Questões de Vestibular: Nível Médio

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1 Q685838 | Geografia, Mudanças climáticas, Nível Médio, IFPR, IF PR

Em 2018, celebra-se o cinquentenário dos acontecimentos marcantes de 1968, ano no qual os protestos dos estudantes na França se espalharam pelo mundo, com grande impacto. Sobre esse assunto, estabeleça a correspondência das colunas:
Coluna I 1) Primavera de Praga. 2) Ato Institucional Número Cinco. 3) Massacre de Tlatelolco. 4) Ofensiva do Tet. 5) Revolução Cultural.
Coluna II ( ) Tchecoslováquia. ( ) Brasil. ( ) China. ( ) Vietnã. ( ) México.

Assinale a sequência correta de cima para baixo.

2 Q685837 | História, Nível Médio, IFPR, IF PR

“Direitos civis” são as garantias de os cidadãos exercerem plenamente suas liberdades políticas. Já o “Movimento pelos Direitos Civis” foi a designação mais conhecida por meio da qual se deu a luta dos negros norte-americanos por essas garantias, especialmente nas décadas de 1950 e 1960, cujo maior expoente de atuação foi:

3 Q685843 | Geografia, Histórico, Nível Médio, IFPR, IF PR

O atual processo de globalização econômica caracteriza-se pelas comunicações e transporte. Assinale a alternativa que contém uma outra característica.

4 Q685829 | Matemática, Sistema de Unidade de Medidas, Nível Médio, IFPR, IF PR

Com uma tonelada de cana de açúcar, pode-se produzir 88 litros de etanol. Dessa forma, a quantidade, em quilogramas, de cana de açúcar necessária para se produzir 5 litros de etanol é um número que pertence ao conjunto dos números:

5 Q685835 | Conhecimentos Gerais, Economia, Nível Médio, IFPR, IF PR

No Brasil, no início do século XXI, muitos movimentos sociais ultrapassaram suas reivindicações locais e contribuíram para o debate político nacional mais amplo. Sobre esse entendimento, assinale a alternativa correta.

6 Q685841 | Geografia, Urbanização brasileira, Nível Médio, IFPR, IF PR

Apesar de sua enorme extensão territorial, o Brasil é dividido em poucas regiões, sendo a divisão oficial feita pelo IBGE. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

7 Q685848 | Química, Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos Polaridade das Ligações e Moléculas, Nível Médio, IFPR, IF PR

Em certo supermercado, uma máquina empurra uma caixa de determinado produto por uma distância de 5 m, aplicando uma força média de 600 N, sendo que a força e o deslocamento têm mesma direção e sentido. Se o intervalo de tempo em que a força atua foi de 1 minuto, a potência desenvolvida, em watts, foi igual a:

8 Q685814 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Nível Médio, IFPR, IF PR

Texto associado.
Os infelizes cálculos da felicidade (fragmento),
Mia Couto.

O homem da história é chamado Julio Novesfora. Noutras falas o mestre Novesfora. Homem bastante matemático, vivendo na quantidade exata, morando sempre no acertado lugar. O mundo, para ele, estava posto em equação de infinito grau. Qualquer situação lhe algebrava o pensamento. Integrais, derivadas, matrizes para tudo existia a devida fórmula. A maior parte das vezes mesmo ele nem incomodava os neurónios*:
– É conta que se faz sem cabeça.
Doseava o coração em aplicações regradas, reduzida a paixão ao seu equivalente numérico. Amores, mulheres, filhos: tudo isso era hipótese nula. O sentimento, dizia ele, não tem logaritmo. Por isso, nem se justifica a sua equação. Desde menino se abstivera de afetos. Do ponto de vista da álgebra, dizia, a ternura é um absurdo. Como o zero negativo. Vocês vejam, dizia ele aos alunos: a erva não se enerva, mesmo sabendo-se acabada em ruminagem de boi. E a cobra morde sem ódio. É só o justo praticar da dentadura injetável dela. Na natureza não se concebe sentimento. Assim, a vida prosseguia e Julio Novesfora era nela um aguarda-factos*. Certa vez, porém, o mestre se apaixonou por uma aluna, menina de incorreta idade. Toda a gente advertia: essa menina é mais que nova, não dá para si*.
– Faça as contas mestre.
Mas o mestre já perdera o cálculo. Desvalessem os razoáveis conselhos. Ainda mais grave: ele perdia o matemático tino. Já nem sabia o abecedário dos números. Seu pensamento perdia as limpezas da lógica. Dizia coisas sem pés. Parecia, naquele caso, se confirmar o lema: quanto mais sexo menos nexo. Agora, a razão vinha tarde de mais*. O mestre já tinha traçado a hipotenusa à menina. Em folgas e folguedos, Julio Novesfora se afastava dos rigores da geometria. O oito deitado é um infinito. E, assim, o professor ataratonto, relembrava:
– A paixão é o mundo a dividir por zero.

*grafia usada em Moçambique
Mia Couto, escritor moçambicano, é um mestre das palavras. Nesse texto, ele aproxima a linguagem matemática das relações humanas e do cotidiano do personagem e, com isso:

9 Q685818 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Nível Médio, IFPR, IF PR

Texto associado.
Os infelizes cálculos da felicidade (fragmento),
Mia Couto.

O homem da história é chamado Julio Novesfora. Noutras falas o mestre Novesfora. Homem bastante matemático, vivendo na quantidade exata, morando sempre no acertado lugar. O mundo, para ele, estava posto em equação de infinito grau. Qualquer situação lhe algebrava o pensamento. Integrais, derivadas, matrizes para tudo existia a devida fórmula. A maior parte das vezes mesmo ele nem incomodava os neurónios*:
– É conta que se faz sem cabeça.
Doseava o coração em aplicações regradas,reduzida a paixão ao seu equivalente numérico.Amores, mulheres, filhos: tudo isso era hipótese nula. O sentimento, dizia ele, não tem logaritmo. Por isso, nem se justifica a sua equação. Desde menino se abstivera de afetos. Do ponto de vista da álgebra, dizia, a ternura é um absurdo. Como o zero negativo. Vocês vejam, dizia ele aos alunos: a erva não se enerva, mesmo sabendo-se acabada em ruminagem de boi. E a cobra morde sem ódio. É só o justo praticar da dentadura injetável dela. Na natureza não se concebe sentimento. Assim, a vida prosseguia e Julio Novesfora era nela um aguarda-factos*. Certa vez, porém, o mestre se apaixonou por uma aluna, menina de incorreta idade. Toda a gente advertia: essa menina é mais que nova, não dá para si*.
– Faça as contas mestre.
Mas o mestre já perdera o cálculo. Desvalessem os razoáveis conselhos. Ainda mais grave: ele perdia o matemático tino. Já nem sabia o abecedário dos números. Seu pensamento perdia as limpezas da lógica. Dizia coisas sem pés. Parecia, naquele caso, se confirmar o lema: quanto mais sexo menos nexo. Agora, a razão vinha tarde de mais*. O mestre já tinha traçado a hipotenusa à menina. Em folgas e folguedos, Julio Novesfora se afastava dos rigores da geometria. O oito deitado é um infinito. E, assim, o professor ataratonto, relembrava:
– A paixão é o mundo a dividir por zero.

*grafia usada em Moçambique


Poesia matemática, Millôr Fernandes.


Às folhas tantas
Do livro matemático
Um Quociente apaixonou-se
Um dia
Doidamente
Por uma Incógnita.
Olhou-a com seu olhar inumerável
E viu-a, do Ápice à Base.
Uma figura ímpar:
Olhos romboides, boca trapezoide,
Corpo ortogonal, seios esferoides.
Fez da sua
Uma vida Paralela à dela
Até que se encontraram No infinito.
“Quem és tu?” indagou ele
Com ânsia radical.
“Sou a soma do quadrado dos catetos.
Mas pode chamar-me de Hipotenusa.”
E de falarem descobriram que eram
— O que, em aritmética, corresponde
A almas irmãs
— Primos entre si.
E assim se amaram
Ao quadrado da velocidade da luz
Numa sexta potenciação
Traçando
Ao sabor do momento
E da paixão
Retas, curvas, círculos e linhas sinusoidais.
Comparando o texto de Mia Couto, com o de Millôr Fernandes, pode-se afirmar que:

10 Q685824 | Matemática, Problemas, Nível Médio, IFPR, IF PR

A planta de um terreno retangular foi feita na escala 1:4000, em centímetros. Se o comprimento real deste terreno mede 84 metros, então a medida em centímetros deste comprimento representada no mapa será de:
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