Questões de Vestibular: PROVA I

Prepare-se para a prova com questões de PROVA I de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

51 Q680508 | História e Geografia de Estados e Municípios, PROVA I, URCA, CEV URCA

“Quantos “cariris” cabem no espaço hoje conhecido pelo mesmo nome? Quantos nomes, vozes e histórias ajudaram a construí-lo como lugar incomum e plural para tantas gerações de intelectuais, artistas, políticos e religiosos? Cariri, espaço simbólico, monumentalizado em narrativas, cantado e poetizado por homens como José Bernardino da Silva, Patativa do Assaré, Manoel Caboclo; esculpido em formas belas e estranhas como as da escola de artistas populares inaugurada por Noza, Ciça do Barro Cru, Nino e tantos outros que se destacaram ao longo do século XX; xilogravado por Stêncio Diniz, José Lourenço, Nilo, dentre outros. Tantas cores, palavras e nuances que, encontrar uma síntese de definição tem sido tarefa complexa a qual muitos dedicaram a vida.” (MENESES, Sônia. Apresentação do livro Cariri, Cariris: outros olhares sobre um lugar (in) comum. MENESES, Sônia (org.). Crato: Universidade Regional do Cariri (URCA); Recife: Imprima, 2016.
Considerando o trecho acima da historiadora Sônia Meneses, é correto afirmar sobre o Cariri e sua história e território:

52 Q680516 | História, Revolução Industrial, PROVA I, URCA, CEV URCA

“A despeito do intenso processo de industrialização, da maciça penetração de capitais estrangeiros, da crescente presença de corporações multinacionais, do explosivo crescimento urbano, da melhoria dos índices de alfabetização e das várias tentativas de “modernizar” o país, feitas de um por sucessivos governos civis e militares, as palavras amargas de um notável crítico literário e analista social, Silvio Romero, pronunciadas há mais de um século, lamentando a dependência econômica em relação aos capitais estrangeiros e a incapacidade da República de incorporar os benefícios do progresso à grande maioria da população e de criar uma sociedade realmente democrática, soam ainda hoje verdadeiras.” (COSTA, Emília Viotti da. Da Monarquia à República. São Paulo: Unesp, 2010, p. 9)
A nota à edição do Livro que Emília Viotti da Costa faz nos leva a perceber que existem estruturas sistêmicas no Brasil que nos remetem a uma história de longa duração. Assim, podemos corretamente afirmar sobre o Brasil pós-independência que:

53 Q682904 | Matemática, Função de 1 Grau ou Função Afim, PROVA I, URCA, CEV URCA, 2022

(URCA/2022.2) Sejam x e y números reais que satisfazem as desigualdades −3 ≤ −x ≤ −2 e 1 ≤ y ≤ 5. É correto afirmar que

54 Q682911 | Matemática, Geometria Analítica, PROVA I, URCA, CEV URCA, 2022

(URCA/2022.2) A área da região do plano delimitada pelo conjunto dos pontos (x, y) que satisfazem a equação (x − 1)² + y² = 3 é igual a

55 Q682914 | Química, Sistemas Homogêneos Solubilidade dos Sais, PROVA I, URCA, CEV URCA, 2022

(URCA/2022.2) Uma solução aquosa incolor contém nitratos de dois metais, X e Y. Quando foi adicionada auma solução aquosa de NαCl, formou-se um precipitadobranco. Verificou-se que este precipitado era parcialmente solúvel em água quente para dar um resíduo P euma solução Q. O resíduo P era solúvel em NH3 aquosae em excesso de tiossulfato de sódio (2S2O3). A solução quente Q deu um precipitado amarelo com KI. Osmetais X e Y, respectivamente, são:

56 Q682917 | Química, Soluções características, PROVA I, URCA, CEV URCA, 2022

(URCA/2022.2) Aproximadamente, quantos mililitros de H2SO4 0,5 molar são necessários para dissolver 0,5 g de carbonato de cobre (II)? Considere as massas molares (g/mol): H=1; C=12; O=16; S=32; Cu=63,5.

57 Q682922 | Química, Soluções características, PROVA I, URCA, CEV URCA, 2022

(URCA/2022.2) Uma amostra de 0,728 g de cloreto de hidrogênio gasoso é dissolvida em água pura para 200 mL de solução. Marque a única opção que mostra as concentrações aproximadas, em mol/L, de íons hidrônio e hidróxido, respectivamente.

58 Q682925 | Biologia, Características dos seres vivos, PROVA I, URCA, CEV URCA, 2022

(URCA/2022.2) Sobre as algas, dê como resposta a soma dos números associados às alternativas corretas.
(01) As euglenófitas possuem cloroplastos, núcleo e dois flagelos, reprodução assexuada por bipartição no sentido longitudinal da célula, parede celular flexível, e vacúolo contrátil. (02) Dinoflagelados são unicelulares, possuem peridinina, caroteno e clorofilas a e c, apresentam flagelos e endoesqueleto formado por vesículas achatadas e membranosas associadas à membrana plasmática e que podem conter celulose. (04) Diatomáceas são unicelulares e possuem fucoxantina, caroteno e parede celular de sílica e frústula como estrutura de locomoção. (08) Feofíceas possuem fucoxantina, são multicelulares, dotadas de estruturas cheia de gás que permitem a flutuação, sendo a pórfira o gênero mais conhecido e abundante. (16) Rodofíceas possuem ágar, e tem o gênero Sargassum como sendo o mais conhecido. (32) Clorofíceas, podem ser unicelulares ou multicelulares. Algumas espécies vivem em associação com fungos, constituindo liquens.

59 Q682929 | Biologia, Características dos seres vivos, PROVA I, URCA, CEV URCA, 2022

(URCA/2022.2) O clado Amphibia reúne animais tetrápodes conhecidos como anfíbios. Embora as espécies ancestrais tivessem o corpo revestido por escamas, os anfíbios atuais apresentam pele nua, muito vascularizada e mucosa responsável pelas trocas gasosas. Sobre o sistema respiratório e circulatório dos anfíbios, dê como resposta a soma dos números associados às alternativas corretas.
(01) A circulação nas larvas de anfíbios é semelhante à de peixes. (02) As salamandras tem pulmões rudimentares, com poucas dobras internas, e dependem muito da respiração cutânea para sobreviver. (04) O sangue oxigenado que chega dos pulmões entra no átrio esquerdo, ao mesmo tempo que o sangue desoxigenado que chega das diversas partes do corpo entra no seio venoso, de onde passa para o átrio direito. (08) Em diversos anuros, a mistura de sangue desoxigenado e oxigenado proveniente da região mais central do ventrículo é direcionado para o arco sistêmico esquerdo. (16) Nos anfíbios adultos, o coração tem fundamentalmente quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos.

60 Q680473 | Física, PROVA I, URCA, CEV URCA

Uma onda eletromagnética monocromática possui comprimento de onda “L” e frequência “F”. Se “c” é a velocidade da luz no vácuo podemos dizer que “L”, “F” e “c” estão relacionados por:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.