Questões de Vestibular: Língua Inglesa

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81 Q684806 | Física, Estática e Hidrostática, Língua Inglesa, UECE, UECE CEV

O litoral nordeste do Brasil foi recentemente poluído por petróleo. Atente para as seguintes hipóteses sobre a origem do poluente: (i) derramamento de petróleo na superfície da água, oriundo de vazamento em navio petroleiro; (ii) o material ter-se originado de vazamento em oleoduto submarino. Considerando essas hipóteses, é correto afirmar que

82 Q684808 | Física, Estática e Hidrostática, Língua Inglesa, UECE, UECE CEV

Construções civis chamadas de barragens foram temas bastante explorados nos noticiários dos últimos meses. De modo simplificado, trata-se de uma parede vertical que serve para impedir a passagem ou saída de um fluido de uma dada região. Tem-se como exemplos os açudes ou as barragens de contenção de resíduos lamacentos de mineração. Considerando a face da parede de uma barragem que esteja submetida à pressão hidrostática do fluido que ela represa, é correto afirmar que essa pressão

83 Q684810 | Química, Teoria Atômica Modelo atômico de Dalton, Língua Inglesa, UECE, UECE CEV

Texto associado.
DADOS QUE PODEM SER USADOS NESTA PROVA:

ELEMENTO QUÍMICO NÚMERO ATÔMICO MASSA ATÔMICA

H 1 1,0

C 6 12,0

O 8 16,0

F 9 19,0

Na 11 23,0

Mg 12 24,3

Al 13 27,0

Si 14 28,1

S 16 32,0

Cl 17 35,5

Ti 22 47,9

Cr 24 52,0

Fe 26 56,0

Ni 28 58,7

Cd 48 112,4

Ra 88 226

U 92 238
A 15ª edição da Escola de Verão de Química da UECE (16-20/09/2019) teve como tema central “150 anos da Tabela Periódica dos Elementos Químicos”. O modelo atual é uma contribuição de vários pesquisadores, entre os quais se destaca Dmitri Ivanovich Mendeleev (1834-1907). Sobre o trabalho brilhante de Mendeleev, assinale a afirmação verdadeira.

84 Q685323 | Inglês, Língua Inglesa, UEG, UEG

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder à questão.

Forest fires: the good and the bad

Every year it seems like there’s another disastrous wildfire in the American West. In 2018, nearly 9 million acres were burned in the US alone. Uncontrolled fires often started accidentally by people, rampage and decimate forests. F

or most people, a forest fire is synonymous with disaster. But there are some kinds of forest fires that actually benefit the environment.

A controlled burn is a wildfire that people set intentionally for a specific purpose. Well-thought-out and wellmanaged controlled burns can be incredibly beneficial for forest management—in part because they can help stop an out-of-control wildfire. The technique is called backburning, and it involves setting a controlled fire in the path of the approaching wildfire. All the flammable material is burnt up and extinguished. When the wildfire approaches, there’s no more fuel left for it to keep going, and it dies out.

Controlled burns are also used to prevent forest fires. Even before human involvement, natural, low-intensity wildfires occurred every few years to burn up fuel, plant debris, and dead trees, making way for young, healthy trees and vegetation to thrive. That new growth in turn supports forest wildlife. Forest managers are now replicating this natural strategy when appropriate, starting manageable, slow-burning fires to make room for new life that will help keep the forest healthy in the long term.

The same method is one of WWF’s strategies for maintaining grassland habitats in the Northern Great Plains. Working with partners such as the U.S. Fish and Wildlife Service, WWF has intentionally burned hundreds of acres of prairie land to revitalize these key habitats. The fire burns off tall, aggressive vegetation that isn’t as hospitable to wildlife, and makes room for new growth that attracts bison, birds, and prairie dogs.

This doesn’t mean all intentional wildfires are good – far from it. Many of the fires intentionally set for agriculture and land clearing are at best ill-advised, and at worst devastating. Slash and burn fires are set every day to destroy large sections of forests. Of course, these forests don’t just remove trees; they kill and displace wildlife, alter water cycles and soil fertility, and endanger the lives and livelihoods of local communities. They also can rage out of control. In 1997, fires set intentionally to clear forests in Indonesia escalated into one of the largest wildfires in recorded history. Hundreds of people died; millions of acres burned; already at-risk species like orangutans perished by the hundreds; and a smoke and ash haze hung over southeast Asia for months, reducing visibility and causing acute health conditions.

That’s exactly why WWF helps governments around the world crack down on slash and burn deforestation. WWF also works with farmers and companies to stop unnecessary agricultural burns. And when our scientists think fire could be the best solution for revitalizing wild areas, we bring the right experts to the table to study the situation and come up with a plan.

All fire is risky. To minimize that risk as much as possible, controlled burns must be well-considered, wellplanned, and ignited and maintained by trained professionals. The bottom line? Fire can be a tool for conservation, but only when used the right way.

Disponível em: https://www.worldwildlife.org/stories/forest-fires-the-good-and-the-bad. Acesso em: 08 out. 2019

Analisando os aspectos linguísticos da língua inglesa presentes no texto, constata-se que

85 Q684815 | Biologia, Anelídeos e Moluscos, Língua Inglesa, UECE, UECE CEV

O corpo dos representantes do filo Mollusca apresenta

86 Q685329 | Matemática, Língua Inglesa, UEG, UEG

As raízes do polinômio P(x)= x3 - 2x2+ x -2 são

87 Q684818 | Biologia, Níveis de organização da vida, Língua Inglesa, UECE, UECE CEV

Sabendo-se que existem diferentes formas de definir espécie, assinale a opção que apresenta corretamente seu conceito biológico.

88 Q685331 | Raciocínio Lógico, Equivalências, Língua Inglesa, UEG, UEG

Em uma escola, todas as crianças participaram de uma pesquisa sobre a preferência do lanche. Nessa pesquisa, constatou-se que 35 alunos gostam de salgados, 33 gostam de doces, 52 gostam de suco, 7 alunos gostam de salgado e doce, 5 alunos gostam de salgado e suco, 3 alunos gostam de doce e suco, 3 alunos gostam das três opções e 8 alunos não gostam de nenhuma das opções. O total de alunos da escola é

89 Q685335 | Biologia, Estudo dos tecidos, Língua Inglesa, UEG, UEG

Leia a letra da música a seguir.
Deus deseja que a tua doçura Que também é a dele Se revele, mais pura, na tua pele E que eu pouse a tua mão sobre o teu colo Lua na noite escura E a brancura do pólo se descongele Essa pele de criança Essa rima pra esperança Tão antiga e nova Que põe tudo à prova Esse repouso, essa dança Que me impele, que me lança No meio da vida Pra uma outra trova Pele, pétala calma Pele, parte mais clara da alma Que o mistério se desvele E outra vez mistério seja Sobre tua pele É o que Deus deseja Tua pele luminosa Madrepérola animada Mensagem da rosa, enfim decifrada
(Caetano Veloso)
Ao ler a letra dessa música, percebe-se referência a um órgão do corpo humano. Para amenizar rugas e vincas nesse órgão, substâncias como colágeno, silicone e outras são aplicadas de acordo com recomendação médica na:

90 Q684825 | Filosofia, Língua Inglesa, UECE, UECE CEV

Atente para a seguinte passagem, que trata do alvorecer da filosofia: “A derrocada do sistema micênico ultrapassa, largamente, em suas consequências, o domínio da história política e social. Ela repercute no próprio homem grego; modifica seu universo espiritual, transforma algumas de suas atitudes psicológicas. A Grécia se reconhece numa certa forma de vida social, num tipo de reflexão que definem a seus próprios olhos sua originalidade, sua superioridade sobre o mundo bárbaro: no lugar do Rei cuja onipotência se exerce sem controle, sem limite, no recesso de seu palácio, a vida política grega pretende ser o objeto de um debate público, em plena luz do Sol, na Ágora, da parte de cidadãos definidos como iguais e de quem o Estado é a questão comum; no lugar das antigas cosmogonias associadas a rituais reais e a mitos de soberania, um pensamento novo procura estabelecer a ordem do mundo em relações de simetria, de equilíbrio, de igualdade entre os diversos elementos que compõem o cosmos”.
VERNANT, J.-P. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996, p.6/adaptado.
Com base na passagem acima, é correto afirmar que
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