Questões de Vestibular: Nível Médio

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11 Q685824 | Matemática, Problemas, Nível Médio, IFPR, IF PR

A planta de um terreno retangular foi feita na escala 1:4000, em centímetros. Se o comprimento real deste terreno mede 84 metros, então a medida em centímetros deste comprimento representada no mapa será de:

12 Q685825 | Matemática, Áreas e Perímetros, Nível Médio, IFPR, IF PR

Ao resolver um problema matemático, verificou-se que todos os números irracionais compreendidos entre os números 2 e 3 formam o conjunto solução desse problema. Sendo assim, temos que uma das soluções é:

13 Q685847 | Física, Trabalho e Energia, Nível Médio, IFPR, IF PR

Alguns antigos relógios de parede utilizam corpos pesados pendurados que, na medida em que vão descendo lentamente, permitem o funcionamento do mecanismo desses relógios. Assinale a alternativa que apresenta o tipo de transformação de energia que ocorre nesse processo.

14 Q685834 | Conhecimentos Gerais, Movimentos Sociais, Nível Médio, IFPR, IF PR

O “Regime Militar Brasileiro”, entre 1964 e 1985, foi marcado pelos cerceamentos das liberdades individuais e do amplo exercício da cidadania. Contudo, entre 1969 e 1973, o país atravessou o chamado “milagre brasileiro”, que estimulou o crescimento do PIB na média anual acima de 10%. Sobre esse período, assinale a alternativa correta.

15 Q685846 | Física, Dinâmica, Nível Médio, IFPR, IF PR

Os seres vivos dependem do meio em que vivem. Além do ar, da água, do solo e da luz, também dependem das relações com outros seres vivos. Nessas relações ecológicas, podem ocorrer benefícios para todos os seres vivos ou apenas para uns e prejuízos para outros. Assinale a alternativa que define corretamente o tipo de relação ecológica.

16 Q685815 | Português, Significação Contextual de Palavras e Expressões Sinônimos e Antônimos, Nível Médio, IFPR, IF PR

Texto associado.
Os infelizes cálculos da felicidade (fragmento),
Mia Couto.

O homem da história é chamado Julio Novesfora. Noutras falas o mestre Novesfora. Homem bastante matemático, vivendo na quantidade exata, morando sempre no acertado lugar. O mundo, para ele, estava posto em equação de infinito grau. Qualquer situação lhe algebrava o pensamento. Integrais, derivadas, matrizes para tudo existia a devida fórmula. A maior parte das vezes mesmo ele nem incomodava os neurónios*:
– É conta que se faz sem cabeça.
Doseava o coração em aplicações regradas, reduzida a paixão ao seu equivalente numérico. Amores, mulheres, filhos: tudo isso era hipótese nula. O sentimento, dizia ele, não tem logaritmo. Por isso, nem se justifica a sua equação. Desde menino se abstivera de afetos. Do ponto de vista da álgebra, dizia, a ternura é um absurdo. Como o zero negativo. Vocês vejam, dizia ele aos alunos: a erva não se enerva, mesmo sabendo-se acabada em ruminagem de boi. E a cobra morde sem ódio. É só o justo praticar da dentadura injetável dela. Na natureza não se concebe sentimento. Assim, a vida prosseguia e Julio Novesfora era nela um aguarda-factos*. Certa vez, porém, o mestre se apaixonou por uma aluna, menina de incorreta idade. Toda a gente advertia: essa menina é mais que nova, não dá para si*.
– Faça as contas mestre.
Mas o mestre já perdera o cálculo. Desvalessem os razoáveis conselhos. Ainda mais grave: ele perdia o matemático tino. Já nem sabia o abecedário dos números. Seu pensamento perdia as limpezas da lógica. Dizia coisas sem pés. Parecia, naquele caso, se confirmar o lema: quanto mais sexo menos nexo. Agora, a razão vinha tarde de mais*. O mestre já tinha traçado a hipotenusa à menina. Em folgas e folguedos, Julio Novesfora se afastava dos rigores da geometria. O oito deitado é um infinito. E, assim, o professor ataratonto, relembrava:
– A paixão é o mundo a dividir por zero.

*grafia usada em Moçambique
Analisando o contexto em que é empregada a expressão: “A paixão é o mundo a dividir por zero”, assinale a alternativa que melhor a explica.

17 Q685817 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Nível Médio, IFPR, IF PR

Texto associado.
Os infelizes cálculos da felicidade (fragmento),
Mia Couto.

O homem da história é chamado Julio Novesfora. Noutras falas o mestre Novesfora. Homem bastante matemático, vivendo na quantidade exata, morando sempre no acertado lugar. O mundo, para ele, estava posto em equação de infinito grau. Qualquer situação lhe algebrava o pensamento. Integrais, derivadas, matrizes para tudo existia a devida fórmula. A maior parte das vezes mesmo ele nem incomodava os neurónios*:
– É conta que se faz sem cabeça.
Doseava o coração em aplicações regradas,reduzida a paixão ao seu equivalente numérico.Amores, mulheres, filhos: tudo isso era hipótese nula. O sentimento, dizia ele, não tem logaritmo. Por isso, nem se justifica a sua equação. Desde menino se abstivera de afetos. Do ponto de vista da álgebra, dizia, a ternura é um absurdo. Como o zero negativo. Vocês vejam, dizia ele aos alunos: a erva não se enerva, mesmo sabendo-se acabada em ruminagem de boi. E a cobra morde sem ódio. É só o justo praticar da dentadura injetável dela. Na natureza não se concebe sentimento. Assim, a vida prosseguia e Julio Novesfora era nela um aguarda-factos*. Certa vez, porém, o mestre se apaixonou por uma aluna, menina de incorreta idade. Toda a gente advertia: essa menina é mais que nova, não dá para si*.
– Faça as contas mestre.
Mas o mestre já perdera o cálculo. Desvalessem os razoáveis conselhos. Ainda mais grave: ele perdia o matemático tino. Já nem sabia o abecedário dos números. Seu pensamento perdia as limpezas da lógica. Dizia coisas sem pés. Parecia, naquele caso, se confirmar o lema: quanto mais sexo menos nexo. Agora, a razão vinha tarde de mais*. O mestre já tinha traçado a hipotenusa à menina. Em folgas e folguedos, Julio Novesfora se afastava dos rigores da geometria. O oito deitado é um infinito. E, assim, o professor ataratonto, relembrava:
– A paixão é o mundo a dividir por zero.

*grafia usada em Moçambique


Poesia matemática, Millôr Fernandes.


Às folhas tantas
Do livro matemático
Um Quociente apaixonou-se
Um dia
Doidamente
Por uma Incógnita.
Olhou-a com seu olhar inumerável
E viu-a, do Ápice à Base.
Uma figura ímpar:
Olhos romboides, boca trapezoide,
Corpo ortogonal, seios esferoides.
Fez da sua
Uma vida Paralela à dela
Até que se encontraram No infinito.
“Quem és tu?” indagou ele
Com ânsia radical.
“Sou a soma do quadrado dos catetos.
Mas pode chamar-me de Hipotenusa.”
E de falarem descobriram que eram
— O que, em aritmética, corresponde
A almas irmãs
— Primos entre si.
E assim se amaram
Ao quadrado da velocidade da luz
Numa sexta potenciação
Traçando
Ao sabor do momento
E da paixão
Retas, curvas, círculos e linhas sinusoidais.
Nesse texto, o escritor “brinca” com o leitor e o desafia a utilizar a imaginação para interpretar e entender toda a trama. Analisando-o segundo os elementos característicos das narrativas literárias, assinale a alternativa correta.

18 Q685842 | Geografia, Nível Médio, IFPR, IF PR

Segundo o IBGE, entre 1940 e 2010, a população brasileira que mora em cidades teve um ______ aumento principalmente na região __________, área de concentração de ____________.
Assinale a alternativa que completa corretamente a frase acima.

19 Q685844 | Biologia, Sistema Digestório Humano, Nível Médio, IFPR, IF PR

Os países da Europa e América do Norte eram até o século XX, os grandes polos industriais do planeta; no final do século XX e começo do século XXI, esses polos se deslocaram para o sul do planeta e para o oriente. No caso do Brasil, as grandes indústrias multinacionais que aqui se instalaram foram atraídas:

20 Q685845 | Biologia, Relações ecológicas, Nível Médio, IFPR, IF PR

Ao entrar no organismo, o alimento percorre diferentes órgãos em que sofre várias transformações. Assinale a alternativa que descreve corretamente o local e a transformação correspondente.
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