“Nessa
confusão de meios, é difícil concluir se as imagens visuais ilustravam os textos
ou o contrário. O que importa é que certamente eles se influenciavam e
reforçavam mutuamente. A figura de Vitória, por exemplo, aparece não só em
medalhas, estátuas e pinturas, mas em peças teatrais, como no Toison d’or
(1660), de Corneille. Os arcos do triunfo provisórios erigidos para as entradas
reais e os arcos de pedra construídos em Paris e outros lugares eram espelhos
uns dos outros. Se os relevos esculpidos em torno da estátua de Luís na Place des
Victoires imitavam algumas medalhas do reinado, cunhou¬se por outro lado uma medalha
para comemorar a inauguração da estátua Medalhas e monumentos eram reproduzidos
em gravuras. Abundavam as representações do rei e de seus feitos.” (BURKE,
Peter. A fabricação do rei: a construção da imagem pública de Luís XIV . Rio de
Janeiro: Jorge Zahar editora, 1994).
Observando o texto acima e com base nos seus
conhecimentos sobre a História da França assinale a única alternativa CORRETA:
a) Apesar da grande quantidade de monumentos e
obras de engenharia, a imagem de Luís XIV era pouco divulgada, restringindo-se
a maior parte das imagens visuais em pintura, bronze e pedra ao período de sua
infância, tendo em vista a curta duração de seu reinado;
b) As imagens de Luís XIV eram agrupadas de forma aleatória,
ao contrário das imagens divulgadas de outros soberanos europeus da época, o
que dificulta aos historiadores traçar uma narrativa sobre Luís e seu período;
c) As reproduções imagéticas de Luís XIV ampliavam a visibilidade do rei, as medalhas cunhadas em centenas e as xilogravuras impressas aos milhares contribuíam para a difusão tanto dos aspectos físicos do rei como de informações a seu respeito;
d) A produção de livros à época de Luís XIV favoreceu
a difusão das ideias iluministas que construíam uma imagem favorável ao Rei
Sol;
e) Insatisfeito
com o desconforto do Palácio do Louvre, Luís XIV ordenou que todos palácios
reais fossem destruídos, enquanto passou a governar em mosteiros. Somente no governo
de Napoleão Bonaparte os palácios foram reerguidos novamente.