Questões de Vestibular: Português Inglês Ciências humanas

Prepare-se para a prova com questões de Português Inglês Ciências humanas de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q685102 | Inglês, Português Inglês Ciências humanas, UNEB, UNEB

“Tudo aquilo que foi meu lastro, terra onde tinha fincado os pés, tudo se transformou num jogo fácil de adivinhas. O que era milagrosa descida dos santos reduziu-se a um estado de transe que qualquer calouro da Faculdade analisa e expõe. Para mim, professor, só existe a matéria. Nem por isso deixo de ir ao terreiro e de exercer as funções de meu posto de Ojuobá, cumprir meu compromisso. Não me limito como o senhor que tem medo do que os outros possam pensar, tem medo de diminuir o tamanho de seu materialismo. — Sou coerente, você não é!, explodiu Fraga Neto, Se não acredita mais, não acha desonesto praticar uma farsa, como se acreditasse? — Não. Primeiro, como já lhe disse, gosto de dançar e de cantar, gosto de festa, antes de tudo de festa de candomblé. Ademais, há o seguinte: estamos numa luta, cruel e dura. Veja com que violência querem destruir tudo que nós, negros e mulatos, possuímos, nossos bens, nossa fisionomia. Ainda há pouco tempo, com o delegado Pedrito, ir a candomblé era um perigo, o cidadão arriscava a liberdade e até a vida (…) O senhor pensa que, seu eu fosse discutir com o delegado Pedrito, como estou discutindo com o senhor, teria obtido algum resultado? Se eu houvesse proclamadomeu materialismo, largo de mão o candomblé, dito que tudo aquilo não passava de um brinquedo de criança, resultado do medo primitivo, da ignorância e da miséria, a quem eu ajudaria? Eu ajudaria, professor, ao delegado Pedrito e sua malta de facínoras, ajudaria a acabar com uma festa do povo. Prefiro continuar a ir ao candomblé, ademais gosto de ir, adoro puxar cantiga e dançar em frente aos atabaques. — Assim, mestre Pedro, você não ajuda a modificar a sociedade, não transforma o mundo. — Será que não? Eu penso que os orixás são um bem do povo. A luta da capoeira, o samba-de-roda, os afoxés, os atabaques, os berimbaus são bens do povo. Todas essas coisas e muitas outras que o senhor, com seu pensamento estreito, quer acabar, professor, igualzinho ao delegado Pedrito, me desculpe lhe dizer. Meu materialismo não me limita…”

AMADO, Jorge. Tenda dos Milagres. Disponível em: < https://armonte.wordpress.com/2012/11/20/jorge-amado-em-estado-de-graca-tendados-milagres/> . Acesso em: 13 nov. 2018.

O trecho destacado expõe uma oposição de ideias entre suas personagens.
A alternativa que melhor explica esse conflito é

22 Q685103 | Inglês, Português Inglês Ciências humanas, UNEB, UNEB

Considering language use in the text, it’s correct to say:

23 Q685104 | Conhecimentos Gerais, Questões Sociais, Português Inglês Ciências humanas, UNEB, UNEB

“The increase is due in part to improved protections against poaching in some areas, although that remains an ever-present threat.” (l. 6-7)
The pronoun that in this sentence refers to

24 Q685105 | História, Ocupação de novos territórios Colonialismo, Português Inglês Ciências humanas, UNEB, UNEB

Texto associado.
No Brasil, como em outras partes, os escravos negociaram mais do que lutaram abertamente contra o sistema. Trata-se do heroísmo prosaico de cada dia. “Apesar das chicotadas, das dietas inadequadas, da saúde seriamente comprometida ou do esfacelamento da família pela venda, os escravos conseguiram viver seu dia a dia”, conforme analisou Sandra Graham. “Relativamente poucos, na verdade, assassinaram seus senhores, ou participaram de rebeliões, enquanto a maioria, por estratégia, criatividade ou sorte, ia vivendo da melhor forma possível”. Como verbalizaram os próprios escravos, no Sul dos Estados Unidos, “os brancos fazem como gostam; os pretos, como podem”. (REIS. 1989. p 14).
Essa educação realizada em grupos bem determinados e de práticas formalizadas, possivelmente se destinava a inculcar a obediência, a coragem, a disciplina, a habilidade militar profissional e uma vida pública ao invés da privada [...] frisa que um grupo de jovens portando chicote tinha a responsabilidade de corrigir os meninos sempre que fosse preciso, visando à manutenção do respeito e da disciplina [...]. Os jovens [...] eram tirados de suas famílias aos sete anos de idade e divididos em grupos, [...], nos quais aprendiam a conviver com indivíduos da mesma faixa etária. [...] Até os onze anos era permitido que o jovem voltasse para a casa de sua família, e lá passasse a noite. No entanto, ao completar os doze anos de idade, este jovem deveria dormir com seus companheiros de alojamento e essa prática perduraria até os trinta anos [...] temos informações de que os jovens, conforme iam crescendo tinham suas cabeças raspadas, caminhavam descalços e ficavam nus a maior parte do tempo. Abandonavam a túnica e recebiam um único manto para o ano inteiro. Esses jovens ignoravam todo tipo de cuidado com a aparência, e dormiam em esteiras feitas de juncos. (ESSA EDUCAÇÃO... 2018).
A educação sempre foi um aspecto importante no desenvolvimento das diversas sociedades, no decorrer dos processos históricos. O relato da formação educacional dos jovens, no texto, remete à civilização

25 Q685111 | Geografia, Indústria brasileira, Português Inglês Ciências humanas, UNEB, UNEB

Texto associado.
A velocidade dos avanços atuais não tem precedente na história e, nesse sentido, o Brasil foi ficando para trás. Em grande parte, o atraso da indústria nacional foi provocado por fatores, como a longa crise econômica e a falta de incentivos ao setor, em contraponto ao apoio a outros segmentos, como o agronegócio. Mas o encolhimento vem de longe. A participação da indústria na economia nacional decai há, pelo menos, quatro décadas. Em 1980, o setor correspondia a 40,9% do PIB, mas havia encolhido para 22,7%, em 2015. (A VELOCIDADE... 2018. p. 109).
O nacionalismo se manifestou de diversas maneiras e através de várias facetas, no decorrer do desenvolvimento da história das civilizações, como se pode inferir

26 Q685114 | Geografia, Coordenadas Geográficas, Português Inglês Ciências humanas, UNEB, UNEB

Caro leitor, de início, é preciso esclarecer o seguinte: a expressão “o ano de 1968” encerra muito mais coisas, fatos e transformações do que podemos imaginar à primeira vista. Ela tornou-se uma espécie de referência (algo emblemático mesmo) para acontecimentos realmente revolucionários, que ocorreram a partir da segunda metade dos anos 60 até o início dos anos 70 [século XX]. No plano político, por exemplo, a chamada “guerra fria” acirrava ainda mais a luta político-ideológica entre a ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e os Estados Unidos. Mais do que uma disputa bélica, que para o bem da humanidade não chegou a se concretizar, estava por trás desse conflito o jogo político de supremacia do capitalismo sobre o comunismo ou vice-versa. (CARO LEITOR... 2018).
A década de 60 ficou conhecida como Os Anos Rebeldes e, especialmente o ano de 1968, como A Grande Recusa, período que foi caracterizado
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.