Questões de Vestibular: RS

Prepare-se para a prova com questões de RS de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q680308 | História, Medievalidade Europeia, RS, ESPM, ESPM

No século XIII surgiu a Escolástica, corrente filosófica que, a partir de então, dominou o pensamento medieval.
(Rubim Santos Leão de Aquino. História das Sociedades: das Comunidades Primitivas às Sociedades Medievais)
A Escolástica:

42 Q680330 | Atualidades, Atualidades do ano de 2018, RS, ESPM, ESPM

Leia a declaração de um integrante de uma das mais lendárias bandas de Rock and Roll:
Esta será nossa última turnê”, disse o vocalista e guitarrista Paul Stanley. “Serão os shows mais explosivos e grandiosos que já fizemos. Para aqueles que nos amam, venham nos ver. Caso você nunca tenha nos visto ao vivo, agora é a hora. Este será o show.
Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2018/09/. Acesso: 20/09/2018
Após 45 anos de estrada, o grupo, que se caracterizou, dentre outras coisas, pelo fato de seus integrantes se apresentarem no palco pintados, encerra a carreira. A banda em questão é:

43 Q688623 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, RS, ESPM, ESPM

Personagem da obra O Primo Basílio, a figura fictícia Conselheiro Acácio, citada no texto, tornou-se célebre como:

44 Q688625 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, RS, ESPM, ESPM

Texto associado.
O trecho que segue é da personagem Olga, de Triste Fim de Policarpo Quaresma, romance de Lima Barreto.

O que mais a impressionou no passeio foi a miséria geral, a falta de cultivo, a pobreza das casas, o ar triste, abatido da gente pobre. (...) Havendo tanto barro, tanta água, por que as casas não eram de tijolos e não tinham telhas? Era sempre aquele sapê sinistro e aquele “sopapo” que deixava ver a trama de varas, como o esqueleto de um doente. Por que ao redor dessas casas não havia culturas, uma horta, um pomar? (...) Não podia ser preguiça só ou indolência. Para o seu gasto, para uso próprio, o homem tem sempre energia para trabalhar relativamente. (...) Seria a terra? Que seria? E todas essas questões desafiavam a sua curiosidade, o seu desejo de saber, e também a sua piedade e simpatia por aqueles párias, maltrapilhos, mal alojados, talvez com fome, sorumbáticos!...

(Lima Barreto, Triste Fim de Policarpo Quaresma)
(...) O mal du siècle, a indefinível doença que alanceia os românticos, que lhes enlanguesce a vontade, entedia a vida e faz desejar a morte, só poderá ser correctamente entendido no contexto da odisseia do eu romântico, pois que exprime o cansaço e a frustração resultantes da impossibilidade de realizar o absoluto. (...)
(Vítor Manuel de Aguiar e Silva, Teoria da Literatura, 8.ª edição, Livraria Almedina, Coimbra, 1988)
A partir das considerações sobre o “mal-do-século”, assinale o item cujo texto não apresente as características apontadas.

45 Q688631 | Matemática, RS, ESPM, ESPM

Os jogadores A, B e C estão sentados diante de uma mesa redonda e cada um tem 4 cartas nas mãos. As rodadas do jogo se sucedem da seguinte maneira:
Na 1ª rodada, A passa 1 carta para B. Na 2ª rodada, B passa 2 cartas para C. Na 3ª rodada, C passa 3 cartas para A. Na 4ª rodada, A passa 4 cartas para B. Na 5ª rodada, B passa 5 cartas para C e assim por diante, até que todas as cartas se encontrem nas mãos de A e o jogo termina.
O número de rodadas realizadas nesse jogo foi:

46 Q680310 | História, Construção de Estados e o Absolutismo, RS, ESPM, ESPM

No dia do golpe, 9 de novembro, a sucessão dos eventos é fulminante. Os episódios têm início já às 5 horas da manhã quando as convocações para uma reunião urgente, às 7, são expedidas aos anciãos (excetuados os poucos inclinados ao golpe). Às 6, Talleyrand preparava a carta de demissão do diretor Barras; às 7, um magote de oficiais se acotovela nas portas da casa de Napoleão, que lhes fala da situação difícil do país (...) Na cidade, vendem-se por toda parte panfletos que apresentam Napoleão como o salvador.
(Carlos Guilherme Mota. A Revolução Francesa)
O cenário descrito no texto deve ser relacionado com:

47 Q680320 | Conhecimentos Gerais, RS, ESPM, ESPM

Com o foco voltado para o petróleo e usando parte do dinheiro arrecadado com as exportações do combustível para sustentar programas sociais, não se preocupou com o desenvolvimento agrícola e industrial do país.
Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-45909515. Acesso: 22/11/2019.
O texto retrata a grave crise econômica pela qual está passando a (o):

48 Q680321 | Geografia, RS, ESPM, ESPM

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida resumida do progresso a longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde. O objetivo da criação do IDH foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento.

Fonte: PNUD, 2018. Disponível em: http://www.br.undp. org/content/brazil/pt/home/idh0.html.


Em seu Relatório de Desenvolvimento Humano divulgado em setembro de 2018, o PNUD demonstrou que no Ranking dos dez países mais bem colocados, em relação ao indicador mencionado no texto, verifica-se uma hegemonia dos países da:

49 Q688627 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, RS, ESPM, ESPM

Em Lima Barreto, a sequência grande de perguntas ao longo do texto configura o:

50 Q688630 | Matemática, RS, ESPM, ESPM

O número que se deve somar a 456788² para se obter 456789² é:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.