Questões de Vestibular: Prova 05

Prepare-se para a prova com questões de Prova 05 de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q679860 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Prova 05, UEMG, UEMG

"Responda rápido. O maior índice de crescimento de novos universitários foi registrado em que faixa etária, de acordo com o último Censo do Ensino Superior?


A – 18 a 24 anos C – 40 a 49 anos

B – 24 a 39 anos D – Acima dos 50 anos


Não sabe? Quer a ajuda dos universitários? Cuidado, a maioria talvez não saiba. São os cinqüentões, sessentões e setentões que estão brilhando nos vestibulares. Entraram na vida acadêmica, em 2001, 23% a mais de alunos nessa faixa etária em comparação ao ano anterior. São quase 11 mil contra 8.700 em 2000. A tendência é de crescimento maior em 2002, mas os números só serão divulgados no final deste ano. Essa ocupação da “terceira idade”, nas universidades não se deve por acaso. Basta se ater à explicações do sociólogo Ruda Ricci, professor da PUCMinas, para ver sentido nessa mudança. Ele levanta dois fatores: a cobrança de qualificação pelo mercado de trabalho na década de 90 e a dispensa de pessoas com mais de 45 anos. “O ideal para as empresas eram funcionários na faixa dos 35 anos. Abaixo disso eram consideradas inexperientes e acima não teriam agilidade, já estariam burocratizadas.” Para as empresas, era mais fácil dar treinamento aos jovens. Aos quase cinqüentões só restava uma saída: voltar a estudar ou abrir negócio próprio. Some-se a isso a mudança na previdência, que retardou a aposentadoria, e o aumento na expectativa de vida. “O mercado percebeu que eles são experientes e buscam qualificação. Têm a receita ideal para um bom profissional”, afirma Ruda Ricci, que acredita na multiplicação das oportunidades de trabalho, nos próximos anos, para os cinqüentões. E não está só. Robert Critcheley, autor do livro Reavaliando sua carreira, também vê boas perspectivas. “Hoje convivemos com a primeira geração que chega a essa idade em perfeitas condições físicas e intelectuais.” É só encarar o desafio e saber que a idade mental é mais importante que a cronológica."

(ARRIEL, Silvânia - Revista Encontro. Abril/2003, p. 43)

“É só encarar o desafio e saber que a idade mental é mais importante que a cronológica.”

O termo assinalado tem função semelhante em:

22 Q679864 | Matemática, Função Exponencial, Prova 05, UEMG, UEMG

Considere as seguintes funções exponenciais:

I. y = 0,003 x 1,2x .

II. y = 62 x(2/3)x .

III. y = 10 x 0,99x .

IV. y = 33x .

Entre essas, as funções exponenciais crescentes são:

23 Q679848 | Física, Calorimetria, Prova 05, UEMG, UEMG

O aumento da temperatura média na superfície terrestre ocorrido no último século é atribuído, principalmente,

24 Q679857 | História, República Oligárquica, Prova 05, UEMG, UEMG

Cidadania Brasileira

Foi convivendo com todas essas limitações à cidadania política que demandas da classe trabalhadora, articuladas durante a Primeira República, transformaram-se em leis, passando a fazer parte da vida do trabalhador e a integrar seu sentimento de cidadania, que desde então passa pelo exercício de direitos sociais. Para se dimensionar a mudança ocorrida, vale citar algumas das mais importantes medidas implementadas nesse período, entre as quais a carteira de trabalho, o salário mínimo, a Consolidação das Leis do Trabalho, os Institutos de Aposentadoria e Pensões (IAPs) e a Justiça do Trabalho.

(GOMES, A. C. Economia e trabalho no Brasil Republicano. In: GOMES, A. C.; PANDOLFI, D. C.; ALBERTI, V. (Org.). A República no Brasil. RJ: FGV, 2010. p. 246.)

O longo processo de construção da cidadania brasileira no século XX foi marcado por inúmeros conflitos, avanços e recuos. Na década de 1930, constata-se que os direitos sociais resultaram

25 Q679863 | Matemática, Porcentagem, Prova 05, UEMG, UEMG

O preço de uma determinada revista passou de R$4,00 para R$4,80. O aumento percentual no preço dessa revista foi de

26 Q679866 | Química, Teoria Atômica Modelo atômico de Dalton, Prova 05, UEMG, UEMG

A partir do século XIX, a concepção da ideia de átomo passou a ser analisada sob uma nova perspectiva: a experimentação. A cada novo fenômeno que surgia, propunha-se um novo modelo para explicá-lo. Assim, o modelo de Thomson veio depois do modelo de Dalton.

O modelo atômico proposto por Thomson avançou em relação ao modelo de Dalton porque acrescentou a ideia de

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.