Questões de Vestibular: Graduação em Administração

Prepare-se para a prova com questões de Graduação em Administração de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q685932 | Raciocínio Lógico, Proposições Simples e Compostas e Operadores Lógicos, Graduação em Administração, SEBRAE SP, FUNDATEC

O modelo econômico de John Keynes foi criado no início do século XX. Tal modelo previa que a renda nacional (Y) e as despesas de consumo (C) de um governo poderiam ser relacionadas da seguinte forma:
Y = C + I0 + G0
Em que I0 seriam os investimentos do governo em bilhões e G0 os gastos do governo, também em bilhões, sempre maiores do que zero. Tal modelo foi usado por muitos anos e assumido como real, usando a relação linear de consumo dada por:
C = a + bY
Em que a e b são coeficientes dados, números reais e positivos. Supondo que o modelo foi utilizado com o intuito de descobrir Y e C, considere as seguintes afirmações:
I. Se b = 1, o modelo possui infinitas ou nenhuma solução. II. Se b = 1/2, o modelo tem solução única. III. Não existem valores de a, b, I0 e G0, tais que o modelo não possua solução.
Quais estão corretas?

12 Q685909 | História, Trinta anos de ouro expansão do socialismo 1945 1975, Graduação em Administração, SEBRAE SP, FUNDATEC

Para Harry Truman, presidente dos Estados Unidos, o mundo estava dividido em dois sistemas políticos. Observe como o presidente estadunidense se posicionou diante do Congresso dos Estados Unidos, em um discurso proferido em 12 de março de 1947:
“No presente momento da história mundial, é provável que cada nação tenha de escolher entre modos alternativos de vida. E tal escolha tem sido bem frequente. Um modo de vida é baseado na vontade da maioria e é caracterizado por instituições livres, governo representativo, eleições livres, garantias de liberdade para os indivíduos, liberdade de expressão e de religião e liberdade para evitar a opressão política. O segundo sistema de vida se baseia na vontade de uma minoria que se opõe à maioria pela força. Ela implica em terror e opressão, controle da imprensa e do rádio, eleições fabricadas e supressão de liberdade pessoal.” (MARQUES, Ademar; BERUTTI, Flávio; FARIA, Ricardo. História do tempo presente. 2. Ed. São Paulo: Contexto, 2007. P. 19. (Col. Textos e Documentos, 7).
O discurso qualifica dois modos de vida, que são uma referência, respectivamente, ao:

13 Q685911 | Geografia, Graduação em Administração, SEBRAE SP, FUNDATEC

São características do Domínio Morfoclimático Amazônico:
I. Clima equatorial. II. Baixa pluviosidade. III. Floresta densa.
Quais estão corretas?

14 Q685921 | Raciocínio Lógico, Graduação em Administração, SEBRAE SP, FUNDATEC

Analise as seguintes afirmações acerca dos conjuntos numéricos:
I. = II. U= III. U=+
Quais estão corretas?

16 Q685931 | Matemática, Graduação em Administração, SEBRAE SP, FUNDATEC

A Federação Paulista de Futebol planeja alterar o regulamento do campeonato estadual feminino, que possui apenas 10 times. Para tal, foram feitas 5 propostas de regulamento:
1. Dois grupos de 5 times cada, cada time de um grupo joga com os times do mesmo grupo uma única vez e os dois melhores de cada grupo se classificam para uma fase mata-mata, composta por jogos únicos de semifinal e final. 2. Dois grupos de 5 times cada, cada time de um grupo joga com os times do mesmo grupo duas vezes e os dois melhores de cada grupo se classificam para uma fase mata-mata, composta por jogos únicos de semifinal e final. 3. Um único grupo com todos os 10 times que jogam uma única vez entre si e o campeão será o time com maior pontuação. 4. Dois grupos de 5 times cada, cada time de um grupo joga com os times do mesmo grupo uma única vez, apenas o pior de cada grupo fica de fora e os demais se classificam para uma fase mata-mata, composta por jogo de ida e volta de quartas de final, semifinal e final. 5. Dois grupos de 5 times cada, cada time de um grupo joga com os times do mesmo grupo duas vezes e os dois melhores de cada grupo se classificam para uma fase mata-mata, composta por jogos de ida e volta de semifinal e final.
Visando à promoção do futebol feminino no estado, a Federação quer optar pelo regulamento com o maior número de jogos possíveis. Essa opção é a:

17 Q685905 | História, Mercantilismo, Graduação em Administração, SEBRAE SP, FUNDATEC

O contexto da Conjuração Mineira envolvia uma questão fiscal: a ameaça da “derrama”, que se tratava da:

18 Q685928 | Matemática, Progressão Aritmética, Graduação em Administração, SEBRAE SP, FUNDATEC

A ponte Octavio Frias de Oliveria, em São Paulo, mais conhecida como ponte Estaiada, tem algumas características interessantes, dentre elas o fato de que seus cabos de sustentação totalizam um número de 144, sendo 72 para cada um dos dois pilares que formam um ”X”. O cabo mais comprido de cada pilar mede exatos 251 metros e os demais, para o mesmo pilar, diminuem 2 metros um por um. Sendo assim, podemos dizer que a soma, em metros, dos comprimentos de todos os cabos é de:

19 Q685902 | História, Revoluções Liberais na Europa Ondas de 1820, Graduação em Administração, SEBRAE SP, FUNDATEC

O século XIV foi marcado pela crise na Europa do Ocidente. Entre as alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO explica a crise mencionada.

20 Q685903 | História, Renascimento Científico, Graduação em Administração, SEBRAE SP, FUNDATEC

Leia o trecho de uma carta de Galileu Galilei a Pietro Dini:
“[...] Na natureza se encontra uma substância de natureza espiritual, constante e dotada de grande velocidade, que, difundindo-se pelo Universo, penetra todos os lugares sem encontrar resistência, aquece, vivifica e torna fecunda todas as pessoas vivas... O corpo do Sol é o seu principal repositório, donde se expande uma imensa luz pelo Universo... Pode-se afirmar que esse espírito fundador e esta luz difusa por todo o mundo confluem para o corpo solar, onde se unem e se fortificam, e por isso está ele colocado no centro do Universo.” (CARTA de Galileu a Pietro Dini, 1614. In: GARIN, Eugene. Ciência e vida civil no Renascimento Italiano. São Paulo: Unesp, 1994. Páginas 176-177).
O trecho é uma referência ao:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.