Questões de Vestibular: Segunda Etapa

Prepare-se para a prova com questões de Segunda Etapa de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q679501 | História, Medievalidade Europeia, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

A sociedade na Idade Média era basicamente rural e tinha como base produtiva o campo. Sendo assim, o principal membro dessa cadeia produtiva era

12 Q678225 | Português, Interpretação de Textos, Segunda Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES

Considerando o trecho “Ao longo da história, a noção de cultura teve distintos significados e matizes.” (linha 1), esse operador verbal em destaque

13 Q679507 | Química, Soluções características, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

Num laboratório de Química Analítica, um graduando deseja misturar duas soluções de uma mesma base, porém de concentrações diferentes. O volume de uma solução de hidróxido de sódio 1,5M que deve ser misturado a 300mL de uma solução 2M da mesma base, a fim de torná-la solução 1,8 M, é

14 Q679508 | Química, Velocidade de Reação, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

Para responder à questão, analise os seguintes dados:



1- A temperatura ao final da reação é de 70°C.
2- Considere que esta reação ocorra numa estufa e que a velocidade de formação do produto dentro da estufa seja de 2,5 mol ⁄ L. seg.

Aplicando-se a regra de van’t Hoff, a velocidade de uma reação química que inicialmente se encontra submetida a uma temperatura de 30°C equivale a

15 Q688247 | Física, Dilatações, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

Após o aquecimento de uma barra metálica observou-se que sua temperatura média era de 250 °C. Esta mesma temperatura na escala Fahrenheit vale:

16 Q686264 | Texto associado, Interpretação de Textos, Segunda Etapa, EBMSP, EBMSP

Texto associado.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, nos últimos anos ocorreu um aumento significativo no número de transplantes de órgãos em quase todos os estados brasileiros, situando o Brasil entre os países que mais realizam transplante no mundo, com um índice de captação anual de órgãos de, aproximadamente, seis doadores por milhão de habitantes.
O transplante é um procedimento cirúrgico que consiste na substituição de um órgão ou tecido de uma pessoa doente (receptor) por outro órgão ou tecido saudável, de uma pessoa viva ou morta (doador). Além disso, requer uma avaliação completa do paciente e cuidados intensivos durante e depois da cirurgia, correspondendo, muitas vezes, à derradeira esperança de cura para pessoas com incapacidades orgânicas terminais e que não obtiveram sucesso com outros tratamentos.
No entanto, o índice de captação anual de órgãos, no Brasil, ainda é insuficiente quando comparado ao de países mais desenvolvidos, que alcançam números superiores a 22 doadores por milhão. Esse entrave se encontra fortemente vinculado à desinformação do meio médico, e da população em geral, visto que muitos profissionais da área da saúde desconhecem a legislação vigente sobre doação e transplante de órgãos.
O nascimento, a vida e a morte dos seres humanos são processos cada vez mais passíveis de intervenção pelo próprio homem. Todavia, ao mesmo tempo que a ciência traz essa possibilidade de intervenção, a ética vem para servir como elemento definidor no que diz respeito à necessidade de se interferir.
Aliada a isto, encontra-se a polêmica que gira em torno desse tema na sociedade civil e científica. A ideia de prolongar a vida humana ou de minimizar o sofrimento das pessoas, oferecendo-lhes uma possível melhoria em sua qualidade de vida, é uma premissa que guia o comportamento dos profissionais da área da saúde que lidam com esses casos e aqueles que têm à sua volta pessoas com problemas que as impedem de usufruir normalmente da vida ou que determinam sua morte prematura. Assim, a questão da doação e do transplante de órgãos torna-se complexa na medida em que envolve aspectos éticos, religiosos e sociais com os quais aqueles que o defendem têm de se deparar, além das questões legais que envolvem o assunto.

MELO, Vanessa Costa de. et al. Doação e transplante de órgãos: aspectos éticos e legais. Disponível em: . Acesso em: mai. 2018. Adaptado.


De acordo com o texto, sobre a doção de órgãos é correto afirmar:

17 Q678189 | Inglês, Segunda Etapa, UFVJMMG, UFVJM MG

Texto associado.
Leia este texto para responder a questão

Texto II

History of Human Rights

Originally, people had rights only because of their membership in a group, such as a family. Then, in 539 BC, Cyrus the Great, after conquering the city of Babylon, did something totally unexpected—he freed all slaves to return home. Moreover, he declared people should choose their own religion. The Cyrus Cylinder, a clay tablet containing his statements, is the first human rights declaration in history.

The idea of human rights spread quickly to India, Greece and eventually Rome. The most important advances since then have included:

1215: The Magna Carta - gave people new rights and made the king subject to the law.

1628: The Petition of Right - set out the rights of the people.

1776: The United States Declaration of Independence - proclaimed the right to life, liberty and the pursuit of happiness.

1789: The Declaration of the Rights of Man and of the Citizen - a document of France, stating that all citizens are equal under the law.

1948: The Universal Declaration of Human Rights - the first document listing the 30 rights to which everyone is entitled.

Fonte: Disponível em< https://www.youthforhumanrights.org/what-are-human-rights/background-of-human-rights.html >. Acesso em: 17 de setembro de 2019.(Adaptado)

Glossário:

Conquering: conquistar
Clay tablet: bloco de argila
Spread: espalhou
Pursuit of: em busca de
De acordo com esse texto, é INCORRETO afirmar que:

18 Q678199 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Segunda Etapa, UFVJMMG, UFVJM MG

Leia este fragmento retirado de entrevista concedida por Benito Mussolini, em 1932, quando explicou uma característica do fascismo.
Os tronos precisam de guerras para se manter, mas as ditaduras às vezes podem sobreviver sem elas. O poder sobre uma nação é o resultado de inúmeros elementos, e eles não são apenas militares. Ainda assim, devo admitir que, até agora, na opinião geral, a posição de uma nação dependeu da sua força militar. As pessoas consideram a capacidade para a guerra como a síntese de todas as energias nacionais.
Fonte: https://operamundi.uol.com.br/memoria/54338/o-fascismo-por-ele-mesmo-benito-mussolini acessado em 02/09/2019
A característica do fascismo, demonstrada nesse fragmento, é:

19 Q681785 | Conhecimentos Gerais, Questões Sociais, Segunda etapa, CEDERJ, CECIERJ, 2021

A pandemia de COVID-19 não foi a primeira que alterou o cotidiano do mundo. Após a Primeira Guerra Mundial, ocorreu uma epidemia também mundial que trouxe com ela um aumento das mortes no planeta. Trata-se de afirmação correta sobre essa epidemia:

20 Q678205 | Química, Sistemas Gasosos, Segunda Etapa, UFVJMMG, UFVJM MG

Os air bags de veículos automotores não são inflados a partir de uma fonte de gás comprimido, mas de um produto de uma reação química que permite que o dispositivo seja inflado totalmente em, aproximadamente, 30 miléssimos de segundos. O coração dessa reação é chamado azida de sódio (NaN3). Ao detectar uma colisão, os sensores na parte frontal do veículo enviam um sinal elétrico que provoca o aquecimento e a decomposição da azida de sódio, conforme reação a seguir:
2NaN3 (s) → 2Na (s) + 3N2 (g)
Fonte: https://www.scientificamerican.com/article/how-do-air-bags-work/
Considere a pressão atmosférica de 1 atm, a temperatura de 300 K e R (constante universal dos gases ideais) = 0,08 atm L mol-1 K -1 .
O volume de gás nitrogênio, em m³ , liberado pela decomposição de 65 g de azida de sódio, é:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.