Questões de Vestibular: Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE

Prepare-se para a prova com questões de Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q685999 | Literatura, Escolas Literárias, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS

Um dos principais temas do Romantismo brasileiro foi o indigenismo. Poetas e prosadores como Gonçalves Dias, Machado de Assis e José de Alencar exploraram em suas obras, dentro de uma perspectiva mítica, a figura do índio. No caso de José de Alencar, quais dos seus romances versam sobre a temática indigenista?

12 Q686001 | Literatura, Escolas Literárias, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS

Inúmeros são os poemas que Manuel Bandeira escreveu sobre a sua infância e, particularmente, sobre a sua cidade natal: Recife. Entre eles, podemos citar os poemas “Evocação do Recife” e “Profundamente”. Nesses dois poemas, Manuel Bandeira discorre sobre quais aspectos do Recife e da sua infância?

1) A Rua da União e a casa dos seus avós. 2) A lembrança daqueles que estão dormindo profundamente. 3) As brincadeiras de infância e os primeiros deslumbramentos. 4) A vida de boemia e de namoros que ele viveu no Recife. 5) O período em que ele foi seminarista.

Estão corretas, apenas:

13 Q686004 | Inglês, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS

Texto associado.
Read the text below and answer the following question.


Do tweens and teens believe “fake news”?


Let's be clear: "Fake news" has always existed. From P.T. Barnum to Ripley's Believe It or Not to supermarket tabloids, selling outrageous ideas has long been a part of our culture. Most kids can tell the difference between the shocking stories they see in the checkout line and the more evenhanded reporting they see on the local TV news.

But today's fake online news sources so closely mimic real news that it's challenging even for adults to discern what's real and what's fake. Also, kids have less experience in and context for evaluating news sources, so certain words or images that might immediately tell an adult that something is fake or biased might not have the same effect on kids.

According to Common Sense Media's report, News and America's Kids: How Young People Perceive and Are Impacted by the News, less than half of kids agree that they know how to tell fake news stories from real ones. When it comes to online news, the stats reveal a serious lack of faith:

Only about one in four kids who gets news online think that news posted online is "very accurate."

Only seven percent think news by people they don't know well is "very accurate."

Tweens are more likely than teens to think that news posted online is "very accurate."

The good news is that kids who get news from social media sites are trying to be careful readers. Most kids who get their news from social media say they pay "a lot" or "some" attention to the source the link on social media takes them to. And the majority who get news online say that when they come across information in a news story that they think is wrong, they "sometimes" or "often" try to figure out whether or not it's true.

Adaptado de: < https://www.commonsensemedia.org/news-andmedia-literacy/do-tweens-and-teens-believe-fake-news> Acessado em 19 de outubro de 2018.
Fake news

14 Q686028 | Química, Eletroquímica Oxirredução, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS

A anemia é uma condição na qual o organismo do ser humano não possui glóbulos vermelhos saudáveis ou em quantidade suficiente. O tratamento em adultos pode ser realizado com uma solução de sulfato ferroso 0,3 mol.L-1 , que é vendida em frascos de 100 mL. Qual é a massa de sulfato ferroso necessária para preparar a referida solução?

Dados: Massas molares em g.mol−1: Fe = 56; S = 32; O = 16.

15 Q685991 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS

Texto associado.
TEXTO 1

A valorização da ética


(1) Há um paradoxo na nossa relação com a ética. Pais, filósofos e educadores concordam quanto aos valores a serem transmitidos e preservados. A questão é que a crença nos valores se dá no atacado e no abstrato, enquanto sua transmissão se faz no concreto das relações cotidianas. Aí se instala a contradição.
(2) Ficam desacreditadas as solenes exposições pedagógicas sobre disciplina e respeito aos direitos do outro quando a escola é conivente com brincadeiras agressivas. Os repetidos sermões sobre limites ficam sob suspeita se os pais passam pelo acostamento quando a estrada está congestionada ou param em fila dupla na frente da escola. Nossas conversas sobre integridade ficam comprometidas quando compramos vídeos e discos pirateados ou fazemos ligações clandestinas de TV a cabo.
(3) Talvez a coerência não seja um atributo dos humanos: sentimentos contraditórios convivem tranquilamente dentro de nós. Infelizmente, também somos muito distraídos: a maior parte do tempo, funcionamos sob o comando de um ‘piloto automático’, que nos empurra para o caminho mais fácil, esquecidos dos valores que deveriam nortear nossas escolhas.
(4) Mas a hipocrisia está a um passo à frente do cinismo, na medida em que o hipócrita sabe qual é o caminho do bem, reconhece que deveria percorrê-lo, mas não consegue pôr em prática sua crença teórica. Diferentemente do cínico, que nega a validade de qualquer escolha e adota o princípio do “não tenho nada com isso”, com um alienado encolher de ombros.
(5) Talvez seja essa a verdadeira ameaça a nos desviar do caminho de um futuro melhor. Uma geração de jovens cínicos e alienados poderia, de fato, pôr tudo a perder. O mundo será melhor quando cuidarmos para que nosso comportamento reflita nossos princípios e transformarmos os discursos sobre fraternidade em gestos de solidariedade. Aí, então, a opção pelo caminho da ética se fará não por temor à punição ou à censura, mas como exercício de amor-próprio, como um componente da dignidade.
(Aratangy, Lídia Rosenberg. Claudia. São Paulo: Abril, jun. 2004, p. 148-151. Adaptado)
O paradoxo de que fala o Texto 1 se manifesta:

16 Q686008 | Inglês, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS

The artifact that represents the kilogram

17 Q686018 | Geografia, Relevo, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS

São áreas de transição entre duas massas de ar termicamente opostas. O encontro dessas massas de ar provoca mudanças significativas no tempo meteorológico, trazendo nuvens e chuvas.

Que denominação pode ser dada às áreas referidas?

18 Q686023 | Matemática, Porcentagem, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS

Uma pequena editora planeja vender livros de seu mais famoso autor. Se 200 livros forem colocados à venda, o valor cobrado será de R$ 60,00 por exemplar. Entretanto, se a editora imprimir mais de 200 exemplares, terá condições de baixar em R$ 0,20 o preço unitário, para cada livro adicional; por exemplo, se são impressos 202 livros, o preço do exemplar será de R$ 59,60. Quantos livros a editora deve colocar à venda de modo a maximizar o valor arrecadado com a venda dos livros?

19 Q686032 | Biologia, Introdução aos estudos das Plantas, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS

Em agosto de 2018, foi anunciada uma descoberta importante na área de evolução humana: o registro de um fóssil híbrido de 50 mil anos que, possivelmente, derivou de relações sexuais entre neandertais e hominídeos de Denisova (uma caverna no Sul da Sibéria). Considerando que os traços genéticos de ambas as populações são observados em tribos atuais da Nova Guiné, é possível concluir que neandertais e hominídeos de Denisova:

1) produziram uma prole que apresentava descendência fértil. 2) são espécies alopátricas que tiveram isolamento reprodutivo parcial. 3) apresentaram troca de genes e viveram em situação de simpatria. 4) são raças geográficas isoladas devido a desastres naturais.

Estão corretas apenas:

20 Q686039 | Biologia, Uma visão geral da célula, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS

O conceito de liberdade, conforme entendido no pensamento filosófico da tradição ocidental, consiste na capacidade do homem:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.