Questões de Vestibular: Literatura e Inglês

Prepare-se para a prova com questões de Literatura e Inglês de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q680202 | Literatura, Escolas Literárias, Literatura e Inglês, UFRGS, UFRGS

Instrução: A questão refere-se à obra Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus.


Leia os fragmentos abaixo.


Quando eu fui catar papel encontrei um preto. Estava rasgado e sujo que dava pena. Nos seus trajes rôtos êle podia representar-se como diretor do sindicato dos miseráveis.

2 de maio de 1958 [ ... ] Passei o dia catando papel. A noite meus pés doíam tanto que eu não podia andar.

14 de junho ... Esta chovendo. Eu não posso ir catar papel. O dia que chove eu sou mendiga.

3 de maio ... Fui na feira da Rua. Carlos de Campos, catar qualquer coisa.

Depois fui catar lenha. Parece que vim ao mundo predestinada a catar. Só não cato a felicidade.


Considere as seguintes afirmac;6es sabre a ac;ao de "catar".

I - Relaciona-se ao título da obra, uma vez que Quarto de despejo serve de metáfora a situação da própria personagem, que vive na favela como um objeto descartado.

II - Associa-se a atividade da escritora, que recolhe da experiência de viver do lixo a própria matéria para a sua criação literária.

III- Refere-se a descoberta dos diários de Carolina pelo jornalista Audálio Dantas, graças ao qual ela se torna uma escritora de grande sucesso editorial, condição que lhe garante sustentabilidade financeira e saída definitiva da miséria.

Quais estão corretas?

22 Q680203 | Literatura, Escolas Literárias, Literatura e Inglês, UFRGS, UFRGS

Leia o fragmento da canção Funeral de um lavrador, feita par Chico Buarque de Holanda, em 1968, a partir da obra Marte e vida Severina (Auto de Natal pernambucano), de Joao Cabral de Melo Neto.
E uma cova grande pra tua carne pouca Mas a terra dada, não se abre a boca É a conta menor que tiraste em vida É a parte que te cabe deste latifúndio É a terra que querias ver dividida Estarás mais ancho que estavas no mundo Mas a terra dada, não se abre a boca
Considere as afirmações abaixo, sobre o fragmento.
I - O tema da reforma agraria, recuperado por Chico Buarque de Holanda, também esta presente no Auto de Joao Cabral de Melo Neto. II - A magreza do lavrador faz a cova parecer um latifúndio. III- A morte, para o lavrador pobre, parece ser mais vantajosa do que a miséria em vida.
Quais estao corretas?

23 Q680205 | Literatura, Escolas Literárias, Literatura e Inglês, UFRGS, UFRGS

Instrução: A questão refere-se a obra As meninas, de Lygia Fagundes Telles.


Leia o fragmento a seguir da obra, em que a personagem Lia conversa com o motorista de Lorena.


- A filha também lhe da alegria? Ele demora na resposta. Vejo sua boca entortar. - Essa moda que vocês tem, essa de liberdade. Cismou de andar solta demais e não topo isso. Agora inventou de estudar de novo. Entrou num curso de madureza.

- E isso não e bom? - S6 sei que antes de fechar os olhos quero ver a garota casada, e s6 o que peço a Deus. Ver ela casada.

- Garantida, o senhor quer dizer. Mas ela pode estudar, ter uma profissão e casar também, não e mais garantido assim? Se casar errado, fica desempregada. Mais velha, com filhos, entende [ ... ].

- A Loreninha também fala assim mas vocês são de família rica, podem ter esses luxos. Minha filha e moça pobre e lugar de moça pobre e em casa, com o marido, com os filhos. Estudar s6 serve pra atrapalhar a cabeça dela quando estiver lavando roupa no tanque.


Considere as afirmac;6es abaixo, a respeito da situação da mulher, tema ilustrado no fragmento acima e presente em outros momentos do romance.


I - 0 discurso do motorista e exemplo de postura patriarcalista, que desaprova a liberdade da mulher, especialmente se ela for de classe baixa, pois a maior aspiração que ela pode ter na vida e o casamento.

II - A sexualidade feminina não e tema tratado no romance, aparecendo apenas de modo difuso, a fim de escapar da censura vigente a época de sua publicação, em 1973.

III- As ideias de Lia mostram sua postura libertaria em relação ao papel da mulher na sociedade, contrariando as vis6es estereotipadas que a reduzem a um ser passivo e dependente dos homens.

Quais estao corretas?

24 Q680208 | Literatura, Escolas Literárias, Literatura e Inglês, UFRGS, UFRGS

Instrução: A questão refere-se a obra Bagagem, de Adélia Prado.


Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sabre poemas da obra.

( ) "Com licença poética" apresenta intertextualidade com a obra de Carlos Drummond de Andrade.

( ) "Sedução" trata do homem amado, prometido para o casamento.

( ) "Antes do nome" caracteriza-se como reflexão sobre o fazer poético.

( ) "Pascoa" caracteriza a velhice.

A sequencia correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, e

25 Q680209 | Literatura, Escolas Literárias, Literatura e Inglês, UFRGS, UFRGS

Instrução: A questão refere-se a obra Feliz ano velho, de Marcelo Rubens Paiva.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sobre a obra.
( ) O romance parte da mem6ria individual do protagonista e abrange a mem6ria coletiva, referente a acontecimentos da hist6ria brasileira. ( ) Os fatos narrados no romance não estabelecem relação com o contexto social brasileiro, visto que o narrador detém-se basicamente na recordação de aspectos do acidente que o deixara tetraplégico. ( ) O romance da voz a cultura de uma geração, nascida nos anos 1960, crescida nos anos 1970 e que chega, na década de 1980, em busca de novas alternativas políticas e culturais. ( ) O romance configura-se como realização artística de caráter subjetivo que não se presta a reflexão sabre o passado hist6rico.
A sequencia correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, e

26 Q680211 | Português, Pontuação, Literatura e Inglês, UFRGS, UFRGS

Leia a crônica "Farra", de Millôr Fernandes.
Nossa modesta profissão - "artista" ou "escritor" - tem uma incrível concorrência amadora. Todo medico, engenheiro, ou físico, sempre desenha melhor do que nos; todo arquiteto, biólogo ou construtor, nas horas de folga, escrevem coisas que ... nem Flaubert, pô! Todos, naturalmente, esperando se aposentar de suas coisas mais serias e profundas para se dedicar full-time a estas (nossas) atividades e provar que apenas não tinham tempo disponível. Mas se pensam que não vou reagir, estão enganados. Também estou apenas esperando me aposentar para ser um militar amador ou melhor, por que não?, um ginecologista amador. Ou não pode?
Considere as seguintes afirmações sabre a crônica.
I - O uso de aspas em "artista" e "escritor" marca a ironia em relação a profissões reconhecidas, coma medico, engenheiro ou físico. II - O autor quer se aposentar para ser ginecologista amador. Ill- O uso da ironia permite discutir o que e ser profissional ou amador.
Quais estão corretas?

27 Q680186 | Física, Lei da Termodinâmica, Literatura e Inglês, UFRGS, UFRGS

Uma máquina de Carnot apresenta um rendimento de 40%, e a temperatura de sua fonte quente é 500 K. A máquina opera a uma potência de 4,2 kW e efetua 10 ciclos por segundo.
Qual é a temperatura de sua fonte fria e o trabalho que a máquina realiza em cada ciclo?

28 Q680187 | Física, Ótica, Literatura e Inglês, UFRGS, UFRGS

Um bonito efeito de cor pode ser observado quando a luz solar incide sobre finas películas de óleo ou água.
Ocorre que, quando um feixe de luz incide sobre a película, ele sofre duas reflexões, uma na superfície anterior e outra na superfície posterior. Assim, esses raios de luz refletidos percorrem diferentes caminhos, e sua superposição resulta em reforço de alguns comprimentos de onda e aniquilação de outros, dando origem às cores observadas.
O fenômeno responsável por esse efeito é a

29 Q680191 | Literatura, Escolas Literárias, Literatura e Inglês, UFRGS, UFRGS

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sobre o romance Úrsula, de Maria Firmina dos Reis.
( ) O romance e narrado em primeira pessoa por Úrsula, jovem negra escrava, que aprendeu a ler com a patroa, D. Susana. ( ) Adelaide e a menina pobre que busca ascensão social através do casamento, como muitas mulheres faziam na época. ( ) A crítica ao modelo patriarcal esta especialmente centrada nas figuras de Tancredo e de seu pai. ( ) O romance caracteriza-se como transgressor a produção romanesca do período, ao apresentar Tulio e Antero como sujeitos constituídos de humanidade.
A sequencia correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, e

30 Q680194 | Literatura, Escolas Literárias, Literatura e Inglês, UFRGS, UFRGS

Instrução: As questão refere-se a obra de Machado de Assis.


Em Papéis avulsos, há pouca ação, predominando exposição de doutrinas sobre o comportamento humano, por meio do dialogo ou da fala de um personagem que assume a narração.

Esse recurso formal pode ser observado em

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.