Questões de Vestibular: RS

Prepare-se para a prova com questões de RS de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q680302 | Matemática, Médias, RS, ESPM, ESPM

Em um escritório trabalhavam 15 pessoas. Em um certo ano o funcionário mais velho se aposentou, sendo substituído por um jovem de 20 anos. Se a média de idade dos funcionários desse escritório diminuiu 3 anos, a idade do funcionário que se aposentou era:

12 Q680314 | História, Questões no Oriente Médio do pós guerra, RS, ESPM, ESPM

Em 29 de novembro de 1947, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a Resolução no . 181, determinando a partilha da Palestina em dois Estados, um judaico e outro árabe, que deveriam estar ligados por uma união econômica.
(Márcio Scalercio. Oriente Médio: uma análise reveladora sobre dois povos condenados a conviver)
A Resolução 181 manifestou-se favorável a que Jerusalém:

13 Q680326 | Conhecimentos Gerais, Economia Internacional, RS, ESPM, ESPM

Bolha imobiliária: dez anos do gatilho da crise que parou o mundo
Faz dez anos que explodiu a crise das hipotecas subprime, ou hipotecas podres, assim chamadas porque haviam sido concedidas, com juros altos, a pessoas físicas com elevado risco de créditos. O colapso dos mercados foi tão drástico que obrigou o Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos EUA) — e o Banco Central Europeu (BCE) — a injetar centenas de bilhões de dólares e a baixar as taxas de juros.
Fonte: El País. 07/08/2018. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/08/05/economia/1501927439_342599.html. Acesso: 20/09/2018.
O texto faz alusão à crise mundial de 2008 que colapsou os mercados financeiros devido às hipotecas podres que levaram à falência o (a):

14 Q680300 | Raciocínio Lógico, Proposições Simples e Compostas e Operadores Lógicos, RS, ESPM, ESPM

Ana, Bia e Carla são amigas. Uma delas é loira, outra morena e outra ruiva, não necessariamente nessa ordem. Apenas uma das afirmações abaixo é verdadeira:
Ana é loira. Bia não é loira. Carla não é morena.
Podemos afirmar, com certeza, que:

15 Q680318 | Geografia, Hierarquia urbana, RS, ESPM, ESPM

Criação de novos recortes territoriais só pode ser feita por legislação específica .
.. são recortes instituídos por lei complementar estadual, de acordo com a determinação da Constituição Federal de 1988, visando integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum. É competência dos estados a definição (...), nos termos do Artigo 25, Parágrafo 3° da Constituição Federal.
Fonte: IBGE, 23/05/2017.
O texto trata do conceito de:

16 Q680327 | Atualidades, Economia Internacional na Atualidade, RS, ESPM, ESPM

Concretizado o Brexit, em 2016, o governo de Thereza May passou a tratar de como colocar em prática a saída do Reino Unido da União Europeia. Dois caminhos se apresentaram possíveis: um acordo com Bruxelas, visando um divórcio amigável (Soft Brexit) ou uma saída sem acordo (Hard Brexit).
(https://www.publico.pt/2018/08/23/mundo/noticia)
Quanto ao texto e as tratativas em relação ao Brexit, é correto assinalar:

17 Q680323 | Atualidades, Política no Brasil, RS, ESPM, ESPM

Dias Toffoli toma posse nesta quinta-feira 13/09/2018. Com 50 anos, Toffoli é conhecido por evitar polêmicas e por ter um tom pacificador em suas decisões.
(https://gauchzh.clicrbs.com.br/politica/noticia/2018/09/13)
Dias Toffoli tomou posse no cargo de:

18 Q680331 | Atualidades, Política no Brasil, RS, ESPM, ESPM

Sobre a composição da Câmara dos Deputados, após as eleições de 2018, está correto afirmar que:

19 Q688619 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, RS, ESPM, ESPM

No texto, é possível substituir os termos caricato / foros / polígrafo, sem prejuízo semântico, respectivamente por:

20 Q688626 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, RS, ESPM, ESPM

Texto associado.
O trecho que segue é da personagem Olga, de Triste Fim de Policarpo Quaresma, romance de Lima Barreto.

O que mais a impressionou no passeio foi a miséria geral, a falta de cultivo, a pobreza das casas, o ar triste, abatido da gente pobre. (...) Havendo tanto barro, tanta água, por que as casas não eram de tijolos e não tinham telhas? Era sempre aquele sapê sinistro e aquele “sopapo” que deixava ver a trama de varas, como o esqueleto de um doente. Por que ao redor dessas casas não havia culturas, uma horta, um pomar? (...) Não podia ser preguiça só ou indolência. Para o seu gasto, para uso próprio, o homem tem sempre energia para trabalhar relativamente. (...) Seria a terra? Que seria? E todas essas questões desafiavam a sua curiosidade, o seu desejo de saber, e também a sua piedade e simpatia por aqueles párias, maltrapilhos, mal alojados, talvez com fome, sorumbáticos!...

(Lima Barreto, Triste Fim de Policarpo Quaresma)
É possível estabelecer um paralelo entre a passagem acima e outros textos da Literatura brasileira por apresentarem reflexões críticas em relação à miséria, similares ao pensamento de Olga. Essa abordagem ocorre nas referências abaixo, exceto em uma.
Assinale o item cuja obra não é passível de ser relacionada com o exposto acima.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.