grupo social. c) para Max Weber, a sociedade moderna é uma sociedade de indivíduos, na qual não existe socialização e sim individualização. A socialização só existiu plenamente nas sociedades tradicionais, tais como as préhistóricas e indígenas. d) para Max Weber, não há uma prevalência do indivíduo sobre a sociedade, pois este autor dá preponderância à relação entre indivíduo e sociedade ao focar sua análise no antagonismo existente entre classes sociais. e) segundo Émile Durkheim, a socialização é o processo pelo qual o indivíduo torna-se um ser social, deixando de lado sua natureza egoísta, e que ocorre através das gerações mais velhas que atuam sobre as mais novas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 13 Q685469 | Inglês, á Distância, UEG, UEGTexto associado. Leia o texto e responda à questão.This is how the way the world measures success in education is changingSince 2000 when the Organization for Economic Co-operation and Development (OECD) launched a global academic benchmark for measuring student outcomes by testing 15-year-olds, many global education systems have been impacted by what sometimes looks and feels like a race to rank high.When the OECD launched the Programme for International Student Assessment — PISA — the idea was to enable countries to make cross-national comparisons of student achievement using a common/standard metric to increase human capital. In other words, higher academic achievement should corelate with earnings in the future and a country’s standard of living. As PISA states, it publishes the results of the test a year after the students are tested to help governments shape their education policies.As PISA has developed, through seven global testing rounds every three years, with the first in 2000 and the most recent in 2018, for some it has gained a reputation as the “Olympics of education” given the widespread attention that country rankings receive following the release of results.Now, partly in the face of criticisms, PISA is looking at expanding how and what it tests. As this process unfolds, policy-makers must remember that the social consequences of a test are just as important as the test’s content. Putting a new face on PISA will undoubtedly present various opportunities and challenges.To date, PISA has been restricted to what is generally called the “cognitive” side of learning, focusing on reading, mathematics and scientific literacy. In addition to test questions, students and school principals fill out questionnaires to provide contextual information on student and school environment characteristics that can be associated with more or less favourable performance.Countries that excel in PISA tests, such as Finland, a country with less than six million people, have become regarded by policy-makers as a “global reference society” — an ideal to aspire to — due to their high performance in PISA rankings.Asian countries or jurisdictions like Singapore, Hong Kong (China) and Japan tend to consistently achieve exceptional PISA performances and hence get a lot of attention from other countries wishing to emulate their success via borrowing policy. For example, England flew teachers out to China to study mathematics teaching.In the next administration in 2021, PISA will tackle creative thinking, trying to find ways to assess, and have students assess, flexibility in thinking and habits of creativity such as being inquisitive and persistent. The PISA team is also developing a way of testing students’ digital learning, which should be ready in time for the 2024 assessment.However, it should be remembered that education policies from high achieving nations don’t migrate across international boundaries without consideration given to national and cultural contexts. Rather, innovations and changes in education require teachers to have the time and opportunity to re-educate themselves in relation to more recent insights in what it means to get the best out of children.The OECD will need to respond to previous critiques and provide greater transparency around newer test instruments and the choices made to arrive at rankings. The latter is no small challenge since the future focus of PISA is based on topics which seem more difficult to evaluate than math, science or reading skills.Disponível em: https://www.weforum.org/agenda/2019/04/new-global-testing-standards-will-force-countries-to-revisit-academic-rankings/. Acesso em: 25 jun. 2019. (Adaptado). Considerando-se os aspectos linguísticos e estruturais presentes no texto, constata-se que a) na sentença England flew teachers out to China, o termo “flew” encontra-se no tempo passado irregular e sua forma no indicativo é “to fly”. b) a sentença it publishes the results of the test a year after na forma negativa seria “it doesn´t publishes the results of the test a year after”. c) na sentença characteristics that can be associated with, o termo “can” pode ser substituído por “should” sem alteração de sentido. d) na sentença PISA will undoubtedly present various opportunities and challenges, o termo “undoutedly” é um advérbio de tempo e formado por prefixações. e) na sentença PISA is looking at expanding how and what it tests, os termos “looking” e “expanding” são verbos e ambos exercem a função de gerúndio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 14 Q685481 | História, Medievalidade Europeia, á Distância, UEG, UEGLeia o texto a seguir. E o senhor rei da Inglaterra, para sua ciência, se por acaso eu encontrar seus seguidores em França, eu os colocarei para fora, e se eles não obedecerem, eu os condenarei à morte. Eu os conduzirei, em nome de Deus, o Senhor dos Céus, homem por homem para fora da França. WALLBANK, T. W. History and Life. Illinois: Scott, Foresman, 1993. p. 154. (Tradução própria). Esse é o trecho de uma carta enviada em 1431 por Joana D’Arc para o rei da Inglaterra e para o duque de Bedfor, autoproclamado regente inglês na França. Esse episódio está contextualizado no processo histórico conhecido como a) Querela das Investiduras b) Guerras dos Cem Anos c) Guerra das Duas Rosas d) Cisma do Ocidente e) Revolução Francesa Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 15 Q685486 | Geografia, Migrações, á Distância, UEG, UEGAo longo da história do Brasil, as populações se deslocam ou migram de um lugar para o outro. Várias são as motivações para tais deslocamentos, como a busca por emprego, por assistência médica ou por educação. Uma das migrações mais intensas ocorridas no Brasil ficou conhecida como êxodo rural. Sobre o êxodo rural, verifica-se que a) foi intensificado a partir das décadas de 1950 e 1960 devido a mudanças tanto na estrutura do campo quanto das cidades. b) resultou no crescimento da população rural quando comparada à população urbana, principalmente nos anos de 1970. c) levou ao aumento no crescimento vegetativo da população, uma vez que as condições sanitárias eram melhores na cidade em relação ao campo. d) facilitou a preservação dos hábitos, costumes e tradições rurais que foram incorporados ao cotidiano urbano. e) se refere ao deslocamento de trabalhadores das áreas rurais para as cidades, ocorrido a partir dos anos 1980. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 16 Q685472 | Raciocínio Lógico, á Distância, UEG, UEGEm determinado pátio estão estacionados carros e motos, totalizando 23 veículos e 84 rodas. Nessas condições, o número de carros e motos é, respectivamente: a) 19 e 4 b) 18 e 5 c) 4 e 19 d) 5 e 18 e) 17 e 6 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 17 Q685475 | Física, Relatividade, á Distância, UEG, UEGHá 100 anos foi realizado um experimento na cidade de Sobral, no estado do Ceará, que contribuiu para a comprovação da teoria da relatividade de Einstein. Nesse sentido, uma das mais notáveis consequências da comprovação dessa teoria está a) na dilatação do tempo. b) no eclipse total do Sol. c) no alargamento do espaço. d) na transformação de Galileu. e) no deslocamento para o azul de uma galáxia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 18 Q685478 | Química, Substâncias Inorgânicas e suas características Ácidos, á Distância, UEG, UEGCarbonato de cálcio sólido reage com ácido fosfórico em solução aquosa produzindo dióxido de carbono, água e o respectivo sal. As fórmulas químicas dos produtos dessa reação são: a) CO2, H2O e Ca3(PO4)2 b) CO2, H2O2 e Ca3(PO4)2 c) CO, H2O e Ca3(PO4)2 d) CO2, H2O e CaPO4 e) CO, H2O e CaPO4 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 19 Q685485 | Geografia, Clima, á Distância, UEG, UEGAlgumas anomalias do sistema climático são mundialmente conhecidas e podem provocar alterações na dinâmica atmosférica, produzindo catástrofes climáticas que assolam determinadas localidades. Um exemplo dessas anomalias são o El Niño e a La Niña. Sobre o El Niño, tem-se que este se caracteriza pelo(a): a) entrada de massas de ar frio polar sobre o sul da América do Sul. b) resfriamento anormal das águas do oceano Atlântico no litoral brasileiro. c) aquecimento das regiões frias e consequente degelo das calotas polares. d) elevação do nível dos oceanos com o avanço das marés sobre o continente. e) aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico na costa oeste do Peru. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 20 Q685487 | Filosofia, Pensamentos Políticos, á Distância, UEG, UEGUma das questões fundamentais da filosofia é a natureza humana, tema abordado pela “antropologia filosófica”. A ideia de natureza humana emerge na filosofia antiga e ganha desdobramentos na filosofia moderna. Diversas concepções de natureza humana foram produzidas, tais como as de Hobbes e Rousseau, duas das mais conhecidas. Outra concepção de natureza humana é a de Karl Marx, segundo a qual o ser humano é a) essencialmente egoísta, o que se comprova pela luta de classes, na qual os capitalistas e operários seguem apenas seus interesses particulares. b) um ser social (animal político) e um ser voltado para o trabalho como processo de transformação das relações sociais e da natureza. c) um ser de linguagem, pois é através dela que ele se comunica e se torna um ser social, bem como é o que o distingue dos outros animais. d) competitivo por natureza, pois, como ser biológico, ele está submetido às leis naturais e deve lutar pela sobrevivência visando ser o mais apto. e) bom por natureza, sendo que foi a civilização que o corrompeu, ao retirá-lo da relação harmoniosa que ele tinha com o meio ambiente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDF← AnteriorPróximo →
11 Q685483 | História, Conflitos na antiga Europa do Leste, á Distância, UEG, UEGLeia o texto a seguir.A primavera se assume como uma metáfora de um despertar social, da travessia para o “jardim democrático”. Entretanto, como a própria metáfora, ela é uma ilusão: para que se chegue à estação da primavera é preciso enfrentar as intempéries do inverno; e depois cultivar boas sementes para que floresçam na primavera. MATOS, Pedro. Da primavera ao inferno árabe. 9 abr. 2015. Disponível em: www.pordentrodaafrica.com/noticias/da-primavera-ao-infernoarabe-por-pedro-matos. Acesso em: 02 ago. 2019. O texto citado analisa o uso metafórico das flores da primavera na caracterização dos eventos políticos. Um desses eventos que defendia um socialismo humanizado, estimulando a criatividade científica e artística, foi reprimido pelos tanques soviéticos. Esse movimento foi a a) Revolução dos Cravos, um movimento social que encerrou o período ditatorial em Portugal. b) Primavera de Praga, movimento popular que almejava maior liberdade na Tchecoslováquia. c) Primavera Árabe, movimento popular que defendia maior democracia nos países islâmicos. d) Primavera dos Povos, que pretendia unir os trabalhadores para uma revolução socialista na Europa. e) Revolução das Rosas, um movimento pacífico ocorrido na Georgia, que retirou o presidente do poder. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
12 Q685489 | Sociologia, á Distância, UEG, UEGUm dos temas fundamentais da sociologia é a socialização, que remete à relação entre indivíduo e sociedade e às formas pelas quais os indivíduos são inseridos no convívio social. Entre as variadas concepções sobre socialização, tem-se o seguinte: a) para Max Weber, a sociedade tem prevalência sobre os indivíduos, de modo que as instituições sociais como família, Estado e igreja determinam as ações individuais, impossibilitando mudanças nas relações sociais estabelecidas. b) segundo Émile Durkheim, as estruturas sociais são coercitivas perante os indivíduos, mas estes podem reformular estas estruturas por meio da formulação de novos significados, que são compartilhados por indivíduos de um mesmo grupo social. c) para Max Weber, a sociedade moderna é uma sociedade de indivíduos, na qual não existe socialização e sim individualização. A socialização só existiu plenamente nas sociedades tradicionais, tais como as préhistóricas e indígenas. d) para Max Weber, não há uma prevalência do indivíduo sobre a sociedade, pois este autor dá preponderância à relação entre indivíduo e sociedade ao focar sua análise no antagonismo existente entre classes sociais. e) segundo Émile Durkheim, a socialização é o processo pelo qual o indivíduo torna-se um ser social, deixando de lado sua natureza egoísta, e que ocorre através das gerações mais velhas que atuam sobre as mais novas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
13 Q685469 | Inglês, á Distância, UEG, UEGTexto associado. Leia o texto e responda à questão.This is how the way the world measures success in education is changingSince 2000 when the Organization for Economic Co-operation and Development (OECD) launched a global academic benchmark for measuring student outcomes by testing 15-year-olds, many global education systems have been impacted by what sometimes looks and feels like a race to rank high.When the OECD launched the Programme for International Student Assessment — PISA — the idea was to enable countries to make cross-national comparisons of student achievement using a common/standard metric to increase human capital. In other words, higher academic achievement should corelate with earnings in the future and a country’s standard of living. As PISA states, it publishes the results of the test a year after the students are tested to help governments shape their education policies.As PISA has developed, through seven global testing rounds every three years, with the first in 2000 and the most recent in 2018, for some it has gained a reputation as the “Olympics of education” given the widespread attention that country rankings receive following the release of results.Now, partly in the face of criticisms, PISA is looking at expanding how and what it tests. As this process unfolds, policy-makers must remember that the social consequences of a test are just as important as the test’s content. Putting a new face on PISA will undoubtedly present various opportunities and challenges.To date, PISA has been restricted to what is generally called the “cognitive” side of learning, focusing on reading, mathematics and scientific literacy. In addition to test questions, students and school principals fill out questionnaires to provide contextual information on student and school environment characteristics that can be associated with more or less favourable performance.Countries that excel in PISA tests, such as Finland, a country with less than six million people, have become regarded by policy-makers as a “global reference society” — an ideal to aspire to — due to their high performance in PISA rankings.Asian countries or jurisdictions like Singapore, Hong Kong (China) and Japan tend to consistently achieve exceptional PISA performances and hence get a lot of attention from other countries wishing to emulate their success via borrowing policy. For example, England flew teachers out to China to study mathematics teaching.In the next administration in 2021, PISA will tackle creative thinking, trying to find ways to assess, and have students assess, flexibility in thinking and habits of creativity such as being inquisitive and persistent. The PISA team is also developing a way of testing students’ digital learning, which should be ready in time for the 2024 assessment.However, it should be remembered that education policies from high achieving nations don’t migrate across international boundaries without consideration given to national and cultural contexts. Rather, innovations and changes in education require teachers to have the time and opportunity to re-educate themselves in relation to more recent insights in what it means to get the best out of children.The OECD will need to respond to previous critiques and provide greater transparency around newer test instruments and the choices made to arrive at rankings. The latter is no small challenge since the future focus of PISA is based on topics which seem more difficult to evaluate than math, science or reading skills.Disponível em: https://www.weforum.org/agenda/2019/04/new-global-testing-standards-will-force-countries-to-revisit-academic-rankings/. Acesso em: 25 jun. 2019. (Adaptado). Considerando-se os aspectos linguísticos e estruturais presentes no texto, constata-se que a) na sentença England flew teachers out to China, o termo “flew” encontra-se no tempo passado irregular e sua forma no indicativo é “to fly”. b) a sentença it publishes the results of the test a year after na forma negativa seria “it doesn´t publishes the results of the test a year after”. c) na sentença characteristics that can be associated with, o termo “can” pode ser substituído por “should” sem alteração de sentido. d) na sentença PISA will undoubtedly present various opportunities and challenges, o termo “undoutedly” é um advérbio de tempo e formado por prefixações. e) na sentença PISA is looking at expanding how and what it tests, os termos “looking” e “expanding” são verbos e ambos exercem a função de gerúndio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
14 Q685481 | História, Medievalidade Europeia, á Distância, UEG, UEGLeia o texto a seguir. E o senhor rei da Inglaterra, para sua ciência, se por acaso eu encontrar seus seguidores em França, eu os colocarei para fora, e se eles não obedecerem, eu os condenarei à morte. Eu os conduzirei, em nome de Deus, o Senhor dos Céus, homem por homem para fora da França. WALLBANK, T. W. History and Life. Illinois: Scott, Foresman, 1993. p. 154. (Tradução própria). Esse é o trecho de uma carta enviada em 1431 por Joana D’Arc para o rei da Inglaterra e para o duque de Bedfor, autoproclamado regente inglês na França. Esse episódio está contextualizado no processo histórico conhecido como a) Querela das Investiduras b) Guerras dos Cem Anos c) Guerra das Duas Rosas d) Cisma do Ocidente e) Revolução Francesa Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
15 Q685486 | Geografia, Migrações, á Distância, UEG, UEGAo longo da história do Brasil, as populações se deslocam ou migram de um lugar para o outro. Várias são as motivações para tais deslocamentos, como a busca por emprego, por assistência médica ou por educação. Uma das migrações mais intensas ocorridas no Brasil ficou conhecida como êxodo rural. Sobre o êxodo rural, verifica-se que a) foi intensificado a partir das décadas de 1950 e 1960 devido a mudanças tanto na estrutura do campo quanto das cidades. b) resultou no crescimento da população rural quando comparada à população urbana, principalmente nos anos de 1970. c) levou ao aumento no crescimento vegetativo da população, uma vez que as condições sanitárias eram melhores na cidade em relação ao campo. d) facilitou a preservação dos hábitos, costumes e tradições rurais que foram incorporados ao cotidiano urbano. e) se refere ao deslocamento de trabalhadores das áreas rurais para as cidades, ocorrido a partir dos anos 1980. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
16 Q685472 | Raciocínio Lógico, á Distância, UEG, UEGEm determinado pátio estão estacionados carros e motos, totalizando 23 veículos e 84 rodas. Nessas condições, o número de carros e motos é, respectivamente: a) 19 e 4 b) 18 e 5 c) 4 e 19 d) 5 e 18 e) 17 e 6 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
17 Q685475 | Física, Relatividade, á Distância, UEG, UEGHá 100 anos foi realizado um experimento na cidade de Sobral, no estado do Ceará, que contribuiu para a comprovação da teoria da relatividade de Einstein. Nesse sentido, uma das mais notáveis consequências da comprovação dessa teoria está a) na dilatação do tempo. b) no eclipse total do Sol. c) no alargamento do espaço. d) na transformação de Galileu. e) no deslocamento para o azul de uma galáxia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
18 Q685478 | Química, Substâncias Inorgânicas e suas características Ácidos, á Distância, UEG, UEGCarbonato de cálcio sólido reage com ácido fosfórico em solução aquosa produzindo dióxido de carbono, água e o respectivo sal. As fórmulas químicas dos produtos dessa reação são: a) CO2, H2O e Ca3(PO4)2 b) CO2, H2O2 e Ca3(PO4)2 c) CO, H2O e Ca3(PO4)2 d) CO2, H2O e CaPO4 e) CO, H2O e CaPO4 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
19 Q685485 | Geografia, Clima, á Distância, UEG, UEGAlgumas anomalias do sistema climático são mundialmente conhecidas e podem provocar alterações na dinâmica atmosférica, produzindo catástrofes climáticas que assolam determinadas localidades. Um exemplo dessas anomalias são o El Niño e a La Niña. Sobre o El Niño, tem-se que este se caracteriza pelo(a): a) entrada de massas de ar frio polar sobre o sul da América do Sul. b) resfriamento anormal das águas do oceano Atlântico no litoral brasileiro. c) aquecimento das regiões frias e consequente degelo das calotas polares. d) elevação do nível dos oceanos com o avanço das marés sobre o continente. e) aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico na costa oeste do Peru. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
20 Q685487 | Filosofia, Pensamentos Políticos, á Distância, UEG, UEGUma das questões fundamentais da filosofia é a natureza humana, tema abordado pela “antropologia filosófica”. A ideia de natureza humana emerge na filosofia antiga e ganha desdobramentos na filosofia moderna. Diversas concepções de natureza humana foram produzidas, tais como as de Hobbes e Rousseau, duas das mais conhecidas. Outra concepção de natureza humana é a de Karl Marx, segundo a qual o ser humano é a) essencialmente egoísta, o que se comprova pela luta de classes, na qual os capitalistas e operários seguem apenas seus interesses particulares. b) um ser social (animal político) e um ser voltado para o trabalho como processo de transformação das relações sociais e da natureza. c) um ser de linguagem, pois é através dela que ele se comunica e se torna um ser social, bem como é o que o distingue dos outros animais. d) competitivo por natureza, pois, como ser biológico, ele está submetido às leis naturais e deve lutar pela sobrevivência visando ser o mais apto. e) bom por natureza, sendo que foi a civilização que o corrompeu, ao retirá-lo da relação harmoniosa que ele tinha com o meio ambiente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro