Questões de Vestibular: PROVA I

Prepare-se para a prova com questões de PROVA I de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

81 Q682930 | Biologia, Características dos seres vivos, PROVA I, URCA, CEV URCA, 2022

(URCA/2022.2) Sobre as aves ssinale a alternativa incorreta:

82 Q682931 | Biologia, PROVA I, URCA, CEV URCA, 2022

(URCA/2022.2) Com relação ao processo conhecido como crossing-over, podemos afirmar que:

83 Q682934 | Biologia, PROVA I, URCA, CEV URCA, 2022

(URCA/2022.2) Considerando os pressupostos estabelecidos pela Ecologia e a conservação da natureza, tem se tornado cada vez mais preocupante a extensa lista de ameaças ambientais. O desenvolvimento e a aplicação daideia de sustentabilidade ambiental torna-se, nesse contexto, importante para a construção de uma visão comprometida e atuante da Ecologia. Neste sentido, considerando o histórico da evolução das ideias de conservação dos ambientes e dos recursos naturais, assinale a alternativa correta:

84 Q680474 | Física, Oscilação e Ondas, PROVA I, URCA, CEV URCA

De acordo com as ideias de Broglie (1924), uma partícula subatômica como o elétron possui uma onda associada cujo comprimento de onda é dado por L=h/p, onde h=6,6 x 10-34 Js (joule­segundo) é a constante de Planck. Se usarmos a expressão de de Broglie para uma partícula de 1grama com velocidade de 1metro por segundo encontramos um comprimento de onda:

87 Q680511 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, PROVA I, URCA, CEV URCA

“De meados do século XII a cerca de 1340, o desenvolvimento da cristandade latina atinge o seu apogeu. Nesse apogeu a França ocupa o primeiro lugar e o grande movimento de urbanização está no auge. As cidades são uma das principais manifestações e um dos motores essenciais dessa culminação medieval.” (LE GOFF, Jacques. O apogeu da cidade medieval.
Observando o texto do historiador acima e considerando o período histórico da Europa, por ele destacado, pode-se corretamente afirmar:

88 Q680512 | Geografia, Urbanização brasileira, PROVA I, URCA, CEV URCA

“É uma cidade de traçado moderníssimo, com largas ruas e extensas avenidas (...) Desde trinta anos atrás é Curitiba iluminada a Luz elétrica. Outros serviços importantes foram inaugurados mais tarde: telefones, corpo de bombeiros, águas e esgotos, guarda civil, bondes elétricos ligando o centro urbano aos mais afastados bairros.” (Trecho do Amanak Laemmert, de 1922, sobre a cidade de Curitiba, In: Revista Nosso Século, v. 4, p. 43.)
Sobre o processo de modernização das cidades brasileiras nos primeiros trinta anos do século XX, assinale a alternativa CORRETA:

89 Q682893 | Física, PROVA I, URCA, CEV URCA, 2022

(URCA/2022.2) Uma mola de constante elástica k, presa a uma parede numa das extremidades, está comprimida de x na outra extremidade por um bloco de massa m com a ajuda de uma trava. Destravando-se a mola, o bloco é impulsionado para subir sobre uma superfície de inclinação variável. Supondo atrito desprezivel, marque a opção que melhor representa o valor da velocidade do bloco ao passar por um ponto, sobre a ladeira, a uma altura h em relação ao solo.

90 Q682896 | Física, Dinâmica, PROVA I, URCA, CEV URCA, 2022

(URCA/2022.2) A primeira lei de Newton pode ser interpretada da seguinte maneira: um corpo livre de forças, ou seja, de interações com outros corpos, possui aceleração nula. Mas dessa forma podemos levantar a questão: aceleração nula em relação a que referencial? Newton adotava como referencial as estrelas (para ele) fixas, chegando inclusive a formular a hipótese de um espaço absoluto no qual as estrelas estariam fixas. No entanto este espaço absoluto não foi detectado. Mas podemos dizer que um corpo livre de forças ou interações com outros corpos possui aceleração nula em relação a certos referenciais (não a todos). Estes referenciais são designados como:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.