Questões de Vestibular: PROVA I

Prepare-se para a prova com questões de PROVA I de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q682928 | Biologia, Esponjas e Cnidários, PROVA I, URCA, CEV URCA, 2022

(URCA/2022.2) Sobre a reprodução dos poríferos, assinale a alternativa correta:

12 Q680480 | Matemática, Juros Simples, PROVA I, URCA, CEV URCA

Márcio lucrou uma determinada quantia C na venda de um computador. Ele resolveu dividir essa quantia em duas partes e aplicá-­las a juros simples a taxas e prazos distintos. A primeira parte foi aplicada a 10% a.m. durante seis meses enquanto a segunda foi aplicada a 24% a.a. durante um ano. Sabendo que a primeira parte rendeu R$ 66,00 a mais que a segunda e também que ela supera a segunda parte em R$ 50,00 , o valor de C é igual a:

13 Q682891 | Física, Colisão, PROVA I, URCA, CEV URCA, 2022

(URCA/2022.2) Considere uma partícula “A” se movendo num eixo X com velocidade dada por vx > 0 até colidir frontalmente com outra partícula “B” idêntica a “A”. A velocidade de “B” antes da colisão é dada por 0, 5 · vx. O referencial em consideração é inercial. Suponha que, após a colisão, a partícula “B” tem sua velocidade aumentada para vx. Podemos afirmar que:

14 Q680500 | Química, Tipos de Reações Orgânicas Substituição, PROVA I, URCA, CEV URCA

A diminuição do número de ligações insaturadas da cadeia carbônica de óleos naturais, através de hidrogenação catalítica, obtém­-se as margarinas, usadas como alimento. Em relação ao processo mencionado, pode-se afirmar que as ligações rompidas e a reação que ocorre são do tipo:

15 Q680506 | História, Construção do Estado Liberal Revolução Francesa, PROVA I, URCA, CEV URCA

“Nessa confusão de meios, é difícil concluir se as imagens visuais ilustravam os textos ou o contrário. O que importa é que certamente eles se influenciavam e reforçavam mutuamente. A figura de Vitória, por exemplo, aparece não só em medalhas, estátuas e pinturas, mas em peças teatrais, como no Toison d’or (1660), de Corneille. Os arcos do triunfo provisórios erigidos para as entradas reais e os arcos de pedra construídos em Paris e outros lugares eram espelhos uns dos outros. Se os relevos esculpidos em torno da estátua de Luís na Place des Victoires imitavam algumas medalhas do reinado, cunhou¬se por outro lado uma medalha para comemorar a inauguração da estátua Medalhas e monumentos eram reproduzidos em gravuras. Abundavam as representações do rei e de seus feitos.” (BURKE, Peter. A fabricação do rei: a construção da imagem pública de Luís XIV. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editora, 1994).


Observando o texto acima e com base nos seus conhecimentos sobre a História da França assinale a única alternativa CORRETA:

16 Q680469 | Física, Lei da Termodinâmica, PROVA I, URCA, CEV URCA

Os fenômenos macroscópicos são, a rigor, irreversíveis a menos de situações experimentalmente controladas “quase-reversíveis”. A expansão livre de um gás, por exemplo, é um fenômeno irreversível. Um outro exemplo é a passagem espontânea de calor de um corpo para outro de menor temperatura (ou mais frio). A lei física ligada a irreversibilidade dos fenômenos macroscópicos corresponde a:

17 Q680472 | Física, PROVA I, URCA, CEV URCA

Um circuito-série de corrente contínua possui uma bateria com eletromotância e=14 volts, e resistência interna r=1,5 ohm, um motor com contra-eletromotância e'=6volts e resistência interna r'=0,5 ohm e, por fim, uma resistência externa (de uma lâmpada, por exemplo) com R=18 ohms.

A corrente elétrica neste circuito tem intensidade:

18 Q680487 | Matemática, Progressão Geométrica, PROVA I, URCA, CEV URCA

Sejam a e b números reais tais que a > 0, b > 0 e a ≠ 1. Definimos o cologaritmo de b na base a por: cologab = loga(1/b). Sejam q=1/3 a razão de uma P.G. cujo primeiro termo é a1 = 2 e S10 a soma dos 10 primeiros termos da P.G. O valor de colog3(39 S10 + 1) é:

20 Q680464 | Física, Queda Livre, PROVA I, URCA, CEV URCA

Um objeto de 1 quilograma cai livremente (a partir do repouso) de uma certa altura sob ação da gravidade e na presença de uma força de resistência do ar de 2newtons. Considere a aceleração da gravidade como sendo aproximadamente 10 metros por segundo ao quadrado. Então a velocidade do objeto e o deslocamento percorrido por ele após 2 segundos de queda são, aproximadamente:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.