Questões de Vestibular: Geografia e História 2 Dia

Prepare-se para a prova com questões de Geografia e História 2 Dia de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

12 Q679593 | Geografia, Geografia e História 2 Dia, UECE, UECE CEV

Atente para o seguinte excerto: “[...] é, essencialmente, o equilíbrio vertical da crosta terrestre (litosfera) sobre o substrato mantélico, controlado pela diferença de densidade das rochas que compõem a crosta e o manto. O relevo (topografia) resultante das diferenças de densidade na crosta é variável devido a mudanças de espessura dos pacotes litosféricos: o acúmulo de material gera sobrepeso e, consequentemente, ocorre afundamento da região (subsidência), enquanto o alívio de peso pode induzir emergência do terreno (soerguimento)”.

Faustinoni, J. M. e Dal Ré Carneiro, C. Movimentos da crosta e relações entre Tectônica e dinâmica atmosférica. Terra e didática Unicamp. São Paulo. 2015.

O excerto acima descreve o processo e apresenta o conceito de

13 Q679597 | Geografia, Geografia e História 2 Dia, UECE, UECE CEV

Atente para o seguinte trecho de uma notícia:

“O porta-voz da Presidência da República, informou nesta sexta-feira (5) que não haverá horário de verão neste ano (...): ‘após estudos técnicos que apontam para a eliminação dos benefícios por conta de fatores como iluminação mais eficiente, evolução das posses, aumento do consumo de energia e mudança de hábitos da população, decidimos que não haverá Horário de Verão na temporada 2019/2020’”.

Fonte: Portal G1. 5 de abril de 2019. “Governo informa que neste ano não haverá horário de verão”. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/04/05/gover no-anuncia-fim-do-horario-de-verao.ghtml

Acerca das discussões sobre o Horário de Verão no Brasil, é correto afirmar que

14 Q679613 | História, Era Vargas 19301954, Geografia e História 2 Dia, UECE, UECE CEV

Em 1937, Getúlio Vargas deu um golpe dentro de seu próprio governo e estabeleceu um regime que ficou conhecido como “Estado Novo”. Sobre essa etapa da história do Brasil republicano, é correto afirmar que

15 Q679621 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Geografia e História 2 Dia, UECE, UECE CEV

Cristóvão Colombo inicia o diário de sua primeira viagem com uma introdução em que recorda as circunstâncias nas quais os soberanos da coroa de Castela e Aragão deram-lhe a tarefa de encontrar o caminho marítimo para a

16 Q679607 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Geografia e História 2 Dia, UECE, UECE CEV

A chegada de uma frota portuguesa liderada pelo fidalgo Pedro Álvares Cabral em 21 de abril de 1500 no litoral do atual estado da Bahia foi precedida por outro grande evento das navegações lusitanas que estimulou o rei D. Manuel I, o venturoso, a investir nesse importante empreendimento marítimo e comercial para o Estado português. Esse evento da expansão marítima portuguesa que precedeu a viagem cabralina foi

17 Q679615 | História e Geografia de Estados e Municípios, Geografia e História 2 Dia, UECE, UECE CEV

Candidato eleito pela LEC (Liga Eleitoral Católica), Menezes Pimentel foi Governador do Ceará e depois Interventor Federal no Ceará, durante o Estado Novo de Getúlio Vargas, tendo ficado à frente do governo do estado de 1935 até 1945. Atente ao que se afirma a seguir sobre o governo de Menezes Pimentel:

I. Nesse governo se deu o ataque de forças militares à comunidade do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, localizada no Cariri cearense e liderada pelo Beato José Lourenço, que resultou em muitos mortos.
II. Seu governo e sua interventoria ocorreram em um momento de grande pacificação social, o que possibilitou uma boa relação política com seus opositores e o respeito à liberdade de expressão.
III. Eleito em nome da fé, das tradições familiares e da Pátria, quando se tornou interventor, instituiu a delação, a perseguição política e as prisões arbitrárias de inimigos políticos e de intelectuais como Rachel de Queiroz e Jáder de Carvalho.
IV. Sob o comando de Pimentel, foi garantido o funcionamento de lojas maçônicas, centros espíritas e locais de prática de religiões afro-brasileiras, pois prevalecia o ideal do Estado laico.

Está correto o que se afirma somente em

18 Q679604 | Geografia, Energia, Geografia e História 2 Dia, UECE, UECE CEV

Considerando as fontes de energia e sua importância estratégica para a economia, a sociedade e o meio ambiente, assinale a afirmação verdadeira.

19 Q679609 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Geografia e História 2 Dia, UECE, UECE CEV

A partir do século XVI, um processo de expansão e interiorização da colonização portuguesa nos territórios do que hoje é o Brasil foi produzindo uma rede de núcleos urbanos fora do espaço da zona litorânea. Esses núcleos urbanos existiam em função das atividades econômicas realizadas pelos colonos nas diversas regiões do interior da América portuguesa. Considerando as atividades econômicas que foram importantes para o processo de interiorização durante a colonização do Brasil, atente para as seguintes afirmações:

I. A indústria têxtil e metalmecânica, introduzida com a chegada de imigrantes europeus ao sudeste do Brasil, foi fundamental na colonização.
II. A pecuária bovina, realizada tanto nos sertões nordestinos quanto nos pampas gaúchos, promoveu a ocupação de vastas áreas interiores no Brasil.
III. A prospecção e mineração de metais e pedras preciosas foram responsáveis pela formação de várias cidades coloniais brasileiras, sobretudo na região de Minas Gerais.
IV. As bandeiras de apresamento de africanos e o comércio de escravos negros fizeram surgir importantes agrupamentos urbanos na Amazônia.

É correto o que se afirma somente em

20 Q679619 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Geografia e História 2 Dia, UECE, UECE CEV

Com a morte de Alexandre, o Grande, iniciou-se a fase conhecida como Helenismo. Considerando os valores e ideais desse período, atente para os seguintes itens:

I. favorecimento da unificação entre a cultura superior e a cultura popular;
II. reforço dos elos entre o indivíduo e a comunidade, repudiando o individualismo;
III. destaque para os ideais filosóficos do epicurismo e do estoicismo.

É correto somente o que consta em
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.