Questões de Vestibular: Prova 03

Prepare-se para a prova com questões de Prova 03 de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q679792 | Biologia, Introdução à genética 1ª e 2ª leis de Mendel, Prova 03, UEMG, UEMG

Uma cobaia homozigota fêmea, preta de genótipo BB é cruzada com um macho branco de genótipo bb. Um dos descendentes da F1 é retrocruzado com sua mãe.Considerando a dominância completa do alelo B, e com base nos princípios da genética mendeliana, os descendentes do retrocruzamento serão

12 Q679800 | Geografia, Urbanização em países subdesenvolvidos, Prova 03, UEMG, UEMG

O crescimento rápido de algumas cidades culmina no fenômeno da metropolização e, nos países pobres, caracteriza-se pela incapacidade de criação de empregos, seja na zona rural, seja em cidades pequenas e médias. Isso que força o deslocamento de milhões de pessoas para as cidades que polarizam a economia de cada país. Acrescente-se a isso o fato desses países, com raras exceções, apresentarem altas taxas de natalidade e, portanto, alto crescimento demográfico, formando o quadro que explica o rápido crescimento das metrópoles no mundo subdesenvolvido.

(http://goo.gl/c979T. Acesso: 09/04/2011. Adaptado.)

O fenômeno da metropolização nos países pobres é uma consequência da

13 Q679791 | Biologia, Vírus e bactérias, Prova 03, UEMG, UEMG

Com relação às características que diferenciam uma célula bacteriana, uma vegetal e uma animal, é incorreto afirmar que a célula

14 Q679795 | Física, Lei da Termodinâmica, Prova 03, UEMG, UEMG

Sobre biocombustíveis, suas utilizações e as conseqüências de seu uso são feitas as afirmativas abaixo.

I. O Brasil é pioneiro na utilização de Biocombustíveis, pois usa o álcool obtido da canade-açúcar há décadas.

II. Os biocombustíveis podem contribuir com a redução do aquecimento global.

III. Os biocombustíveis são alternativa aos combustíveis fósseis, pois esses são recursos naturais não-renováveis, enquanto os primeiros são renováveis.

Estão corretas as afirmativas:

15 Q679802 | Conhecimentos Gerais, Trabalho, Prova 03, UEMG, UEMG

Movimento operário

Bem antes da formação da Aliança Liberal, entretanto, importantes leis relativas a diferentes aspectos das relações de trabalho - como aposentadoria, férias, acidentes, trabalho “de menores”, etc - destinadas a categorias específicas ou ao conjunto dos trabalhadores, eram aprovadas pelo Congresso Nacional. No mesmo momento em que ocorriam as articulações de apoio à chapa eleitoral composta por Getúlio Vargas e João Pessoa, surgiram as primeiras greves pela aplicação incondicional da legislação estabelecida. Essa demanda, nova em um movimento paredista, se tornaria comum no pós-1930, quando a defasagem entre regulamentação estatal e realidade social viria a se acentuar.

(FORTES, A. Os direitos, a lei e a ordem. In: LARA, S. H.; MENDONÇA, J. M. Direitos e justiças no Brasil. Campinas: Unicamp, 2006. p. 355. Adaptado.)

Na década de 1920, alguns setores políticos alteraram sua posição diante das reivindicações operárias. Nessa época, o Estado brasileiro passou a

16 Q679805 | Português, Intertextualidade, Prova 03, UEMG, UEMG

"Responda rápido. O maior índice de crescimento de novos universitários foi registrado em que faixa etária, de acordo com o último Censo do Ensino Superior?


A – 18 a 24 anos C – 40 a 49 anos

B – 24 a 39 anos D – Acima dos 50 anos


Não sabe? Quer a ajuda dos universitários? Cuidado, a maioria talvez não saiba. São os cinqüentões, sessentões e setentões que estão brilhando nos vestibulares. Entraram na vida acadêmica, em 2001, 23% a mais de alunos nessa faixa etária em comparação ao ano anterior. São quase 11 mil contra 8.700 em 2000. A tendência é de crescimento maior em 2002, mas os números só serão divulgados no final deste ano. Essa ocupação da “terceira idade”, nas universidades não se deve por acaso. Basta se ater à explicações do sociólogo Ruda Ricci, professor da PUCMinas, para ver sentido nessa mudança. Ele levanta dois fatores: a cobrança de qualificação pelo mercado de trabalho na década de 90 e a dispensa de pessoas com mais de 45 anos. “O ideal para as empresas eram funcionários na faixa dos 35 anos. Abaixo disso eram consideradas inexperientes e acima não teriam agilidade, já estariam burocratizadas.” Para as empresas, era mais fácil dar treinamento aos jovens. Aos quase cinqüentões só restava uma saída: voltar a estudar ou abrir negócio próprio. Some-se a isso a mudança na previdência, que retardou a aposentadoria, e o aumento na expectativa de vida. “O mercado percebeu que eles são experientes e buscam qualificação. Têm a receita ideal para um bom profissional”, afirma Ruda Ricci, que acredita na multiplicação das oportunidades de trabalho, nos próximos anos, para os cinqüentões. E não está só. Robert Critcheley, autor do livro Reavaliando sua carreira, também vê boas perspectivas. “Hoje convivemos com a primeira geração que chega a essa idade em perfeitas condições físicas e intelectuais.” É só encarar o desafio e saber que a idade mental é mais importante que a cronológica."

(ARRIEL, Silvânia - Revista Encontro. Abril/2003, p. 43)

O texto transcreveu um fragmento em que se pode inferir uma relação intertextual em

17 Q679794 | Física, Lei da Termodinâmica, Prova 03, UEMG, UEMG

A maior parte da energia usada hoje no planeta é proveniente da queima de combustíveis fósseis. O protocolo de Kyoto, acordo internacional que inclui a redução da emissão de CO2 e de outros gases que causam o efeito estufa, demonstra a grande preocupação atual com o meio ambiente.

O excesso de queima de combustíveis fósseis pode ter como conseqüências o aumento

18 Q679803 | História, Brasil Monárquico Segundo Reinado 1831 1889, Prova 03, UEMG, UEMG

Em 1831, a abdicação de D. Pedro I ao trono significou uma vitória das forças descentralizadoras, e houve o que se convencionou chamar de “experiência republicana”, tendo em vista a eleição direta de regentes, uma espécie de presidente da época, como foi o caso de Diogo de Feijó. No entanto, a abdicação não diminuiu o ímpeto separatista. Ao contrário, o período que se estendeu até 1848 foi caracterizado pelo avanço desse segmento. A elite imperial não só ordenou o massacre dos rebeldes das províncias como, também, procurou criar instituições que viabilizassem o projeto monárquico. Os intelectuais vinculados a esse projeto investiram, por sua vez, no combate aos movimentos separatistas, mostrando que os brasileiros constituíram uma nacionalidade com características próprias.

(DEL PRIORE, M.; VENÂNCIO, R. Uma breve história do Brasil. SP: Planeta do Brasil, 2010. p. 172. Adaptado.)

No contexto político, que se seguiu à abdicação de D. Pedro I (1831), verifica-se que as elites políticas brasileiras buscaram

19 Q679810 | Matemática, Juros Simples, Prova 03, UEMG, UEMG

Um capital de R$ 300,00 rende mensalmente R$ 6,00 no sistema de juros simples. Nesse mesmo sistema, em dois anos, o rendimento será

20 Q679812 | Matemática, Médias, Prova 03, UEMG, UEMG

Maurício tem quatro primos com idades 2, 4, 9 e 18 anos. A idade de Maurício é igual à média geométrica das idades de seus primos. Quantos anos tem Maurício?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.