Questões de Vestibular: Secretariado Executivo

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11 Q683375 | Arquivologia, Secretariado Executivo, MEC, INEP, 2022

Antes de iniciar a gestão documental, é necessário conhecer a quem ela irá servir, o que deflagra dois processos: o levantamento e a análise dos dados. De posse desse diagnóstico, realiza-se o processo de planejamento. Com essa base, a gestão documental é aplicada e os procedimentos relativos a ela reúnem-se entre três fases: produção, utilização e destinação.
PAES, M. L. Arquivo: teoria e prática. 3. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1997 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir, acerca das fases da gestão documental.
I. A fase de produção tem como objetivo desestimular a elaboração de novos documentos até que os já produzidos sejam descartados.
II. A fase de utilização visa definir toda a rotina a ser desenvolvida na chegada de documentos, incluindo as atividades de protocolo, classificação, registro, distribuição e tramitação.
III. A fase de destinação tem como meta determinar, mediante análise e avaliação dos documentos, o seu tempo de guarda e o de descarte.

É correto o que se afirma em

12 Q683390 | Secretariado, Secretariado Executivo, MEC, INEP, 2022

É recomendável às empresas terem uma página em sites, além de contas em redes sociais, uma vez que esses são canais muito apropriados ao fluxo de comunicação com os mais variados públicos. Por meio das redes sociais pode-se manter uma forma constante de contatos com executivos, equipes de trabalho, parceiros, fornecedores e clientes; entretanto, alguns cuidados devem ser tomados nos momentos de utilização desses canais de comunicação, observando-se, principalmente, as normas e questões relacionadas à ética, à etiqueta profissional e ao risco com a disseminação de notícias falsas.
MAZULO, R. Secretária: rotina gerencial, habilidades, comportamentais e plano de carreira. 2. ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2017 (adaptado).

Considerando o tema abordado no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. As redes sociais corporativas, quando acessadas e administradas por um secretário executivo, devem ser utilizadas para finalidades profissionais bem como para o alcance dos objetivos e metas da empresa.
II. As informações a serem divulgadas nas redes sociais corporativas também precisam passar previamente pela verificação da procedência e da veracidade, evitando-se, assim, a disseminação de notícias falsas.
III. Quando as redes sociais corporativas são administradas por vários colaboradores, permite-se desconsiderar algumas normas, como a de não usar palavras em caixa alta (maiúsculas) e a de empregar linguagem formal.

É correto o que se afirma em

13 Q683387 | Secretariado, Secretariado Executivo, MEC, INEP, 2022

Com o objetivo de analisar os aspectos e os impactos ambientais de dois hospitais públicos com base no método Sistema Contábil Gerencial Ambiental (SICOGEA), um grupo de pesquisa propôs um estudo no qual, na última etapa, utilizou-se a ferramenta 5W2H, de um plano resumido de gestão ambiental, com o intuito de sugerir melhorias aos pontos deficitários, priorizados pelas instituições. Como resultado, obteve-se uma sustentabilidade considerada regular em ambos os hospitais.
RIBEIRO, M. B. S.; UHLMANN V. O.; PFITSCHER E. D.; RAMOS, A. C. M. Análise da gestão ambiental: um estudo em dois hospitais da grande Florianópolis. REGET/ UFSM, 2012, v.8, p. 1829 (adaptado).

Com relação ao texto e à ferramenta 5W2H, avalie as afirmações a seguir.
I. O 5W2H é uma ferramenta utilizada para organizar as ações e determinar o que será feito para alcançar os objetivos, por qual motivo, por quem, como, quando e onde será realizado, fazendo uma estimativa de quanto custará.
II. A utilização do 5W2H no exercício da gestão de projetos pode ser acompanhada ou precedida do uso de outras ferramentas de gestão, como o brainstorming.
III. Na implantação de um projeto de gestão financeira, o 5W2H é uma ferramenta que possui limitações e, portanto, não é a mais indicada para esse tipo de plano de operacionalização.

É correto o que se afirma em

14 Q683394 | Secretariado, Organização e Metodos, Secretariado Executivo, MEC, INEP, 2022

No período mais crítico da pandemia de Covid-19, os donos de empresas enfrentaram uma nova realidade com a perda de clientes e com contratos que impuseram a adoção de um conjunto de medidas para reduzir as perdas e permitir que as empresas continuassem suas operações. Entre essas medidas, destaca-se a realização de eventos on-line, que contaram com as atividades secretariais no contexto de distanciamento social. Mesmo com o relaxamento das restrições impostas pela pandemia, algumas mudanças ocorridas na produção de eventos de caráter público, como reuniões e congressos, permaneceram, sendo cada vez mais comum a realização de eventos on-line e híbridos.
Considerando esse contexto e a atuação do profissional de secretariado no setor de produção de eventos, avalie as afirmações a seguir.
I. O profissional de secretariado, ao organizar um evento presencial, deve verificar os procedimentos para a sua adequada realização, pois novas medidas foram incorporadas para garantir o bem-estar do público, tais como o não compartilhamento de materiais físicos e, em alguns casos, o uso de recursos tecnológicos para credenciamento.
II. Ao organizar um evento híbrido, esse profissional deve verificar os procedimentos para obtenção da maior quantidade de público participante, procurando a ampliação máxima da sua transmissão, uma vez que, nos eventos on-line, inexistem as limitações relativas ao número de acessos às plataformas virtuais.
III. Na organização de um evento on-line, o profissional de secretariado deve verificar os procedimentos relativos ao funcionamento dos recursos de transmissão do evento e de adequação dos dispositivos audiovisuais dos palestrantes, realizando testes com antecedência para checar o funcionamento de câmeras e microfones.
IV. O profissional de secretariado, ao organizar um evento híbrido, deve verificar formas de interação com o público participante, como o encaminhamento de perguntas aos palestrantes, além de atentar para o funcionamento dos canais digitais, como chats e aplicativos de mensagens para o recebimento de dúvidas dos participantes on-line.

É correto apenas o que se afirma em

15 Q683376 | Secretariado, Atribuições, Secretariado Executivo, MEC, INEP, 2022

Gerenciar o conhecimento em uma organização é um dos desafios do secretário executivo na contemporaneidade, configurando-se como um diferencial competitivo no mercado de trabalho e no seu papel como cidadão. Diariamente, circulam muitas informações, sendo necessário filtrá-las e fazer proveito do conhecimento que produzem.
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. O profissional de secretariado executivo funciona como elo entre clientes internos e externos, parceiros e fornecedores, além de atuar no gerenciamento das informações e na promoção da competitividade dentro da organização.
II. O secretário executivo está diretamente envolvido nos processos de gestão organizacional, atuando nas áreas de assessoria, gestão, consultoria e empreendedorismo.
III. O papel do secretário executivo na organização envolve competências técnicas e comportamentais, reunindo o fazer e o assessorar, escolhendo ferramentas tecnológicas, administrando conflitos e acompanhando objetivos.

É correto o que se afirma em

16 Q683383 | Secretariado, Secretariado Executivo, MEC, INEP, 2022

Leia a seguir um fragmento de entrevista realizada com o fundador da empresa Atari.
“Até eu fundar a empresa, em 1972, corporações fortes eram, em regra, extremamente hierárquicas e burocráticas.Na Atari, quebramos essa lógica, construindo ummodelo que logo foireplicadomundo afora. Desde o início, nossos empregados tinham a liberdade de conversar com quem quer que fosse, inclusive comigo, o dono do negócio, praticamente em pé de igualdade. Eu sentia ojeriza por executivos arrogantes, que se achavam mais do que realmente provavam ser. Essa estratégia quebrou a verticalização da relação entre os empregados e tornou tudo horizontal, uma estrutura essencial para fomentar a inovação.”
BUSHNELL, N. As Regras do Jogo. Revista VEJA. ed. 2596, ano 51, n. 34, 22 de agosto de 2018, p. 72-75 (adaptado).

A partir do texto apresentado, é correto afirmar que os profissionais de secretariado executivo, no desenvolvimento das equipes, devem

17 Q683373 | Secretariado, Secretariado Executivo, MEC, INEP, 2022

A profissão de secretário executivo, regulamentada pela Lei n. 7.377/85, e complementada pela Lei n. 9.261/96, possibilitou ao secretário ser reconhecido nas organizações e na sociedade. Esse profissional deve estar inserido nos processos gerenciais das organizações, atuando como elo entre parceiros, fornecedores e clientes, gerenciando informações e administrando processos. Como profissional que assessora decisões, precisa gerenciar o fluxo de informação da sua área de atuação.
De acordo com a legislação específica, a atividade de gerenciamento da informação exercida pelo secretário executivo caracteriza-se

18 Q683380 | Administração Geral, Gestão de Conflitos na Administração Geral, Secretariado Executivo, MEC, INEP, 2022

Os conflitos existem desde o início da humanidade, fazem parte do processo de evolução dos seres humanos e são necessários para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer sistema familiar, social, político e organizacional.
NASCIMENTO, E. M.; SAYED, K. M. El. Administração de Conflitos. In: Gestão do Capital Humano, v. V, Coleção Gestão Empresarial - FAE Business School, Curitiba: Gazeta do Povo, 2002, Cap. 4, p. 47-56 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A ausência ou pouca frequência de conflitos é ponto positivo em uma empresa, uma vez que eles atrapalham os seus processos de decisão e a sua eficiência, tornando-a vulnerável à estagnação.
PORQUE
II. O conflito pode gerar condições caóticas que impedem a convivência saudável entre as pessoas envolvidas nos processos administrativos das organizações e o desenvolvimento do trabalho em equipe.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

19 Q683392 | Redação Oficial, Emprego dos Pronomes de Tratamento, Secretariado Executivo, MEC, INEP, 2022

Compete ao profissional de secretariado elaborar a redação oficial em língua portuguesa para realizar a comunicação entre pessoas e instituições. Ressalta-se que, na elaboração de um documento para agentes públicos da administração pública federal, um dos itens obrigatórios é a utilização adequada dos pronomes de tratamento, prevista em normas e formas de uso contidas no Decreto n. 9.758, de 11 de abril de 2019.
Considerando essas informações, a importância da redação nos processos de comunicação e as funções do profissional de secretariado, assinale a opção correta.

20 Q683381 | Legislação Federal, Secretariado Executivo, MEC, INEP, 2022

O uso e a disposição da bandeira e outros símbolos nacionais são regulamentados pela Lei n. 5.700/71. A rigorosa observação dos dispositivos legais cabe a todos os cidadãos brasileiros e, principalmente, aos organizadores de eventos.
Suponhamos que um congresso vai ser realizado em uma universidade estadual de um município do interior de São Paulo. Como deveria ser a disposição das bandeiras para esse evento em um ambiente fechado?
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