Questões de Vestibular: História

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22 Q687750 | Conhecimentos Gerais, Movimentos Sociais, História, UNICENTRO, UNICENTRO

Em 1822, Simon Bolivar e José de San Martim reuniram-se em Guaiaquil, atual Equador. Os dois “libertadores da américa” tinham planos diferentes para o futuro do continente, daí que, após esse encontro,

23 Q687753 | História, Revolução Industrial, História, UNICENTRO, UNICENTRO

Sobre a Guerra do Contestado (1912-1916) é correto afirmar que

24 Q679395 | Geografia, Migrações, História, UNICENTRO, UNICENTRO

Estudando-se o histórico dos fluxos migratórios no Brasil, é possível compreender que eles se esgotam com o tempo. A marcha para o oeste do país, nos anos 1970, era formada, sobretudo, por sulistas em busca de fronteiras agrícolas e a fim de colonizar estados, como Rondônia, mas perdeu força gradualmente. Atualmente, o movimento que mais chama a atenção é o de volta aos locais de origem. As hipóteses apresentadas para justificar esse movimento estão relacionadas à redução e à terceirização do emprego na indústria no Sudeste, aos novos focos de crescimento econômico no Nordeste e aos programas de transferência de renda do governo federal. Observam-se movimentos que ocorrem dentro de alguns estados, como o Paraná, onde sua atratividade está concentrada na área metropolitana de Curitiba.
Com relação à influência dos processos migratórios na formação populacional brasileira, marque V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmativas.
( ) As políticas migratórias pautavam-se por um “modelo ideal de trabalhador”, no qual predominava a forma capitalista de produção. ( ) As políticas migratórias oficiais, na segunda metade do século XIX, ressaltaram o interesse de preservar a ascendência europeia na composição étnica da população. ( ) As imigrações europeia e asiática tiveram como propósito a ocupação das vagas ociosas na indústria nascente, diante da ausência de qualificação dos ex-escravos. ( ) O direcionamento dos fluxos migratórios fez com que existisse maior concentração de afrodescendentes nas regiões Sul e Centro-Oeste. ( ) A imigração japonesa no Paraná foi favorecida pela fácil adaptação dos japoneses aos costumes ocidentais e por serem habituados ao trabalho com as monoculturas.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

25 Q679398 | História, Primeira Guerra Mundial, História, UNICENTRO, UNICENTRO

O período que antecede a Primeira Guerra Mundial foi marcado por contradições fundamentais do sistema capitalista que, ao evoluírem, geraram uma grande crise no mundo liberal. Sobre esse período, marque V para o que for verdadeiro e F, para as demais.
( ) A oposição entre o socialismo e o capitalismo promovia a bipolarização política, ideológica e militar, submetendo as relações internacionais aos interesses americanos e soviéticos. ( ) A Europa Oriental via-se envolvida em lutas nacionalistas, e a região balcânica era disputada por nações imperialistas europeias. ( ) A Europa exercia uma hegemonia econômica dominando os preços no mercado mundial e controlando a maior parcela da produção desse mesmo mercado.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

26 Q687876 | Raciocínio Lógico, História, UNICENTRO, UNICENTRO

São considerados expoentes do pensamento liberal, exceto:

27 Q681296 | História, Construção do Estado Liberal Revolução Francesa, História, UNICENTRO, UNICENTRO

Texto associado.
Leia o texto a seguir e responda à questão.

Se a economia do mundo do século XIX foi constituída principalmente sob a influência da Revolução Industrial britânica, sua política e sua ideologia foram constituídas fundamentalmente pela Revolução Francesa. A Grã-Bretanha forneceu o modelo para ferrovias e fábricas, o explosivo econômico que rompeu com as estruturas socioeconômicas tradicionais do mundo não europeu. No entanto, foi a França que fez suas revoluções e a elas deu suas ideias, a ponto de bandeiras tricolores terem se tornado o emblema de praticamente todas as nações emergentes, e as políticas europeias (ou mesmo mundiais), entre 1789 e 1917, foram em grande parte lutas a favor e contra os princípios de 1789, ou os ainda mais incendiários de 1793. A França forneceu o vocabulário e os temas da política liberal e radical-democrática para a maior parte do mundo. A França deu o primeiro grande exemplo, o conceito e o vocabulário do nacionalismo.

(Adaptado de: HOBSBAWM, E. J. A Revolução Francesa. Trad. de Maria Tereza Lopes Teixeira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. p.9 (Coleção Leitura).)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a Revolução Francesa, considere as afirmativas a seguir.
I. O final do século XVIII foi uma época de crise para os velhos regimes da Europa e seus sistemas econômicos. Foram décadas repletas de agitações políticas, chegando até o ponto de revoltas, de movimentos coloniais em busca de autonomia, às vezes atingindo a secessão. II. Sua base teórica foi cunhada, entre outros, pelo filósofo e pensador suíço Jean-Jacques Rousseau, um dos nomes mais destacados do pensamento conhecido como iluminismo, que concebia o homem como um ser livre, igual a seus semelhantes, com os quais deveria conviver fraternalmente. III. Entre todas as revoluções contemporâneas, a Revolução Francesa foi a única ecumênica. O fato de esse movimento ter rompido radicalmente com um sistema estabelecido havia pelo menos cinco séculos levou muitos pensadores a afirmar que ela não foi apenas um movimento nacional, mas uma revolução de caráter supranacional. IV. No momento do desencadeamento da Revolução, a França vivia uma república oligárquica sob Luís XV, que detinha um poder controlado pela camada de privilegiados constituída pelo clero e pela nobreza, que vivia em torno do governante sem pagar impostos e às custas da maioria do povo francês.
Assinale a alternativa correta.

28 Q687751 | História e Geografia de Estados e Municípios, História, UNICENTRO, UNICENTRO

“A Lei Áurea era mesmo popular e conferia nova visibilidade à princesa Isabel e à Monarquia. No entanto, politicamente, o Império tinha seus dias contados ao perder o apoio dos fazendeiros do Vale do Paraíba. Apesar do clima de euforia reinante, parecia ser o último ato do teatro imperial. [...]. Nos jornais e nas imagens da época, Isabel passa a ser retratada como uma santa a redimir os escravos, que aparecem sempre descalços e ajoelhados, como a rezar e a abençoar a padroeira. Já a princesa surge de pé e ereta, contrastada com a posição curvada e humilde dos ex-escravos, que parecem manter a sua situação – se não mais real, ao menos simbólica. Aos escravos recém-libertos só restaria a resposta servil e subserviente, reconhecedora do tamanho do “presente” recebido. Estava inaugurada uma maneira complicada de lidar com a questão dos direitos civis. Sem a compreensão de que a abolição era resultado de um movimento coletivo, permaneceríamos atados ao complicado jogo das relações pessoais, suas contraprestações e deveres: chave do personalismo e do próprio clientelismo. Nova versão para uma estrutura antiga em que as relações privadas se impõem sobre as esferas públicas de atuação. Como se fôssemos avessos a qualquer associação com a violência, apenas reproduzimos hierarquias que, de tão assentadas, pareciam legitimadas pela própria natureza. Péssima lição de cidadania: a liberdade combinada com humildade e servidão, distante das noções de livre-arbítrio e de responsabilidade individual. ” SCHWARCZ, Lilia. Abolição como Dádiva. In: FIGUEIREDO, Luciano (org.) A Era da Escravidão. Rio de Janeiro: Sabin, 2009, p. 88-90.
A respeito da Lei Áurea é correto afirmar.

29 Q687872 | História, Segunda Grande Guerra 1939 1945, História, UNICENTRO, UNICENTRO

Conflito armado, envolvendo os Estados do Paraná e Santa Catarina, motivado pela disputa de territórios, cujas repercussões tiveram âmbito nacional, ocorrido entre os anos de 1912 e 1916, ficou conhecido como:
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