Questões de Vestibular: Jornalismo

Prepare-se para a prova com questões de Jornalismo de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q681996 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

A internet tornou-se uma ferramenta de pesquisa com participação e recursos crescentes para a investigação jornalística, inclusive ou especialmente para grandes coberturas.
Acerca de tal perspectiva, marque V (Verdadeiro) ou F (Falso). E assinale a sequência correta.
Sobre os métodos avançados de apuração, podemos afirmar que...
( ) O acesso mais facilitado a informações por meio da web não dispensa uma das principais habilidades do profissional de jornalismo: a capacitação para interpretar os dados, sem visões imediatistas ou reducionistas.
( ) Se a fonte de informação na internet for "bem recomendada", o profissional de jornalismo pode dispensar as três checagens básicas: procedência do site; nível de atualização; incidência de erros (de informação, ortográficos, gramaticais).
( ) A despeito de a internet ser um espaço 'livre' por princípio, a busca por informações nesta plataforma de mídia está sujeita aos limites éticos. A pesquisa não deve fugir à lei, tampouco aos compromissos com a utilidade pública e com a transparência.
( ) Segundo Nilson Lage, os avanços tecnológicos também não dispensam a articulação com métodos tradicionais de apuração, como a observação direta e a entrevista.
( ) No processo de qualificação das informações jornalísticas, novas tecnologias excluem métodos convencionais de apuração.

12 Q681994 | Direito Processual Penal, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

Aos 38 anos, Maria da Penha Maia Fernandes era vítima, pela segunda vez, de tentativa de homicídio. Essa violência se cobriu, todavia, de ao menos duas peculiaridades: o agente do crime, que deixou Maria da Penha irreversivelmente paraplégica, não era um desconhecido, mas seu próprio marido, e as marcas físicas e psicológicas derivadas da violência foram agravadas por um segundo fator, a impunidade. Passaram-se dezenove anos da instauração do processo penal, sem que houvesse qualquer decisão definitiva dos tribunais brasileiros.
Fonte: PIOVESAN, Flávia; IKAWA, Daniela. A violência doméstica contra a mulher e a proteção dos direitos humanos. Direitos humanos no cotidiano jurídico, 2004.
Avalie as assertivas abaixo de acordo com seu conhecimento pretérito:
I - Segundo o Superior Tribunal de Justiça (STJ) a lei Maria da Penha protege também as mulheres transexuais. II – Ainda que exista a lei protetiva contra a violência doméstica, ela é irrelevante visto que, no Brasil, já superamos esse tipo de violência. III – Os direitos humanos não se relacionam com os direitos das mulheres.

13 Q681999 | Jornalismo, Assessoria de Comunicação no Jornalismo, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

Uma conhecida rede social esteve no centro de um acirrado debate político global causado pelo vazamento de dados de 50 milhões de usuários norte-americanos, supostamente usados por uma empresa de consultoria para afinar com perfis psicológicos as estratégias de atração de voto de uma campanha eleitoral, em 2016. Alguns países e políticos, onde essa rede é investigada, exigiram explicações de seu criador e dono.
Considerando-se esse contexto e o gerenciamento de crise em redes sociais em casos de vazamento de dados, é correto afirmar que:

14 Q682012 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

As afirmações a seguir referem-se à pauta fotojornalística:
I - O fotojornalista deve se preparar da forma mais adequada para a realização de seu trabalho, compreendendo o contexto do assunto e suas particularidades, selecionando câmeras e lentes mais condizentes com o objeto da pauta e antecipando-se junto a seus superiores caso haja necessidade de credenciais ou autorização para ter acesso ao local do fato;
II - A pauta fotográfica contém elementos em comum com a pauta noticiosa, como as indicações de data, horário e local e o resumo da matéria, mas terá também elementos específicos como o nome do repórter fotográfico e algumas indicações técnicas voltadas ao campo da fotografia (sugestões de planos fotográficos, perspectivas visuais, personagens de destaque e quantidade de imagens necessárias);
III - Não existe pauta especificamente fotográfica no Fotojornalismo: a pauta da reportagem em si é utilizada como único documento capaz de guiar tanto o repórter como o fotógrafo na cobertura do evento planejado. Na ausência de recomendações técnicas ao fotógrafo, cabe ao repórter a definição de como o fotógrafo deve atuar, assim como a escolha da câmera, das lentes e dos planos fotográficos mais adequados.
Estão corretas:

15 Q683316 | Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, Jornalismo, MEC, INEP, 2022

Desmatamento na Amazônia cai em março, mas região registra pior trimestre
BRASÍLIA - Os alertas de desmatamento na Região Amazônica chegaram a registrar 312 quilômetros quadrados entre os dias 1º e 31 de março de 2022, redução de 15% em relação ao mesmo mês do ano passado. Se considerado, no entanto, o desmatamento total registrado no primeiro trimestre deste ano, são 941 km² de devastação entre janeiro e março, recorde na série histórica iniciada em 2016, com aumento de 64% em relação ao mesmo período do ano passado.
Os dados divulgados nesta sexta-feira (08/04/22) são do sistema de alertas Deter do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia. Esses dados são a principal referência para medir os índices de desmatamento no Brasil.
“O retrocesso na gestão ambiental foi um objetivo claro nos últimos anos, e os resultados são evidentes nos alertas de desmatamento do primeiro trimestre de 2022 e nos recordes de desmatamento em anos anteriores”, diz a porta-voz da Amazônia do Greenpeace Brasil, Cristiane Mazzetti.
BORGES, A. Desmatamento na Amazônia cai em março, mas região registra pior trimestre. Estadão Conteúdo. 8 abr. 2022. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2022/04/08/desmatamento-na-amazonia-cai-emmarco-mas-regiao-registra-pior-trim. Acesso em: 19 abr. 2022. (adaptado).
O texto jornalístico apresenta-se de diferentes formas e finalidades discursivas. No trecho reproduzido, é possível identificar características do

16 Q682001 | Jornalismo, Ética Jornalística, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

A quinta-feira não começou bem para o repórter João Carlos. Os colegas o seguiram com os olhares da porta da redação à sua mesa. Um deles o advertiu: "tem um recado aí pra você". A tira de papel sobre o teclado fez o coração do novato João Carlos acelerar. "Me encontre na sala do diretor!", dizia a mensagem do editor, em tom que soou ameaçador ao repórter. Logo ele associou o recado à reclamação do secretário de Educação, fonte em uma matéria veiculada na edição daquele dia. No entre aspas do texto do repórter, o secretário sentenciava: "chegaremos a estatísticas alarmantes, com mortes de estudantes todos os dias." A "profecia" do secretário apareceu descontextualizada, não considerando as condições antes enumeradas pela fonte, como "se nada for feito...", "se a comunidade escolar não se mobilizar...", etc. Em seu lead, o jornalista afirmava que o secretário manifestava uma postura pessimista sobre violência na escola, ressaltando a impossibilidade de quaisquer mudanças.
Enquanto seguia para a sala da direção, João Carlos procurava, no gravador, o áudio do trecho usado na matéria. "Foi ele que disse, eu não tenho culpa. Foi ele que disse, eu não tenho culpa", repetia a si mesmo, tentando se tranqüilizar.
Abaixo estão prescrições do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. Assinale a alternativa que se relaciona à situação acima.

17 Q682005 | Jornalismo, Ética Jornalística, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

A ideia de credibilidade jornalística é antiga, mas ganhou força a partir do momento em que os jornais deixaram de ser essencialmente opinativos para transformarem em empresas jornalísticas e se aproximarem de um público maior, com notícias do mundo social. Analise as afirmativas a seguir e marque a afirmativa correta.
I - O jornalista passou a ser o profissional capacitado para escrever de modo diferente e não comprometido com interesses de qualquer grupo social ou político.
II - Os jornais aumentaram seu tamanho, o que possibilitou ao jornalista aprofundar o estilo literário, com o consequente aumento na credibilidade do texto.
III - A técnica jornalística é baseada no princípio da neutralidade e, portanto, o jornalista deve manter-se neutro diante daquilo que noticia.

18 Q682007 | Jornalismo, Formatos Midiáticos, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

É exatamente a década de 1950, a da introdução da TV e, consequentemente, do telejornalismo, o verdadeiro marco que os autores como Habermas chamariam de encerramento da fase do "jornalismo literário" e a entrada na programação do chamado "jornalismo empresarial", com forte influência do Jornalismo interpretativo (marcado pela edição de revistas de reportagem e outros espaços em que são permitidos textos mais flexíveis e interpretativos) e do Jornalismo plural (um modelo em que cabem diversos estilos).
Ambos tipos de Jornalismo circulam em torno da ideia de:

19 Q682008 | Jornalismo, Gêneros Jornalísticos, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

Conforme Maria Cicília Peruzzo (1998), as pautas do jornalismo comunitário diferem-se das pautas dos grandes veículos de comunicação, pois no jornalismo comunitário as questões são discutidas no micro e não no macro. Em continuação aos conceitos dessa autora, sobre as transformações dos modelos de atuação do jornalismo, que inclusive, se igualam ao que pensa a maioria dos críticos de jornalismo, é correto afirmar, que:
PERUZZO, Maria Cicília K. Comunicação nos movimentos populares. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

20 Q682010 | Comunicação Social, Gêneros e Formatos Jornalísticos, Jornalismo, ENADE, IBMEC, 2022

Identifique qual os principais critérios de noticiabilidade considerados pelo jornal O Estado de São Paulo para a publicação da notícia a seguir:
Curió abre arquivo e revela que Exército executou 41 no Araguaia Sebastião
Curió Rodrigues de Moura, o major Curió, o oficial vivo mais conhecido do regime militar (1964-1985), abriu ao Estado o seu lendário arquivo sobre a Guerrilha do Araguaia (1972-1975). Os documentos, guardados numa mala de couro vermelho há 34 anos, detalham e confirmam a execução de adversários da ditadura nas bases das Forças Armadas na Amazônia. Dos 67 integrantes do movimento de resistência mortos durante o conflito com militares, 41 foram presos, amarrados e executados, quando não ofereciam risco às tropas. (O Estado de São Paulo - 20 de junho de 2009).
Aponte a alternativa correta:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.