TEXTO 1
Como os meios de massa são sustentados pelos interesses das grandes firmas que se engrenam no
presente sistema econômico e social, os media contribuem para a manutenção deste sistema. Esses meios
não somente continuam a afirmar o status quo , mas também, na mesma medida, deixam de levantar
questões essenciais sobre a estrutura da sociedade. Portanto, levando ao conformismo e fornecendo
pouca base para uma apreciação crítica da sociedade, os mass media , patrocinados comercialmente,
restringem indireta mas efetivamente o desenvolvimento consciente de uma visão genuinamente crítica.
MERTON, R.; LAZARSFELD, P. Comunicação de massa, gosto popular e organização da ação cultural. In : LIMA, L. C.
Teoria da Cultura de Mass a. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
TEXTO 2
A representatividade de mulheres negras como protagonistas em comerciais de TV vive um momento
de estagnação, enquanto o cenário para os homens negros já indica retrocessos. A conclusão é de
uma pesquisa da agência Heads Propaganda e da ONU Mulheres que aponta ainda mais ausência de
representatividade de pessoas negras quando analisados anúncios que envolvem idosos ou são
veiculados em programas infantis.
Com base em 3 133 propagandas de TV analisadas, o estudo concluiu que, quando os homens são
protagonistas, eles são brancos em 84% dos casos, e negros em 7%. Em outros 9% dos comerciais,
esses homenssão de várias etnias. No caso das mulheres, as brancas ocuparam 74% dos papéis principais,
enquanto as negras, 22%, e as mulheres de várias etnias, 4%.
Realizada desde julho de 2015, a pesquisa aponta que a representação de mulheres negras como
protagonistas cresceu até julho de 2017, mas estagnou desde então. Em julho de 2018, o percentual
chegou a atingir 25%, mas caiu para 17% em fevereiro de 2019 e voltou a subir para 22% em fevereiro
de 2020.
Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2020-12/diversidade-racial-napublicidade-vive-estagnacao-indica-pesquisa. Acesso em 28 jun. 2022 (adaptado).
Com relação à perspectiva funcionalista, às funções sociais dos meios de comunicação e à
representatividade étnica na publicidade, assinale a opção correta.
a) O crescimento da representatividade das mulheres negras na publicidade é consequência de um
sistema econômico que tende a representar todo grupo potencialmente consumidor.
b) O crescimento da representatividade das mulheres negras na publicidade observado nos últimos anos
reflete a estrutura da sociedade, uma vez que tal grupo é quantitativamente relevante.
c) A baixa representatividade das pessoas negras na publicidade se caracteriza como uma função dos
meios de comunicação, que contribui para o funcionamento equilibrado do sistema social.
d) A baixa representatividade das pessoas negras na publicidade é consequência da crítica ao mau
funcionamento do sistema social por parte dos meios de comunicação comercialmente interessados.
e) A baixa representatividade das pessoas negras na publicidade é causada pela tendência dos mass
media a não estimular a reflexão crítica, o que contribui para a manutenção do sistema social.